Os sensores de desgaste de pastilhas de freio têm como função avisar o momento da troca das mesmas. Eles podem evitar muitas dores de cabeça e imprevistos, pois avisam com antecipação o momento da troca das pastilhas de freio.
Em cerimônia realizada no dia 28 de maio, a COBREQ, marca da TMD Friction, uma empresa do grupo Nisshinbo, a maior fabricante de pastilhas de freio do mundo, foi eleita a Melhor Marca de Pastilhas de Freio no 10º Prêmio Sindirepa-SP: Melhores do Ano.
O funcionamento do sensor de desgaste de freio nada mais é que a continuidade do cabo elétrico, sem a interrupção (a continuidade elétrica entra por um polo do conector passa pelo sensor e volta para o outro polo do conector).
O Sensor do freio envia o sinal para a UCE, que ao receber essa informação aciona as luzes de freio.
Portanto, para após a troca das pastilhas de freio, as principais recomendação são:
O Interruptor de Luz de Freio, ou “cebolinha de freio”, tem essa função. Quando o pedal de freio é acionado pelo condutor, ocorre uma pressão no interruptor, que aciona o circuito das lâmpadas de freio do automóvel.
As melhores marcas de pastilha de freio são Cobreq e SYL. Uma dica sobre preço da pastilha de freio é dar preferências às que custam em média R$ 90,00. A partir deste valor, pode confiar em um produto original e de confiança.
Pastilhas de cerâmica tornam a frenagem muito mais silenciosa. Suportam altíssimas temperaturas sem deformidades. Assim, trabalham melhor o efeito que chamamos de fading, que é a perda de eficiência com o uso do freio por tempo prolongado. Possuem um maior coeficiente de atrito que as pastilhas metálicas.
Também conhecido como sensor de luz de freio ou “cebolinha”, é responsável por acionar as luzes do freio. Está localizado junto do pedal de freio. Assim, quando a frenagem é ativada, o interruptor libera a corrente para o circuito, o que faz com que as luzes brilhem.
As pastilhas de freio são peças pequenas, mais ou menos do tamanho de uma mão, que fazem parte do sistema de freio a disco do veículo. São um item necessário para uma frenagem e parada segura do carro. Você sabe como elas funcionam? Quando o condutor pisa no freio, elas entram em atrito com o disco de freio.
Antigamente, as pastilhas de freio orgânicas eram feitas de asbesto, que é um material resistente ao calor e com boa capacidade de absorção e de dissipação desse calor. Contudo, esse material, quando muito exigido, soltava um pó que é tóxico e, portanto, faz mal à saúde humana.
Vale ressaltar que, por ela ser mais pesada, o veículo irá gastar um pouco mais de combustível. Além disso, se não trocada no tempo certo, pode danificar mais o disco do que outros tipos de pastilhas de freio. Em dias de frio intenso, as pastilhas metálicas demoram mais tempo para frear.
Qual a primeira lei de Kepler para o Sol e seus cometas?
Qual a diferença de sepultado e enterrado?
Qual forno elétrico é mais econômico 110 ou 220?
Quantos kg de silagem por metro cúbico?
Qual a importância do projeto pedagógico para uma escola?
Tem como formatar o celular desligado?
Como fazer contraste quente e frio?
Quais as doenças causadas por LER DORT?
Quais são os principais representantes dos nematelmintos?
Como saber se a autuação vai virar multa?
Como medir água oxigenada e pó descolorante?
Qual a praia mais perto de Recife?
Quando o veículo está sendo ultrapassado o condutor deve fazer o quê?
O que fazer quando a loja não tem troco?
O que acontece se misturar gasolina com água?