A autofobia é o medo de ficar sozinho, medo da solidão. Além disso, é uma fobia específica do isolamento: a pessoa tem medo de ser egoísta, estar só e isolada.
Monofobia A monofobia é um medo intenso de ficar sozinho e pode atingir não somente as pessoas, como também os animais. Indivíduos que sofrem com essa fobia são incapazes de fazer muitas tarefas simples, como ir ao banheiro sozinha.
Terapeutas e psicólogos indicam alguns passos para superar essa sensação e aprender a aproveitar sua própria companhia
Procure um especialista em Saúde Mental para se abrir. A terapia irá lhe proporcionar o autoconhecimento de si, das suas emoções, ajudar a lidar com as frustrações e desenvolver uma série de habilidades bacanas para o enfrentamento do dia-a-dia e seus problemas.
Até certo ponto, o medo da morte é normal e necessário para evitar riscos conscientes que podem ameaçar a integridade da vida. No entanto, quando esse medo ultrapassa limites e ganha um caráter obsessivo, instalam-se processos negativos que levam aos desequilíbrios mentais e emocionais.
O medo da solidão é um dos grandes males da sociedade nos dias de hoje. Seja pelo fato de crescermos em famílias grandes ou convivermos com amigos desde a infância, o fato é que os adultos têm dificuldade em lidar com situações em que precisam ficar sozinhos.
O sentimento de solidão é uma resposta emocional ao isolamento complexa e geralmente desagradável. A solidão normalmente inclui sentimentos ansiosos sobre a falta de conexão ou comunicação com outros seres humanos.
- Ter um abajur no quarto ajuda na hora de enfrentar a escuridão. - Dormir com a TV ligada não é muito bom, mas alivia o medo. Veja algo divertido e peça para alguém desligar depois que você dormir. - Colar pelo quarto adesivos que acendem no escuro também é uma boa dica.
1 - Psicoterapia. A psicoterapia é o tratamento mais indicado para quem sofre com a solidão. "Através dela é possível estimular a inserção cultural, aumentar a autoestima, a autoconfiança e o autoconhecimento. O tratamento torna a pessoa mais confiante para interagir com outros", afirma Lia Clerot.
Em alguns casos a solidão pode acontecer por opção, o que configura um quadro de solitude. Porém, quando este sentimento se torna inerente a nossa existência e nos sentimos constantemente desamparados, trata-se de solidão. Muitos podem associar a condição a pessoas que vivem isoladas.
Muitos podem associar a condição a pessoas que vivem isoladas. Entretanto, você pode se sentir sozinho em um local repleto de pessoas. "A solidão está intimamente ligada à sentimentos de insatisfação, tristeza ou incompatibilidade com tudo o que nos cerca", explica a psicóloga Raquel Staerke.
Segundo Lia Clerot, a baixa autoestima, falta de confiança e distúrbios psicológicos como a depressão podem ser gatilhos que promovem a sensação de isolamento. "O convívio social também pode provocar a solidão, pois existe a possibilidade de frustração por não nos sentirmos parte de determinados grupos.
Como os animais silvestres sobrevivem na natureza?
Como os animais sobrevivem no período da seca na caatinga?
Como os animais conseguem viver em Chernobyl?
Como os animais vivem na natureza?
Como os animais se defendem de ataques de predadores?
Como lançar saldo inicial no Alterdata?
Como fazer provisão na contabilidade?
Como o camarão pistola se defende?
O que é ser intenso em um relacionamento?
O que vem a ser um servo de Deus?
Como ser um revendedor Risqué?
Qual o animal que transmite a raiva?
Como se tornar uma pessoa extraordinária?
Como declarar rendimentos MEI na Pessoa Física 2020?
Como saber se é uma boa namorada?
O que fazer quando você não sente nada?
O que torna uma pessoa vulnerável?