Na natureza, encontramos terrenos mais rochosos, arenosos ou úmidos, que são indicados para diferentes tipos e espécies de vegetais. Isso é o substrato: a base onde a planta cresce. Quando preparamos um vaso, precisamos ter esse mesmo cuidado.
Substrato é o nome utilizado para o meio físico que vai dar sustentação às raízes das plantas. ... Para plantas, ele pode ser composto por um só material ou também por uma mistura balanceada de minerais e materiais orgânicos. Além disso, pode ser um veículo de nutrição para as plantas.
A terra vegetal é basicamente a primeira camada do solo misturada com restos de matéria orgânica, como folhas, caules e cascas. Já o substrato confere sustentação à planta, retém água e ajuda na síntese de nutrientes.
Composição dos substratosTurfa. ... Cascas de árvores. ... Serradura. ... Fibra de coco. ... Casca de arroz. ... Vermiculite. ... Perlite. ... Pedra-pomes e lã de vidro.
O substrato - ou, se preferir, a terra preparada - serve de suporte para fixar as plantas e suas raízes. Enquanto que o adubo fornece os nutrientes necessários para manter as plantas e flores saudáveis. São várias opções no mercado, que vão desde os mais tradicionais, até os orgânicos.
20 curiosidades que você vai gostar
Tipos de substratoTerra vegetal. Esse é um dos tipos de substratos orgânicos que se adapta à maioria das plantas. ... Areia. Pode parecer estranho pensar na areia como um tipo de substrato, não é mesmo? ... Casca de pinus. ... Fibra de coco. ... Turfa. ... Argila expandida. ... Substratos prontos.
Existem muitos materiais que podem ser usados para produzir o substrato, como a própria terra, o esterco curtido, a areia, o pó de carvão, a cinza de fogão, a fibra de coco, o pó de rocha, o composto orgânico e muitos outros.
O substrato serve como suporte onde as plantas fixarão suas raízes; o mesmo retém o líquido que disponibilizará os nutrientes às plantas.
Nos vasos que levamos para casa, o substrato faz o papel do solo na natureza, fixando as raízes da planta. No entanto, seu uso deve ser apenas temporário, sendo recomendado fazer sua substituição, geralmente por terra vegetal.
A terra preta, conhecida também como terra marrom, é uma terra presente em abundância em florestas e matas mais isoladas. A sua presença pode ser caracterizada em uma camada mais superficial do solo, local onde os animais morrem e se decompõem. Por conta disso, é considerado o melhor tipo de terra.
Na composição de um substrato está, além da terra pura, elementos naturais ou sintéticos. O objetivo desses elementos é fazer não só que a planta tenha nutrientes suficientes, mas que também os absorva melhor. Existem, então, 3 tipos de substratos para plantas: os orgânicos, os minerais e os sintéticos.
As enzimas são substâncias de natureza protéica, consideradas catalisadores biológicos, facilitando a ocorrência das reações, diminuindo a energia de ativação dos reagentes, também denominados de substratos enzimáticos, sendo essa energia o potencial inicial para desencadear uma reação.
Terra vegetal é a mistura da terra com uma fonte de matéria-orgânica, essa mistura pode ser natural, caracterizando solos escuros (maiores fontes de matéria orgânica) ou comercial, adição de matéria-orgânica (turfa, esterco, etc.) à fonte de terra.
Além das necessidades específicas de cada espécie, na hora de escolher um substrato é necessário levar em consideração a disponibilidade de aquisição na região, facilidade no transporte, baixo custo, ausência de patógenos, riqueza de nutrientes e condições adequadas ao crescimento da planta.
O substrato ideal tem algumas característica importantes:Baixa densidade (ser leve)Boa aeração.Elevada capacidade de retenção de água.Boa drenagem.Isenção de fitopatógenos.PH neutro (nem alcalino e nem ácido)Uniformidade.Passível de armazenamento.
O substrato inorgânico contém níveis mínimos (ou nenhum) de nutrientes. Auxiliam no aumento da drenagem do solo. São exemplos a perlite, vermiculite e argila expandida.
Esterco bovino
É considerado o melhor adubo orgânico por ser fonte de macro e micronutrientes. Também pela quantidade de fibras, que ajudam a reter a água e melhorar o crescimento de raízes.
Tipos e Formatos de Adubos para Plantas em Vasos
O adubo considerado o melhor é o bokashi, processo japonês de compostagem que gera um pó riquíssimo em nutrientes.
Por Valter Casarin* – Adubar é a ação de nutrir suas plantas, fornecendo-lhes alimentos. Mas cuidado: isso só deve ser considerado se a planta não encontrar o que precisa no solo. Em princípio, uma planta deve cuidar de si mesma.
Escolhe-se um local seco, arejado, com água disponível, plano, de fácil localização e preferencialmente coberto. Mistura-se bem o carvão de casca de arroz, a cama de aviário e o húmus de minhoca. A quantidade de substrato depende da necessidade da propriedade.
A proporção dos ingredientes segue as seguintes medidas: 84-85% de húmus de minhoca, obtido da vermicompostagem do esterco de curral, 15% de fino de carvão e 1-2% de torta-de-manona.
Como salvar uma imagem do Canvas?
O que é pirâmide empresarial e como são conhecidos os seus 3 níveis?
Como aliviar a tristeza do coração?
Em que ano foi criado o IAP Instituto de Aposentadorias e Pensões?
Qual a pistola que pega 12 balas?
O que é armadura na construção?
Como se prevenir das doenças do sistema respiratório?
Por que os jesuítas foram expulsos do Grão Pará?
Qual o benefício do ovo de granja?
Porque não dá mais para baixar vídeos do YouTube?
Porque eu durmo e acordo cansado?
Tem como transferir bateria de um iPhone pro outro?
Como entrar em contato com o Terra?
Como descrever a prática pedagógica do professor?