O sofisma é um tipo de falácia, um engano, um argumento inválido, uma ideia equivocada ou ainda, uma crença falsa. Nos estudos da lógica, a falácia é um erro de raciocínio ou argumentação, mas que parece estar correto. ... Vale lembrar que o silogismo é um tipo de raciocínio formado por duas premissas e uma conclusão.
O sofismo não deve ser confundido com o paralogismo, que também se baseia em um raciocínio falso, uma falácia ou pensamento ilógico, mas com a diferença de ser feito de boa fé. O paralogismo é relacionado com a ignorância, quando o indivíduo não tem a consciência de sua falsidade.
O sofismo ou sofisma é uma estrutura de pensamento que foge às regras da lógica. Nesse sentido, ele conduz a conclusões falsas. A origem do termo é datada nos séculos V e IV a.C., quando os sofistas atuavam como mestres da retórica na Grécia Antiga.
O termo sofista deriva do vocábulo latino sophista embora a sua origem etimológica mais distante resida na língua grega. Conhece-se como sofista o especialista em retórica que, na Antiga Grécia, se dedicava ao ensino do sentido das palavras. O conceito foi entendido de diversas formas ao longo da história.
A Escola Sofística e seu pensamento surgiram em um momento de transição na forma de interpretar e pensar da sociedade grega antiga, quando o mito deixava de ser a explicação e justificativa fundamental para cada fenômeno e ação, configurando o Homem e o logos – aqui tratado como razão – como destaque e fundamentação do ...
Os sofistas eram considerados mestres da retórica e da oratória, acreditavam que a verdade é múltipla, relativa e mutável. ... Na Grécia Antiga, haviam professores itinerantes que percorriam as cidades ensinando, mediante pagamento, a arte da retórica às pessoas interessadas.
Para Bastos e Keller (1994:28) os sofismas podem ser reunidos em dois grupos: o lógico e o linguístico. No grupo lógico, estão relacionados com a transferência para o plano psicológico.
A falácia é um tipo de argumento utilizado com a intenção de parecer correto, porém quem opta por esse recurso geralmente omite algumas informações por trás do discurso. Por definição, a falácia se refere a qualquer ideia equivocada ou falsa crença em algo. Como, por exemplo, na frase “nenhum homem presta”.
O sofismo não pode ser considerado o mesmo que paralogismo, que significa raciocínio falso com aparência de verdade. A diferença entre eles é que o paralogismo não é produzido de má fé e não tem a intenção de enganar.
Assim, podemos perceber que apesar de parecer lógico, é um argumento no qual as premissas não sustentam a conclusão. São sinônimos de sofismo: iludir, lograr, enganar, ludibrio, falácia. O sofismo surgiu no século V a.C., durante a consolidação da democracia em Atenas, e não se trata de uma escola filosófica.
Sofisma ou sofismo (do grego antigo σόϕισμα -ατος, derivado de σοϕίξεσϑαι "fazer raciocínios capciosos") em filosofia, é um raciocínio ou falácia se chama a uma refutação aparente, refutação sofística e também a um silogismo aparente, [1] ou silogismo sofístico, mediante os quais se quer defender algo falso e confundir o contraditor. [2]
Os três termos (maior, menor e médio) utilizados para a construção de um silogismo devem ter o mesmo sentido: Todo leão é um mamífero. Algumas pessoas são de leão. Logo, algumas pessoas são mamíferos. Nesse caso, o termo “leão” foi utilizado em dois sentidos: o animal e o signo.
Como acessar um servidor SFTP?
Como usar o Hamachi para jogar Minecraft?
Como usar o Google Forms nas aulas?
O que colocar na parede do quarto do bebê?
Está previsto no código penal brasileiro o crime de perjúrio?
Qual o salário de um cabeleireiro em Portugal?
Como tirar o Chrome como leitor de PDF?
Como são construídas as casas no EUA?
Como são aplicadas as facetas dentárias?
Como usar medidor de pressão digital de pulso techline?
Como os tributos são cobrados?
Qual é a função principal das ruas em uma cidade?
Como é definida a competições dos lutadores?