É uma especialidade da fisioterapia responsável por fortalecer o assoalho pélvico, evitando problemas causados pela perda de força naquela região, como incontinência urinária.
A Fisioterapia Pélvica é uma especialidade que atua na reabilitação das disfunções do assoalho pélvico, que é o conjunto de músculos e ligamentos que sustentam órgãos como bexiga, útero, intestino e tudo que fica na região baixa do abdômen.
Se liga nas técnicas que o fisioterapeuta pélvico pode usar.
A principal atividade recomendada, no entanto, é a massagem perineal, aplicada a partir da 34ª semana de gravidez. “Precisamos do músculo do assoalho pélvico forte e, ao mesmo tempo, flexível para auxiliar na passagem do polo cefálico (cabeça do bebê)”, justifica a especialista.
A fisioterapia pélvica previne uma série de disfunções que podem ocorrer após o parto vaginal, inclusive incontinência urinária e fecal, e dificuldade durante relações sexuais. Com o fortalecimento do assoalho pélvico, é possível promover a flexibilidade da região, a fim de evitar problemas.
A fisioterapia uroginecológica é uma área da fisioterapia que abrange diferentes especialidades como urologia, ginecologia, coloproctologia e sexologia. Ela é indicada para o tratamento e prevenção dos problemas relacionados ao enfraquecimento da musculatura do assoalho pélvico.
Em se tratando de saúde da mulher, a Fisioterapia Pélvica tem importante papel nas diferentes fases da vida, como gestação, parto e climatério. Por isso, não deve ser vista apenas sob o aspecto do tratamento após o problema instalado, mas também como importante ferramenta de prevenção de diversas disfunções.
Quais são as vantagens do tratamento?
Uma das principais atividades recomendadas para a fisioterapia pélvica são os exercícios de Kegel, que trabalham a hipotonia da musculatura perineal por meio de contração e relaxamento.
A técnica deve aplicar uma força correspondente com o conforto da mulher. Todos os dias, durante cinco minutos, devem ser feitos movimentos circulares com o polegar e o indicador na entrada da vagina em direção ao reto. O procedimento de fisioterapia pélvica e perineal deve ser aplicado até que a sensação de alongamento cesse ou desapareça.
Esse tipo de fisioterapia contribui também para o fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico, podendo reverter as alterações anatômicas causadas pela endometriose.
Os exercícios de fortalecimento do pavimento pélvico realizados diariamente, ajudam a fortalecer os músculos e melhoram o controlo da bexiga. Pergunte ao seu fisioterapeuta se está a exercitar os músculos certos. Aperte ou contraia os seus músculos do pavimento pélvico antes de tossir, espirrar, saltar ou carregar pesos.
O que devo fazer para ter sucesso na vida?
Como ter plantas dentro de casa com gatos?
Como surgiu a acupuntura no Brasil?
O que fazer para as rosas ficarem bonitas?
Como instalar PES 2021 no PC de graça?
Qual o limite de idade para fazer o concurso da PM?
Como ter sucesso em tempo de mudança?
O que fazer para ter segurança no trânsito?
Como receber SMS de qualquer número?
Como conseguir muitos pontos na Twitch?
Como fazer anotações de vídeo aulas?
Como procurar artigos no Capes?
Até quando é pago o salário família?
Quem tem os olhos de Shinigami?
Como receber reembolso Shopee boleto Picpay?