A bile é uma secreção produzida pelo fígado e armazenada na vesícula biliar. É composta por diversas substâncias, sendo as principais: água, sais biliares, colesterol e bilirrubina. Possui importantes funções, sendo essencial para a digestão e absorção de gorduras e algumas vitaminas.
A secreção da bile ocorre no intestino e, para que isso ocorra, é necessária a contração da musculatura da vesícula. Essa contração decorre da liberação de colecistoquinina, um hormônio produzido pelas células enteroendócrinas do intestino delgado.
O fígado produz cerca de 5 mL de bile diariamente.
A bile passa por um processo de excreção no organismo, sendo realizada de acordo com as seguintes etapas: Secreção por meio dos hepatócitos: o suco biliar produzido no fígado é secretado nos canalículos biliares, que estão localizados entre os hepatócitos e as lâminas hepáticas.
A bile, também conhecida como bílis, é um fluído produzido pelos hepatócitos (células presentes no parênquima hepático) e é armazenado na vesícula biliar, que por sua vez, possui capacidade para armazenar cerca de 20 a 50 ml de bile.
Os sais biliares são produzidos no fígado e armazenados na vesícula biliar entre as refeições. Depois que comemos e há gorduras presentes em nosso trato digestivo, nossos hormônios enviam um sinal para nossas vesículas biliares para liberar a bile.
A bile sai do fígado através dos dutos hepáticos, o esquerdo e o direito, que se unem, formando o duto hepático comum. Posteriormente, esse duto une-se a outro que se encontra ligado à vesícula biliar, denominado duto cístico, formando o duto biliar comum.
Chegando no intestino, realiza e emulsão dos lipídeos. Etapas da excreção da bile: Secreção por meio dos hepatócitos: Nesta etapa, o suco biliar é secretado nos canalículos biliares, que se localizam entre os hepatócitos e lâminas hepáticas;
●50% da composição da bile ●Quimicamente: Ácido carboxílico ●Derivado da metabolização do colesterol ●Solubilizada nas micelas= agregações sais biliares ●Mais comuns: Ácido cólico, ácido quenodeoxicólico, ácidos deoxicólicos e ácido litocólico.
●Expulsão de bile da vesícula deve- se a: 1- Contração duodenal (colinérgico) 2- Estimulação da liberação da CCK (duodeno) 3- Outros hormônios (gastrina, secretina) Produção de pigmentos 8 Albumina
Na 3ª etapa da excreção da bile há ainda a atuação de 2 canais de transporte de acordo com o rumos tomado pelo suco biliar. A porção da bílis que se armazena na vesícula biliar é desviada pelo ducto cístico. A parte que é depositada no duodeno segue através da papila de vates, revestida pelo esfíncter de oddi.
Quando surgiu os primeiros elementos químicos?
Como o antepassado do homem se comunicava?
Como saber se a base é quente ou fria?
Como foram criados os feriados?
Como os homens se alimentavam?
Onde são as dores da contração?
Como surgiu as danças brasileiras comente sobre isso?
Como é transmitida a febre amarela silvestre?
Como as notas musicais foram descobertas e nomeadas Brainly?
Como saber se uma conta foi excluída do Instagram?
Como o homem pode afetar o fitoplâncton?
Onde surgiram as leis trabalhistas no mundo?
Como saber se a cirurgia cesariana está cicatrizada?
Como o homem pode destruir o equilíbrio do ecossistema?
Como as primeiras comunidades surgiram?
Como saber que cor de cabelo combina com meu tom de pele?
Quanto tempo fica um fuzileiro naval na Marinha?
Como o homem pode modificar uma paisagem natural?