Por hora ou por ora: significado
O “por hora” indica tempo, e pode ser usado para se referir a algo que acontece a cada hora ou a distância que um veículo percorre. Já o “por ora” é uma expressão que significa por enquanto, por agora, neste momento, e geralmente vem acompanhada de vírgula.
“O metrô transporta mais de cem mil passageiros POR HORA.” (Ou seja, a cada 60 minutos, cem mil passageiros utilizam esse meio de transporte.) Já a palavra ORA (sem H) significa "agora", "neste momento". A expressão POR ORA, sem H, é usada no lugar de POR ENQUANTO ou NESTE MOMENTO.
Ora, ora são conjunções alternativas. Elas se bastam. Dispensam a companhia da conjunção e: Ora estuda, ora trabalha. Ora faz sol, ora faz chuva.
A qualquer hora. Afinal, como diz o outro, toda hora é hora. Ora quer dizer por enquanto, por agora: Por ora, a velocidade máxima é de 80km por hora.
Uso errado de e/ou: Os visitantes podem escolher um prato de carne e/ou peixe. Forma correta com a conjunção ou: Os visitantes podem escolher um prato de carne ou peixe. É também errado o uso de e/ou quando se pretende transmitir apenas a soma dos elementos, devendo nesses casos ser utilizada apenas a conjunção e.
24 curiosidades que você vai gostar
Ó é uma interjeição vocativa que indica chamamento ou invocação e oh é uma interjeição exclamativa que indica admiração, espanto, dor, alegria. A interjeição Ó é usada no discurso direto e forma o vocativo juntamente com o nome ou o adjetivo identificativo do nome que invoca.
Significado de É
É vem do verbo ser. O mesmo que: existe, acontece, vive, faz, relaciona, significa, representa, está.
Para é a forma mais correta de escrita da preposição, estando o seu uso sempre adequado. Deverá ser usada na linguagem escrita e na linguagem formal. Pra é a forma mais informal da preposição, devendo apenas ser utilizada na linguagem falada ou em textos informais e descontraídos.
Gíria usada nos dias atuais. Talvez seu significado venha do pensamento que tudo que é novo é bom. Tipo algo que foi inventado recentemente, "é da hora" .
Momento tido como referência para o início de determinada operação militar. Momento preciso.
É recomendável que as correlações conjuntivas “ora... ora”, “quer... quer”, “ou...ou” sejam separadas por vírgula ao se passar para a outra oração.
Um dos pilares da gramática é a ortografia
Por exemplo: o certo é “siga-nos”, e não “ciga-nos”. A palavra ortografia tem origem grega: “ortho” significa “correto; “grafo” significa escrita. Sendo assim, a ortografia é a escrita correta.
Uso obrigatório da crase
Quando o verbo exigir preposição a e a seguir houver um artigo a e um substantivo feminino. Exemplos: ...
Em expressões que indiquem hora. Antes de locuções indicativas de horas, o acento grave deve ser utilizado. ...
Em locuções femininas que indicam modo, tempo e lugar. ...
Antes das palavras casa e terra.
Honrra ou honraA forma correta de escrita da palavra é honra, com apenas um r. A palavra honrra, com rr, está errada. O...
1 apesar de, ainda que, mesmo que, não obstante, embora, malgrado, nada obstante, independentemente de.
Ora, qualquer pessoa que ouvisse a gíria, que quer dizer o mesmo que "legal", sabe de imediato que são duas palavras, "da" + "hora". A lógica é clara: uma coisa da hora é uma coisa do momento, da moda, e portanto boa (presume-se).
1. Daora. Significa algo muito louco, legal, divertido. Aquele jogo é muito daora.
Algo/alguém muito legal, divertido, interessante. Semelhante a daora e show.
Significado de Pra
preposição Forma reduzida da preposição "para" ou de sua junção com os artigos definidos (o, a, os, as) e/ou com seus pronomes homônimos (pra, pro, pras, pros). Muito usada no português brasileiro tanto em sua variedade oral quanto escrita. Etimologia (origem da palavra pra).
Havendo uma construção frásica com a presença do artigo definido o, deverá ser usada a forma contraída do. Havendo uma construção frásica com a presença do artigo definido a, deverá ser usada a forma contraída da. Não havendo a presença de um artigo definido, deverá ser usada a preposição de.
Pra é a contração de “para a”. Por exemplo: Hoje não vou pra escola. Para, por sua vez, é uma preposição.
...
Quando usar para
Eu não vou para a casa dela sozinha.
Para abrir a porta, basta acionar o botão.
Ele não entregou a carta para ela.
Sentido próprio e figurado das palavras
Sentido próprio: sentido literal da palavra, sendo o sentido comum que se costuma atribuir a determinada palavra.
Sentido figurado: sentido simbólico, figurado, que pode ser atribuído a uma palavra.
As palavras são sequências de letras e sílabas que dão nomes a tudo aquilo que fazemos, sabemos, vemos, sentimos, pensamos, tudo o que é real ou não. Cada palavra corresponde a um elo dentro de uma extensa cadeia, como uma corrente de outras palavras, as quais formam o léxico de uma língua.
Na língua portuguesa, uma palavra (do latim parábola, que por sua vez deriva do grego translit. parabolé) pode ser definida como sendo um conjunto de letras ou sons de uma língua, juntamente com a ideia associada a este conjunto.
Podemos chamar a saudade, no exemplo apresentado, sem usar a interjeição – «Saudade de sair sem lenço nem documento... Saudade» – ou então recorrendo à interjeição – «Saudade de sair sem lenço nem documento... Ô saudade» – e, neste caso, o uso da vírgula é desnecessário e incorreto.
Como passar uma oração para voz passiva?
Como colocar brilho nos olhos?
Como aplicar a barita na parede?
Pode cobrar a taxa da máquina de cartão do cliente?
Como trabalhar os músculos do abdome?
Como preparar a argila para passar no rosto?
Qual o melhor tipo de tratamento para o portador de Tab?
Qual o objetivo de se trabalhar o nome na educação infantil?
Como trabalhar marchinhas de carnaval?
Como inserir caixa para preenchimento no Word?
Como trabalhar a honestidade em sala de aula?
Como trabalhar o tema família com as crianças?
Como escrever o gênero notícia?
Quais são os conceitos matemáticos trabalhados na Educação Infantil?
Como fazer o traçado das letras?
Como trabalhar cores primárias e secundárias na educação infantil?
Como trabalhar com a mesa radiônica?
Como trabalhar para a Microsoft home office?