TENS e FES são aparelhos de eletroestimulação transcutânea, o TENS é mais utilizado para analgesia, ou seja, eliminar as dores. Já a FES é aplicada para fortalecimento muscular.
Para entender as indicações do uso do TENS é preciso, primeiro, compreender como ele funciona. A principal forma de uso do TENS é por meio da ativação do sistema supressor da dor. Assim, estimulando-se as fibras aferentes grossas é possível notar uma inibição nas respostas nociceptivas do corno posterior da medula espinhal.
Quais são os parâmetros para a aplicação do TENS? Na hora de fazer o uso do TENS é importante seguir alguns parâmetros básicos, garantindo a eficiência do tratamento e, claro, a segurança e o conforto do paciente. São eles:
Os riscos de usar aparelhos de TENS durante a gravidez são desconhecidos. Por isso, não use sem consultar o médico. Algumas mulheres acham a TENS útil para aliviar as dores durante o trabalho de parto, mas jamais faça uso sem perguntar ao médico se é seguro para o bebê. Se estiver em dúvida quanto ao risco da TENS no seu caso, consulte seu médico.
Por essas características é que o TENS costuma ser mais indicado para casos de dor aguda e localizada (como lombalgias, entorses, luxações, fraturas, artralgias, síndromes dolorosas, dor oncológica ou pós-operatória), sendo que em algumas situações também é possível ter melhora na dor causada pela neuropatia diabética.
Onde guardar livros e apostilas?
Como colocar as referências bibliográficas em ordem alfabética no Word?
Como organizar a lista do Netflix?
O que significa espaço na leitura?
Como organizar papéis impressos?
Como organizar a bagunça de quintal?
O que fazer com cisto no testículo?
Como vive uma pessoa com insuficiência cardíaca?
Qual a melhor forma de arquivar documentos?
Como guardar livros em casa pequena?
Quais os primeiros socorros feito a um bovino com timpanismo bolhoso?
Como controlar estoque de embalagens?
Como organizar um armário de roupas de cama?
O que é bom para curar tuberculose?
Como organizar a rotina de limpeza?