Basicamente, a tração integral é a permanente, onde as rodas possuem tração o tempo todo, enquanto o 4×4 é apenas temporário. Neste último caso, geralmente a tração é traseira e o eixo dianteiro pode ser acionado para transpor terrenos difíceis, o que também pode incluir uma redução.
No caso da tração integral (ou permanente), as quatro rodas tracionam o veículo o tempo todo. Para evitar danos ao sistema, um diferencial central compensa as diferenças de rotação entre os eixos para repartir a força do motor entre eles.
Existe também a tração 4x4 sob demanda, como o utilizado na Fiat Toro turbodiesel, por exemplo. ... Uma vez acionado, o sistema passa a girar as quatro rodas na mesma velocidade, o que eleva o desgaste de componentes e pneus – sem contar o risco de quebra e o aumento no consumo de combustível.
Seu modo de tracionamento das rodas acontece em tempo integral. Desta forma, a tração AWD não requer nenhum tipo de ativação do motorista e seu mecanismo é operado através da própria inteligência — que manda distribuir a força necessária para o eixo com maior necessidade de torque naquele momento.
E traz vantagens: em condições precárias de aderência, a tração integral é muito mais eficiente do que qualquer sistema de tração por duas rodas. O mesmo acontece em ambiente de corrida, quando se trata de descarregar quantidades imensas de torque no chão, seja ele de asfalto ou de terra.
26 curiosidades que você vai gostar
Basicamente, a tração integral é a permanente, onde as rodas possuem tração o tempo todo, enquanto o 4×4 é apenas temporário. Neste último caso, geralmente a tração é traseira e o eixo dianteiro pode ser acionado para transpor terrenos difíceis, o que também pode incluir uma redução.
Para quem viaja muito e precisa utilizar com mais frequência o porta-malas do veículo, a melhor escolha é um automóvel com tração na dianteira. Ele oferece mais espaço para as cargas. Já para quem deseja puxar um reboque, a tração traseira tem mais capacidade.
Em termos literais, todo automóvel 4×4 pode ser chamado de 4WD (4-wheel drive, ou tração nas quatro rodas) e AWD (all-wheel drive, ou tração integral), sem distinção.
A principal diferença entre tração AWD e 4WD, é que a primeira (AWD) funciona de modo integral em todas as rodas sempre. Enquanto a 4WD, pode ser acionada pelo condutor, em que consegue optar por colocar a força motriz nas duas rodas traseiras ou nas duas dianteiras.
2H: 4X2 High, tração em duas rodas de velocidade alta. 4H: 4X4 High, tração em quatro rodas de velocidade alta. 4L: 4X4 Low, tração em quatro rodas de velocidade baixa.
Em geral, jipes têm tração 4×4 temporária: eles rodam com tração traseira e, se desejado, o eixo dianteiro pode ser engatado também. Existe uma variação, a tração 4×4 sob demanda, em que o eixo puxado, geralmente o traseiro, passa a ser motriz também e, automaticamente, mediante um acoplamento tipo viscoso.
Como funciona
Utiliza um diferencial de deslizamento limitado de Torsen. Isto distribui o binário do motor consoante as condições rodoviárias, transferindo a maioria para o eixo com melhor tração. Uma embraiagem multiplacas Haldex controlada electronicamente é apresentada no sistema acionável.
O sistema Quattro longitudinal com o diferencial central foi montado na parte de trás da caixa de câmbio, e o eixo cardã do câmbio é essencialmente uma extensão do virabrequim. O eixo principal conduz a um segundo eixo secundário que por sua vez move o diferencial.
São veículos que possuem tração apenas em duas das suas quatro rodas e esta pode ser no eixo dianteiro ou traseiro.
A tração 4WD é abreviação de Four Wheel Drive ou Quatro Rodas Motrizes, esta configuração permite que o condutor escolha se deseja apenas tração em duas ou nas quatro rodas a partir do acionamento do comando através de botão ou alavanca, dependendo do modelo e do sistema.
Assim, muito resumidamente, a tração nas quarto rodas (AWD) permite uma maior adaptação a todos os terrenos. A tração dianteira (FWD) é mais económica, não apenas no que diz respeito ao consumo, mas também em relação à manutenção. Por úlimo, na tração traseira (RWD), as rodas motrizes encontram-se no eixo traseiro.
Em abreviações tais como 4X4, o primeiro valor é normalmente o número total de rodas. O segundo número se refere às rodas motorizadas. Sistema 4X2 transmite apenas para dois fins-de-eixo.
Termo utilizado para definir a configuração de tração de veículos que a tem tração, nas suas quatros rodas. Portanto, 4x4 se refere a quatro rodas e todas contribuem para a locomoçaõ do veículo. Muita utilizada em estradas de terra muito precárias e em competições de rally. Meu carro é um 4x4.
O 4x4 deve ser preferencialmente usado em estradas de terra ou pisos com baixa aderência. Existem dois tipos de tração 4x4. A chamada tração integral funciona sempre nas quatro rodas, sem possibilidade de desativação.
Estes veículos permitem que o condutor possa definir o tipo de tração que pretende usar. Isto é, ele pode passar de 4×2 para 4×4 acionando um botão ou uma alavanca. No caso da sigla AWD, ela é aplicada para os veículos que tenham tração integral permanente. Ou seja, a tração nas quatro rodas sempre está ativada.
Além de ajudar na terra, ter um sistema 4x4 ou AWD também pode ser uma mão literal na roda quando rodando no asfalto. Havendo a possibilidade de se distribuir a força de forma individual entre as quatro rodas do carro, o comportamento em situações de baixa aderência (como piso molhado), ficam mais seguras.
Já a tração é dianteira FWD ou integral inteligente AWD.
Em pistas de terra, lama, neve ou piso molhado, a vantagem vai para os carros de tração traseira, principalmente se possuir subidas e o carro estiver carregado. O deslocamento do peso do carro em movimento vai para trás, contribuindo para aumentar a aderência das rodas motrizes.
Faça o drift com um carro que tenha tração traseira.
Em um carro com tração traseira, o motor controla somente as rodas de trás. Em outros veículos, ele controla todas as rodas. O veículo utiliza a parte traseira durante o drift, então fica muito mais fácil realizar a manobra sem riscos.
Enquanto a tração dianteira é mais barata e sempre utilizada em carros baratos ou urbanos, a tração traseira é vista em carros esportivos e mais refinados. Por meio do eixo cardã a força do motor é enviada para as rodas traseiras. Assim, as dianteiras ficam livres para apenas mudar a direção do carro.
Qual é a função de um circuito integrado?
Como funciona Os games with gold?
Como prender painel solar no telhado?
Como usar o microfone do fone de ouvido?
Como usar os fones Redmi AirDots?
Como se chama a hóstia antes de ser consagrada?
Como funciona financiamento Sicredi?
Qual é o objetivo do futebol de areia?
Como a carga elétrica foi descoberta?
Como configurar repetidor de sinal D-link DIR-505?
Como limpar panela encardida com Coca-cola?
Qual a origem de Shawn Mendes?
Como foi empregada a letra R Nas duas palavras?
Como foi escolhido o símbolo mundial dos Direitos Humanos?
Quais foram as consequências da gripe espanhola?
Onde foi encontrado o corpo de Bernardo?
Como foi escolhido o símbolo dos direitos humanos e quem é seu autor?