Um outro fato de importância para a economia, advinda da estatística é a investigação dos números índices que são aplicados para tentar proporcionar uma demonstração do custo de vida de uma comunidade, o crescimento da produção industrial, o nível de desemprego, o grau de bem-estar de uma nação e muitos outros empregos ...
A Estatística está a transformar a Gestão de Marketing, através do Marketing Analítico e Relacional ou CRM (Customer Relationship Management) em que métodos estatísticos e técnicas de bases de dados permitem uma gestão de clientes mais eficiente e bem-sucedida.
A estatística é um ramo de grande importância da matemática, desenvolvendo técnicas como a coleta de dados e sua organização, interpretação, análise e representação. O uso da matemática para a tomada de decisões vem acompanhando nossa história desde o início das grandes civilizações.
Através desta área é possível aumentar o lucro das empresas, aumentar a qualidade dos processos ou produtos, minimizar custos, tomar decisões de valor político ou econômico, aumentar a análise crítica, entre outros.
“As análises estatísticas mostraram que as políticas de afastamento social são as mais adequadas para a redução de casos. Foram elas que forçaram os governos de Itália e Reino Unido a adotar políticas de restrição, a partir do estudo da curva de tendência de mortalidade.
35 curiosidades que você vai gostar
Modelos auxiliam a entender o comportamento da pandemia
Conforme conteúdo produzido pelo Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT), disponível aqui, modelos matemáticos têm sido muito utilizados para determinar a disseminação do vírus, bem como os números de infectados, de mortes e de hospitalizações.
As técnicas de análises Estatísticas são um importante instrumento de apoio à tomada de decisão. Os testes estatísticos podem ser implementados em softwares, agilizando o tratamento e gerando informações mais precisas para apoio à decisão, criando um diferencial competitivo.
Com a estatística, as empresas aperfeiçoam os recursos financeiros e também a produção, aumentando a qualidade dos produtos, a produtividade e, consequentemente, diminuindo consideravelmente os erros (IGNÁCIO, 2010).
A estatística é uma ciência que serve para coletar, analisar e interpretar dados. Ela é usada em diversas áreas, como no setor financeiro, nos estudos climáticos, na medicina, entre outros. Usamos a estatística para analisar fenômenos do passado, mas ela também serve para prevermos a probabilidade de eventos futuros.
A partir da análise de ocorrências, é possível fazer a análise probabilística de eventos, visando a ampliações ou contenções conforme o período, bem como à busca de soluções específicas por meio de ferramentas da agricultura de precisão. Ficar de olho nos dados do mercado também é primordial nesse setor.
A educação estatística visa uma compreensão crítica e tem como objetivo desenvolver nos alunos a criticidade e o engajamento de forma que o aluno seja capaz de pensar sobre as questões políticas e sociais que são relevantes para a sua comunidade e região, contribuindo dessa forma para a melhoria de vida das pessoas.
A estatística colabora juntamente com os sistemas implantados na empresa, para obter materiais, controle de estoque, compra e entre outros. Pois cabe à estatística interpretar os dados para as análises de resultados, e desta maneira reduz os riscos dentro da empresa, tendo em foco ao financeiro.
A estatística tem importância direta com o desenvolvimento da sociedade, é a partir dela que podemos avaliar o desenvolvimento socioeconômico de um país, podemos ainda avaliar características de cada região em busca de políticas públicas para resolução dos mais variados problemas.
A estatística é a ciência que trata a estratégia de negócio baseada em dados. Na era da informação e do conhecimento, os métodos estatísticos tornaram-se fundamentais na coleta, organização e análise dos dados utilizados na tomada de decisão.
O estatístico pode auxiliar nestas decisões através de indicadores de negócio, pesquisas de satisfação entre outros. Além disso, pode medir a qualidade no processo de fabricação do produto, na qualidade dos fornecedores, na logística, nos sistemas de medição através de técnicas especificas para cada tipo de atividade.
Seja na política, na economia, nas empresas ou outras áreas a estatística poderá ser utilizada a fim de se ter uma análise crítica. Diariamente as pessoas se deparam com informações em forma de gráficos e tabelas.
Carla conta que a estatística na área da saúde é utilizada como uma forma de quantificar adequadamente os fenômenos na área de saúde, o que, de acordo com ela, é necessário para que os alunos e profissionais do campo possam tomar decisões que vão afetar diretamente a saúde e a qualidade de vida das pessoas.
A estatística aplicada a segurança do trabalho nos ajuda a entender quais setores são mais problemáticos, e desse ponto podemos adotar as medidas de controle mais apropriadas, seja EPIs, EPCs, programas de segurança comportamental, campanhas de segurança ou outros.
O uso da estatística é importante para estudos e aplicabilidades futuras nos temas abordados em contabilidade gerencial, como forma de reduzir a subjetividade, melhoria da transparência e qualidade da informação contábil (Wernke e Bornia, 2001).
Na engenharia agronômica a estatística tem sido utilizada de forma constante em diferentes aplicações. A Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (EMBRAPA) utiliza métodos estatísticos visando ao aprimoramento de produtos agrícolas, para definir quais os modos mais eficientes de produzir alimentos.
A Estatística desempenha aqui um papel primordial no estabelecimento de modelos para a inferência, na quantificação de efeitos, medição de riscos e consequências e interpretação de evidências. Estudos ambientais produzem dados com uma estrutura de natureza dinâmica espácio-temporal de grande complexidade.
Modelo matemático Covid-19
Cada um destacava a taxa de crescimento da doença, a estimativa para o pico da pandemia, as projeções para os próximos quatorze dias e o número de reprodução R0, que dá o número médio de pessoas que um indivíduo infectado transmite a doença.
Então, precisa ter um modelo que não só explique o que está sendo observado até agora, mas que tenha capacidade de fazer predições. É isso que temos feito, projeções sobre o número de casos, de mortes, de leitos de UTI, quantidade de respiradores etc., para ajudar quem vai tomar as decisões.
Projeções matemáticas reforçam importância de isolamento social no combate ao coronavírus. O isolamento social, medida defendida por diversos especialistas e adotada em grande parte do mundo para conter o avanço do novo coronavírus, tem eficácia comprovada também nos estudos matemáticos.
As análise de estatística descritivas funcionam para que as empresas consigam resumir os dados que têm em mãos, normalmente relativos ao seu mercado de atuação. Funcionando por meio de tabelas, mapas e gráficos, esse tipo checagem tem o objetivo de realizar uma simples apresentação dos dados.
Como fazer cartão virtual WhatsApp?
Como manter o controle emocional no trabalho?
Como realizar um desejo rapidamente?
Como manter o brilho do tacho de cobre?
Como manter seu PS4 resfriado?
Como fixar coluna no Excel para impressão?
Como saber em qual CPF está cadastrado meu chip Vivo?
Como alterar meus dados cadastrais na Receita Federal?
Quanto tempo demora para sair da sociedade de uma empresa?
Como descobrir o CPF de alguém pelo número de telefone?
Quando pedir demissão para entrar em outra empresa?
Como saber qual o número do cartão do SUS?
Como sair do modo GRUB Rescue?
Quanto tempo dura uma carne congelada no isopor?
Como consultar o CPC do curso?
Como fazer uma conexão telnet?
Como saber onde trabalhei de carteira assinada?
Como conservar a berinjela depois de cortada?