Um substantivo composto geralmente leva hífen em palavras formadas por justaposição e sem elementos de ligação ou em nomes de animais ou de plantas. Um substantivo composto geralmente não leva hífen em palavras formadas por aglutinação.
# Utilizamos o hífen quando o prefixo terminar em consoante e a segunda palavra começar com a mesma consoante. # Com o prefixo “-sub”, diante de palavras iniciadas por “r”, usa-se o hífen. # Diante dos prefixos “-além, -aquém, -bem, -ex, -pós, -recém, -sem, - vice” usa-se o hífen.
Usa-se hífen nas palavras compostas comuns, sem preposições, quando o primeiro elemento for substantivo, adjetivo, verbo ou numeral. ... Usa-se o hífen em nomes geográficos compostos com grã e grão ou verbos de qualquer tipo. ... Usa-se o hífen nos compostos que designam espécies vegetais e animais.
Como foi estudado anteriormente, o substantivo composto é formado por dois ou mais radicais. Uma das palavras desse tipo de substantivo é originada do substantivo simples, mas que sofreu algumas alterações linguísticas de composição. Exemplo: Fim de semana, couve-flor, girassol, bem-te-vi, erva-doce.
O substantivo composto é um tipo de substantivo formado por mais de uma palavra ou radical. São constituídos pelo processo denominado "composição", ou seja, substantivos formados a partir da junção de duas palavras.
36 curiosidades que você vai gostar
Palavras compostas são formadas pela união de duas ou mais palavras (ou radicais). Normalmente, apresenta um significado novo, diferente do significado daquelas que a formam. palavra composta: girassol = vegetal que produz uma flor alaranjada e sementes comestíveis.
Substantivo simples: possui apenas um radical, isto é, apenas um elemento formador da palavra. Exemplos: xícara, vaso, polvo, pessoa, tédio, santa etc. Substantivo composto: possui mais de um radical, comumente formado pela junção de duas ou mais palavras para formar-se uma só.
O substantivo simples é um substantivo constituído por apenas um radical, que é a parte principal de uma palavra. Assim, o termo “certeza”, por exemplo, é um substantivo simples, pois possui apenas o radical “cert-”.
Tipos de Substantivo Comum
Objetos: quadro, caneta, carteira, dinheiro, celular, computador. Exemplo: A caneta é azul. Pessoas: garçom, vendedor, atendente, mulher, irmão, genro.
Um substantivo próprio é o nome de uma entidade específica: por exemplo, uma pessoa, uma organização ou um lugar. Substantivos próprios sempre têm a primeira letra maiúscula.
O hífen é utilizado quando desejamos dividir as sílabas de uma palavra. Exemplo: ro-sa, ca-chor-ro, me-xi-ca-no, ca-ri-nho, en-gra-ça-do. Ainda, ele deve estar presente nos momentos em que uma linha acaba e as demais sílabas de uma palavra devem ir para a linha abaixo.
Vejamos o que diz o novo acordo ortográfico: Emprega-se hífen nos compostos com os advérbios BEM e MAL, quando estes formam com o elemento que se lhes segue uma unidade sintagmática e semântica e tal elemento começa por vogal ou h.
Ocorre a junção de dois ou mais radicais, sem que haja alteração desses elementos formadores. Ocorre a fusão de dois ou mais radicais, havendo alteração de um desses elementos formadores. Assim, os substantivos compostos podem ser grafados com ou sem hífen.
Palavras escritas com hífen, quando separadas no local da inserção do hífen, devem ser marcadas com dois traços: um traço ao final da linha e outro no início da linha seguinte. Vamos supor que ao escrever a palavra “mal-educado”, por exemplo, você precisou separá-la justamente onde há hífen, depois de escrever “mal”.
Substantivo comum: é o nome comum e generalizado que se dá a uma espécie ou categoria de ser ou coisa, podendo ser aplicado ao grupo inteiro da mesma espécie ou categoria. Costuma estar em letra minúscula.
Substantivos próprios e substantivos comunsSubstantivos próprios: indicam seres, países, estados, sendo grafados com letra maiúscula, por exemplo: São Paulo, Brasil.Substantivos comuns: grafados com letra minúscula, designam seres da mesma espécie (animais, plantas, objetos), por exemplo, as palavras: cidade, país.
As palavras simples são sequências inteiras que constituem unidades autónomas, com sentido próprio, sem terem associados outros elementos, como sejam os prefixos ou os sufixos: criança, homem, gata, casa, azul, escrever são palavras simples, enquanto criancinha (crianc-+inha), homenzarrão (homem + -zarrão), gatil (gat- ...
Os substantivos abstratos são os nomes que se referem aos sentimentos, estados e qualidades. Ou seja, são palavras que não conseguimos formar uma imagem em nossa mente devido ao grau de abstração. O “amor”, que vimos anteriormente, é um ótimo exemplo de substantivo abstrato.
Além de comum e próprio, os substantivos podem ser: Simples: formados por apenas uma palavra, por exemplo: caderno e computador. Composto: formados por mais de uma palavra, por exemplo: matéria-prima e quebra-cabeça. Concreto: palavras que designam pessoas, objetos, animais ou lugares, por exemplo: tapete e vassoura.
Na língua portuguesa existe o substantivo simples e o substantivo composto. O simples é aquele formado por apenas uma palavra. Já o composto, como o próprio nome diz, é formado a partir da junção de duas ou mais palavras. Há substantivos compostos que se escrevem sem hífen e outros que se escrevem com hífen.
Palavras compostas são formadas por dois ou mais termos que, unidos, formam um termo com outro sentido, equivalendo a uma só palavra.
Confira alguns exemplos de aglutinação: água + ardente = aguardente. desta + arte = destarte. plano + alto = planalto.
...
Aglutinação e justaposiçãogira + sol = girassol.passa + tempo = passatempo.couve + flor = couve-flor.ponta + pé = pontapé
[ Gramática ] Diz-se de ou nome que tem apenas um género e designa animais cujo sexo masculino e feminino pode ser determinado através das palavras macho ou fêmea (ex.: em o elefante fêmea encontramos um caso de substantivo epiceno).
As palavras que não são originárias de outras são consideradas substantivos primitivos: "casa", "livro", "folha", "pedra", "carta", "dente", "chuva", "sapato".
Há nove classificações de substantivos quanto aos seus tipos: comum, próprio, concreto, abstrato, simples, composto, derivado, primitivo e coletivo.
O que foi a expansão territorial dos Estados Unidos?
Como funciona a assinatura ilimitada do Estratégia?
Quando e como surgiu a poesia?
Qual é o objetivo da brincadeira de pular corda?
Em que país foi criado o queijo?
Como saber se foi aprovado em concurso público?
Quando surgiu o primeiro telefone no mundo?
Qual é a função da camada de enlace?
Como ocorreu a fundação da cidade de Roma?
Qual é o melhor colágeno para firmar a pele?
Qual país desenvolveu o quilograma?
Onde se aplica o empreendedorismo?
Quem inventou o Terceiro Comando?
Como administrar prednisona em cães?
O que é necessário para instalar uma campainha?