É ser inovador, ser diferente, ter ideias revolucionárias e então mudar o mundo. Ser criativo é se apegar ao novo, a coisas que não se pensaram anteriormente, ou que não foram executadas quando deveriam. Ser criativo é se arriscar, buscar melhorar, aprimorar técnicas e desenvolver novas.
Originalidade: buscam formas diferentes de fazer as coisas, resistindo às regras. Motivação: têm necessidade de realizar um objetivo. Ambição: sentem a necessidade de serem influentes e de receberem atenção e reconhecimento. Flexibilidade: conseguem ver os diferentes ângulos de uma situação.
O profissional criativo gera várias ideias para um problema. Ele busca ser um identificador de oportunidades. Outro fator importante é o da colaboração. O criativo não olha apenas para o seu processo – ele possui visão sistêmica, está atento ao todo dentro da sua área ou empresa.
7 formas que ajudam a desenvolver o lado criativo
Falar de maneira criativa exige que você assuma um papel. Isso não significa que você contará mentiras. O que você fará é, assim como os atores, encontrar um personagem e se manter fiel a ele, procurando por uma maneira de agir que se encaixe bem com a situação.
Entretanto, é possível observar um padrão comum no processo criativo, fundamentado em três princípios:
Fluência A fluência é uma das características fundamentais para a resolução criativa de problemas ou descobrir novas alternativas. Pessoas criativas conseguem gerar muitas ideias diferentes para as mais variadas situações, e não se deixam levar pelo tradicionalismo ou por rotinas estabelecidas.
Indivíduos criativos possuem grande habilidade de perceber problemas e desafios que escapam à maioria das pessoas. Eles têm uma sensibilidade de entender aspectos menos óbvios ou os pontos mais promissores de uma situação, aquelas oportunidades ocultas que poucos notam.
Bem, a criatividade pode ser considerada uma capacidade humana de grande valor universal. Isso significa que, ser uma pessoa criativa não implica apenas em criar coisas novas, mas em achar a melhor maneira de executar ações cotidianas. Desse modo, qualquer pessoa pode ser criativa.
Como já dissemos, qualquer pessoa pode ser criativa. No entanto, as pessoas mais criativas cultivam algumas características, Isso não significa que é preciso ter nascido assim, mas que alguns hábitos podem ser desenvolvidos a fim de aguçar a criatividade adormecida em cada um.
A criatividade pode ser definida ainda como um grande repertório de ideias, ao qual a pessoa pode recorrer sempre que precisar desenvolver algum projeto ou propor alguma solução, por exemplo. Sendo assim, imagine que ser criativo é ter à sua disposição uma grande biblioteca que vai te ajudar em ações cotidianas ou no trabalho.
As pessoas mais criativas são aquelas que se dispõem a conhecer coisas novas, expandir seus horizontes e ser surpreendidas. Não resista e nem descarte tudo o que for estranho; além disso, aceite as oportunidades para experimentar o novo.
Como os metais pesados podem prejudicar o meio ambiente?
O que são comportamentos de risco no trabalho?
Qual o melhor exame neurológico?
Que vela se pode acender na Sexta-feira?
Como ficou a isenção de IPVA para PCD 2022?
Como é o sentimento de felicidade?
Quantas calorias tem um pé de alface crespa?
Precisa de diploma para ser designer digital?
Como saber se meu processo já foi julgado?
Quais são as doenças imunodeficiência primária?
Como os indígenas viviam em 1500?
Como perder peso em 1 mês com exercícios físicos?