O que é sujeito indireto?

Pergunta de Verónica Gonçalves Anjos em 02-06-2022
(73 votos)

O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o sentido dos verbos transitivos. - vem sempre associado a um verbo transitivo; - liga-se ao verbo sem preposição, exigida por este; - indica o paciente, o alvo ou o elemento sobre o qual recai a ação verbal.

Como identificar o objeto indireto?

O objeto indireto é um complemento verbal que integra o sentido de verbos transitivos indiretos. Como você já sabe, verbos transitivos são aqueles que necessitam de um termo que integre o seu sentido. Veja abaixo um exemplo desse tipo de verbo em uma oração: Pedro gosta de chocolate.


O que é o objeto indireto?

Em resumo, objeto indireto é o termo que completa o sentido do verbo transitivo indireto. Nesse tipo de termo integrante, a pergunta feita a essa modalidade de verbo é “de que” ou “em que”, principalmente. Veja alguns exemplos de objeto indireto: Ruan não confia em seus irmãos.

O que é um objeto indireto de três exemplos?

Dei livros a todos. (livros = objeto direto; a todos = objeto indireto) Ofereci uma viagem aos meus pais. (uma viagem = objeto direto; aos meus pais = objeto indireto)

Como identificar o objeto direto e indireto na frase?

O complemento que não é obrigatoriamente acompanhado por preposição é chamado de objeto direto, enquanto que o complemento que exige preposição é chamado de objeto indireto. Assim, os verbos transitivos diretos não exigem complemento com preposição. Exemplos: Ana vende livros.

OBJETO DIRETO E INDIRETO - Profa. Pamba


15 curiosidades que você vai gostar

Como distinguir um objeto direto e objeto indireto?

O objeto indireto necessita de uma preposição para concluir o sentido de um verbo transitivo. O objeto direto pode usar preposição para completar o sentido de um verbo transitivo de forma facultativa.

Onde é objeto direto ou indireto?

O objeto pode ser constituído por pronome oblíquo: - os pronomes o, a, os, as atuam como objeto direto. Ex.: O pai deixou-as na escola. - os pronomes lhe, lhes atuam como objeto indireto.

O que é objeto direto de exemplos?

O Objeto Direto é um termo integrante das orações, o qual vincula-se aos sentidos dos Verbos Transitivos Diretos. Trata-se de um tipo de Complemento Verbal que integra-se ao sentidos dos Verbos de maneira direta, sem a mediação de outra palavra. Veja o exemplo: Maria Cristina fez acarajé.

Quando o lhe e objeto indireto?

O pronome pessoal oblíquo “lhe” (lhes) representa o complemento de um verbo transitivo indireto, atuando, portanto, como objeto indireto. Exemplos: Entregamos-lhe todos os presentes que recebera.

Quando é objeto direto?

Objeto Direto: é um complemento de um verbo transitivo direto que normalmente se liga a ele sem o auxílio de uma preposição.

Como diferenciar objeto direto e indireto de complemento nominal?

Objeto direto e Indireto são termos integrantes da oração que completam o sentido dos verbos transitivos. O objeto direto é um complemento verbal que não é acompanhado por preposição.

Como identificar um verbo transitivo indireto?

O verbo é transitivo indireto quando o complemento está ligado ao verbo de forma indireta. Neste caso, o uso da preposição é obrigatória. São aqueles que necessitam de um objeto indireto para dar sentido a uma frase. Sem o objeto indireto ela fica incompleta.

Como saber se a frase é OD ou OI?

Um se liga diretamente ao verbo (cartas), cumprindo função sintática de objeto direto (OD). O outro é regido por preposição (aos pais), assumindo o papel de objeto indireto (OI).

Quais pronomes podem ser objeto indireto?

Os pronomes oblíquos podem desempenhar a função de complementos verbais da seguinte forma: Objeto direto: o, a, os, as. Objeto indireto: lhe, lhes. Objeto direto ou objeto indireto: me, te, se, nos, vos.

O que é verbo transitivo direto exemplos?

Verbos transitivos diretos (VTD) são os verbos que precisam de um complemento para fazer sentido. Esse complemento, chamado de objeto direto, se liga ao verbo sem preposição obrigatória: O povo ama o prefeito. (VTD: ama.

Como identificar o verbo intransitivo?

Verbos Intransitivos são aqueles que não necessitam de complemento porque têm sentido completo. Por esse motivo, eles conseguem formar o predicado sozinhos. Exemplos: Carmem morreu.

O que é um verbo transitivo é intransitivo?

Verbos transitivos. Os verbos transitivos são verbos que têm o sentido incompleto. Diferente dos verbos intransitivos, os verbos transitivos precisam de um complemento verbal para ter sentido, isto é, precisam de um objeto direto e/ou objeto indireto.

Como saber quando é verbo transitivo direto e indireto?

Verbos transitivos diretos pedem um objeto direto como complemento, indicando quem ou o quê. Verbos transitivos indiretos pedem um objeto indireto como complemento, indicando de quem, para quem, com quem, de quê, para quê, a quê,…

Qual o complemento nominal da frase?

O que é o complemento nominal:

O complemento nominal cumpre a função de completar ou alterar o sentido de um nome e é sempre introduzido por uma preposição. Vejamos este exemplo de complemento nominal: Eu tenho medo de filme de terror. Note como “filme de terror” completa o significado do substantivo “medo”.

Quem é OD?

Significado de Od

substantivo masculino Força que se presume propagar-se por toda a natureza, pelas coisas e pessoas, criando os fenômenos do magnetismo, hipnotismo, mesmerismo etc. Etimologia (origem da palavra od).

O que é um verbo transitivo indireto exemplos?

Os Verbos Transitivos Diretos e Indiretos são aqueles que necessitam de dois complementos: um sem preposição (objeto direto) e um com preposição (objeto indireto). Exemplos: Apresentou as condolências aos familiares. Emprestei a coleção à minha colega.

Quais são os verbos transitivos indireto?

Verbos transitivos indiretos são verbos que necessitam de um objeto indireto para completar o seu sentido, permanecendo com sentido incompleto sem esse complemento. Um verbo transitivo indireto necessita obrigatoriamente de uma preposição para estabelecer regência verbal com o objeto indireto.

O que é objeto direto objeto indireto complemento nominal?

O complemento nominal é o termo da oração que é ligado ao sujeito, predicativo, objeto direto, o objeto indireto, o agente da passiva, o adjunto adverbial, o aposto ou ao vocativo. O complemento nominal liga-se ao substantivo, adjetivo ou advérbio por intermédio de uma preposição.

Como saber se a frase é complemento nominal?

Complemento nominal ou adjunto adnominal?Se estiver ligado a um adjetivo ou advérbio, sendo sempre precedido de uma preposição, é complemento nominal.Se estiver ligado a um substantivo concreto, podendo ser ou não precedido de uma preposição, é adjunto adnominal.



Outras questões

Como se escreve corretamente?

O que dar ao avô?

Quanto custa para carregar um tesla?

O que é rede mesh?

Como ter um rosto perfeito?

Como os habitantes da região são atingidos?

Por onde passa o rio nilo?

Por mor de significado?

O que é ganache?

Por ventura ou porventura?

Qual relaxamento é compatível com a guanidina?

Qual a consequência da incompatibilidade permanente?

Como Funciona o Bolsa trabalho?

O que mudou na aposentadoria em 2022?

Quanto tempo demora para o tandrilax fazer efeito?

O que é bom para espantar borrachudo?

Quais são as estratégias de diferenciação?

Qual a população de onças no Brasil?

Quais verbos de dizer é que sinais são utilizados para anunciar uma fala?

Qual o custo da Previdência Social?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com