O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é uma doença neurobiológica de origem genética que surge na infância e geralmente acompanha toda a vida. É caracterizada por desatenção, inquietação e impulsividade.
O TDAH possui 18 sintomas divididos em 3 grupos: 9 relacionados à desatenção, 6 à hiperatividade e 3 à impulsividade. Durante a infância, o TDAH se manifesta através de dificuldades na escola e no relacionamento com os colegas, pais e professores.
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.
Estudos apontam a predisposição genética e a ocorrência de alterações nos neurotransmissores (dopamina e noradrenalina) que estabelecem as conexões entre os neurônios na região frontal do cérebro como as principais causas do transtorno do déficit de atenção.
TDAH – Algumas dicas para os pais
Reforçar o que há de melhor na criança.
Não estabelecer comparações entre os filhos. ...
Procurar conversar sempre com a criança sobre como está se sentindo.
Aprender a controlar a própria impaciência.
Estabeleça regras e limites dentro de casa, mas tenha atenção para obedecer-lhes também.
18 curiosidades que você vai gostar
5 sinais para identificar TDAH:
Desatenção. A criança se distrai facilmente. ...
Agitação incontrolável. Crianças hiperativas não conseguem ficar quietas. ...
Dificuldade de compreender instruções. Se a criança não entender as orientações da primeira, segunda e terceira vez, acredita-se que ela possa ser hiperativa. ...
Ansiedade.
Como já falamos, o TDAH não é deficiência, pois não é incapacitante. As pessoas com TDAH são disfuncionais, ou seja, têm mais dificuldade em realizar algumas atividades, mas não são incapazes de realiza-las. Assim, o TDAH não está contemplado no estatuto da Pessoa com Deficiência.
O que é a hiperatividade? Este termo é usado popularmente para se referir ao TDAH, porém é preciso entender que há diferença entre os dois. A hiperatividade é uma característica de pessoas muito agitadas, repletas de energia, inquietas, enfim, muito ativas, de forma que nem sempre signifique um distúrbio.
Transtorno de deficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é uma síndrome de desatenção, hiperatividade e impulsividade. Há 3 tipos de TDAH, os que são predominantemente desatentos, hiperativo/impulsivos e combinados.
O diagnóstico de TDAH é feito através de uma entrevista clínica detalhada e minusciosa que permite fechar critérios para a doença. Não existem biomarcadores para a condição, isto é, substâncias que possam ser dosadas no sangue ou alterações específicas em um exame de neuroimagem.
Sinais de alerta para o TDA em adulto
dificuldades em organizar as tarefas diárias;
tendência a ser desorganizado e a perder objetos;
irritação com tarefas repetitivas ou monótonas;
preferência por ambientes agitados;
numa conversa, começa a falar antes do fim de uma pergunta ou de uma resposta;
Pessoas com TDAH geralmente apresentam dificuldades em suas atividades acadêmicas e no trabalho, principalmente devido à dificuldade de concentração. Além disso, as crianças, por terem sintomas mais acentuados da hiperatividade e impulsividade, apresentam ainda dificuldade de relacionamento com outros colegas.
Tipos de TDAH
TDAH Tipo hiperativo/impulsivo. Pessoas com TDAH hiperativo/impulsivo sentem necessidade de se movimentar constantemente, costumam ser inquietas e têm dificuldade em permanecer sentadas. ...
TDAH Tipo desatento. ...
TDAH Tipo misto/combinado. ...
Sintomas de TDAH.
Existem três subtipos bem estabelecidos de TDAH: desatento, hiperativo e combinado. Estudos de prevalência do TDAH variam muito em metodologia, resultando valores bastante discrepantes.
Tipos de TDAH
TDAH Tipo Desatento. Caracterizado pela desatenção, resistência à distração, dificuldade em sustentar o esforço em atividades mais exigentes e percepção da passagem do tempo. ...
TDAH Tipo Hiperativo-Impulsivo. ...
TDAH Tipo Misto. ...
Tratamento para Déficit de Atenção.
Não existe auxílio financeiro governamental para pessoas com TDAH, nem para seus familiares.
Nos portadores de TDAH predominantemente impulsivos, a mente funciona como um receptor de alta sensibilidade, que, ao captar um pequeno sinal, reage automaticamente sem avaliar as características do objeto gerador do sinal captado.
– Pessoas com TDAH são menos inteligentes que as outras? Mito. Eis aí algo que precisa ser esclarecido: uma pessoa diagnosticada com TDAH que recebe o devido acompanhamento e tratamento tem a inteligência normal e até acima da média, com desempenhos surpreendentes.
Adolescentes com TDAH também podem precisar de treinamento especializado para dirigir ou até mesmo ajuste na medicação. A AAP estimula os pais a conversarem com o médico antes do jovem tirar sua licença para dirigir.
E principalmente, a maioria dos TDAHS não têm autismo. As diferenças são muito sutis e o médico precisa estar muito atento para que consiga perceber nuances, principalmente nos casos mais “graves” de TDAH e mais “leves” de autismo.
O profissional que trata o TDAH pode ser um psiquiatra ou um neurologista. É importante que seja um profissional capacitado nessa área para que seja feito um diagnóstico correto.
A suspeita do diagnóstico de TDAH deve ser levantada na presença de crianças com sintomas de hiperatividade, falta de atenção e/ou impulsividade que estão presentes desde a infância. Tais sintomas devem ser inapropriados para a idade e resultar em significante disfunção psicológica, social e/ou educacional.
No TDAH combinado, a criança manifesta os sintomas tanto de déficit de atenção quanto a impulsividade e a hiperatividade. Esse tipo de TDAH se dá pela junção dos dois grupos característicos do transtorno, sendo que a pessoa pode manifestar características que correspondam ao lado mais distraído e ao mais impulsivo.
1- Presta pouca atenção a detalhes e/ou comete erros por falta de atenção. 2- Tem dificuldade em se concentrar ao assistir uma palestra, uma aula, ou ler um livro. 3- Às vezes parece não ouvir quando lhe dirigem a palavra, ou numa conversa acaba distraindo-se, prestando atenção em outras coisas.
O que é TDAH? O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade é um transtorno neurobiológico caracterizado pela desatenção extrema, desorganização, comportamento impulsivo, inquietude, entre outros. Geralmente, os sintomas se manifestam antes dos sete anos. Aliás, é estimado que 5% dos adultos tenham TDAH.
Como recorrer de multa por estacionar no passeio?
Como plantar em vasos grandes e altos?
Como tirar telefone Intelbras do mudo?
Quais as etapas do processo de mediação?
Quanto tempo leva um processo de divórcio litigioso?
Como funciona o processo de impermeabilização de sofá?
Como colocar melhor amigo no Instagram?
Para que serve aspirina infantil?
Quantas horas dura uma integração na empresa?
Como tratar clamídia com azitromicina?
Pode tomar arginina antes de dormir?