➢ São as sensações originadas nas diferentes partes do organismo. O sistema somestésico divide-se em um subsistema epicrítico e um protopático: Sistema epicrítico ➢ É preciso, rápido, discriminativo e apresenta uma representação espacial detalhada. Sistema protopático ➢ É grosseiro, lento e impreciso.
Tato discriminatório (epicrítico) permite o reconhecimento da forma (estereognose), tamanho, textura dos objetos, e dois pontos. Discriminação de dois pontos é testada usando um compasso com duas pontas rombas que permite medir a menor distância entre estas que são percebidas como duas pontas ou como uma ponta apenas.
O tato epicrítico e a propriocepção consciente permitem ao indivíduo a discriminação de dois pontos e o reconhecimento da forma e tamanho dos objetos colocados na mão (estereognosia). Os impulsos dessa via se tornam conscientes em nível cortical, ao contrário das duas vias anteriores.
Sistema epicrítico - é preciso, rápido, discriminativo e apresenta uma representação espacial detalhada. Submodalidades: tato fino - percepção das características dos objetos que tocam a pele; propriocepção consciente - localizar a posição e movimento das diferentes partes do corpo sem utilizar a visão.
Enquanto os receptores sensoriais dos sentidos especiais (visão, audição, gustação, olfato e equilíbrio) estão restritos à cabeça, os do sentido somático geral estão espalhados pelo corpo todo. A sensibilidade somática é constituída de: tato; temperatura; nocicepção (dor e prurido) e propriocepção.
17 curiosidades que você vai gostar
As sensações somáticas são também frequentemente agrupadas em outras classes, como: ➢ Sensações proprioceptivas; ➢ Sensações quimiorecptivas; ➢ Sensações exterorreceptivas; ➢ Sensações viscerais; ➢ Sensações profundas.
Em relação aos sentidos que podemos perceber no corpo todo, incluindo a cabeça, como os sentidos do tato, dor, sensação térmica, sentido de posição das partes do nosso corpo convenciou-se chamar de sentido somático e geral (somestesia).
Tipos de DorDor aguda. A dor aguda é intensa e dura um tempo relativamente curto. ... Dor crônica ou persistente. A dor crônica ou persistente dura um longo período de tempo. ... Dor disruptiva.
Dor somática profunda
Bem como o próprio nome diz, a dor do tipo profunda é aquela que acomete tecidos mais internos do corpo. Os casos mais comuns são as dores musculares, as alterações ósseas e os distúrbios articulares.
Como limpar bijuteria prata com pasta de dente?
O que é direito real de aquisição?
Qual a principal característica dos títulos de capitalização?
Qual a frase correta Bom dia a todos ou bom dia pra todos?
Como promover a alimentação saudável na escola?
Quantos regimes tributários existem?
Quanto tempo demora para curar otite canina?
Quem tem carteira B pode dirigir van?
Onde nasceu o cantor Marcos Roberto?
Como os coreanos chamam suas namoradas?
Pode dar amoxicilina na mamadeira com leite?
Pode fazer uso contínuo de vitamina D?
Qual o valor do custo de disponibilidade de uma conta trifásica?