O objetivo que qualquer pessoa deseja atingir quando treina é melhorar a condição física que, na técnica, é precisamente a supercompensação. ... Sempre que estamos a treinar há um desgaste físico e, dependendo da intensidade do treino, essa exaustão faz com que os níveis fiquem inferiores ao nível de equilíbrio.
Após o treinamento e a recuperação, o corpo se recupera extrapolando o patamar inicial pré-treino, ou seja, superando o nível de condicionamento anterior. Trata-se de uma estratégia que o corpo adota automaticamente, visando se preparar para qualquer esforço futuro.
Numa explicação bem simples e objetiva, a Supercompensação ocorre quando você aplica no organismo uma carga um pouco acima do que ele está habituado, quebrando o equilíbrio, depois você repousa bem, se alimenta adequadamente, e em seguida, aplica uma nova carga.
A supercompensação é descrita por diversos autores, é na verdade a evolução de 4 fases distintas: Fase I: logo após aplicação do exercício o organismo experimenta a fadiga; Fase II: recuperação acima do nível normal das reservas energéticas ; Fase III: recuperação por completo, supercompensação; Fase IV: período ótimo ...
Fase de supercompensação- Fase onde há uma resposta adaptativa que eleva o nível do praticante acima do nível que ele se encontrava previamente ao treino e à 1ª fase.
36 curiosidades que você vai gostar
Para perceber como conseguimos atingir a supercompensação, basta imaginar um eixo horizontal que representa o equilíbrio normal do nosso corpo. Esse equilíbrio é chamado de homeostase ou processo de homeostasia.
O Overreaching dura poucos dias a 2 semanas. Já, o Overtraining pode durar de semanas a meses. O Overtraining também pode ser classificado como simpático e parassimpático.
Para Ferreira, Ribeiro e Soares (2001), a supercompensação de carboidratos é definida como uma estratégia nutricional que tem por finalidade o aumento dos estoques de glicogênio muscular com o objetivo de retardar a exaustão, prolongando assim a duração do exercício.
O princípio da especificidade é aquele que impõe, como ponto essencial, que o treinamento deve ser montado sobre os requisitos específicos da performance desportiva, em termos de qualidade física interveniente, sistema energético preponderante, segmento corporal e coordenações psicomotoras utilizados (DANTAS, 1995).
Para Tubino os cinco princípios do Treinamento Esportivo são: O Princípio da Individualidade Biológica, O Princípio da Adaptação, O Princípio da Sobrecarga, O Princípio da Continuidade, O Princípio da Interdependência Volume-Intensidade (TUBINO, 1984).
Tudo por causa do efeito Epoc, sigla em inglês para consumo excessivo de oxigênio após o exercício. Funciona assim: toda vez que você faz atividade física, gera um estresse no organismo, que precisa acionar uma série de mecanismos para se reestabelecer. Só que essa atividade não cessa assim que o treino acaba.
O princípio da sobrecarga é um conceito básico de treinamento esportivo. Isso significa que, a fim de melhorar, os atletas devem trabalhar cada vez mais, à medida que seus corpos se ajustam aos treinos existentes. ... O princípio também se aplica à duração e ao volume do treinamento.
Isso é chamado de periodização do treino. De forma bem simplificada, podemos dizer que ela se refere à organização de cada etapa do treinamento, como se fosse um calendário. Para que o objetivo seja alcançado no tempo disponível, é necessário planejar e estruturar adequadamente essas fases.
O princípio da individualidade biológica é um dos mais importante. ... Segundo Tubino (1984), "define-se individualidade biológica o fenômeno que explica a variabilidade entre elementos da mesma espécie, o que faz com que não existam pessoas iguais".
Exercícios multiarticulares ajudam no emagrecimentoAgachamento. Posicione os pés na direção dos ombros, flexione os joelhos como se estivesse sentando em uma cadeira imaginária e depois retorne à posição em péLeg press. ... Levantamento terra. ... Remada.
Princípio da adaptação
A evolução do condicionamento físico acontece por meio da adaptação do organismo aos diversos tipos de estímulos a que o corpo é exposto. Quanto maior o processo adaptativo ao treinamento físico, melhor e mais fácil será a execução do movimento.
Já o princípio da especificidade explica que o condicionamento físico é conquistado a partir de estímulos variados. Por exemplo: os exercícios com peso irão melhorar a força e a resistência muscular, enquanto os exercícios aeróbios irão desenvolver o condicionamento cardiorrespiratório.
A palavra core se origina do inglês e significa centro, núcleo. Em anatomia, é utilizada para se referir aos músculos profundos das regiões abdominal, lombar e pélvica, que têm como finalidade manter a estabilidade dessas regiões.
Este princípio determina que haverá a prevalência da norma especial sobre a geral, evitando o bis in idem, e pode ser estabelecido in abstracto, enquanto os outros princípios exigem o confronto in concreto das leis que definem o mesmo fato.
O que é train low, sleep low? Famosa por ser utilizada em programas de emagrecimento ou na preparação de atletas de endurance, a estratégia train low, sleep low nada mais é do que uma forma de emagrecer e/ou otimizar um treino. Em tradução livre do inglês, ela significa “treinar pouco e dormir pouco”.
A periodização nutricional é uma estratégia que leva em consideração o momento do treinamento, se menos ou mais intenso, pré ou pós-competição, curto ou longo, tipo de estímulo desejado, maior ou menor gasto energético, para alinhar a alimentação ao objetivo, especialmente porque nosso corpo se adapta e os resultados ...
Alguns alimentos auxiliam na reposição do glicogênio muscular. Isso é possível por meio da ingestão de frutas como banana, manga e melão, assim como mandioca, arroz, pão, aveia, batata-doce, massas e batata inglesa — são várias as opções de alimentos que fornecem o carboidrato.
Habitualmente são necessárias de duas a quatro semanas de afastamento dos treinos para se recuperar do overtraining. Durante este período, deve-se otimizar fatores como sono e alimentação para otimizar a recuperação.
A recuperação ativa e passiva é o melhor tratamento para o overtraining. Deitar a descansar faz parte do processo de tratamento, assim como também praticar outras atividades físicas, como natação, pequenos jogos, corridas degenerativas, entre outros.
Os principais sintomas do overtraining são cansaço excessivo, fadiga, irritabilidade, dores nas articulações, queda da imunidade, dificuldade para dormir, alteração do humor, desânimo, dificuldade na execução dos exercícios que antes eram possíveis – tanto em relação à carga como à intensidade.
O que é e como usar o Google Drive?
Como descobrir se um animal é perigoso?
Como usar All Star preto cano alto?
Para que o ser humano utiliza a madeira?
Como usar o cimento Allcem core?
Como configurar para usar duas telas?
Como imprimir 2 via fatura Credicard?
Como combinar All Star cano alto vermelho?
Como saber o número da matrícula da unip?
Qual melhor Smartwatch para academia?
Como saber o nome da minha Erê?
Como usar o alecrim para varizes?
Como saber o nome do smartwatch?
Como ver o histórico do teclado do PC?
Quanto tempo leva para fazer efeito Amoxicilina Clavulanato de Potássio?