Segundo Shuqair (1996) o Estado tem o dever de prestar benefícios aos cidadãos a fim de proporcionar a melhoria das condições de vida. Para a Organização Mundial da Saúde, o conceito de saúde “é o completo bem estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença”.
Saúde é um direito humano fundamental, reconhecido por todos os foros mundiais e em todas as sociedades. Como tal, saúde se encontra em pé de igualdade com outros direitos garantidos pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948: liberdade, alimentação, educação, segurança, nacionalidade etc.
A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
A saúde consta na Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, no artigo XXV, que define que todo ser humano tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar-lhe e a sua família, saúde e bem-estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis.
Possuir conhecimentos sobre Saúde permite a busca pela vida saudável que terá como conseqüência a prevenção de doenças e o autocuidado que é influenciada pela educação, pela família, pelo ambiente de trabalho, pela comunidade e pela comunicação social.
22 curiosidades que você vai gostar
Cuidar da saúde é uma atitude que deve ser tomada, diariamente, para evitar doenças e, claro, para manter uma vida mais equilibrada. No entanto, muitas vezes, devido à rotina cada vez mais agitada, as pessoas acabam se esquecendo do cuidado que deveriam ter com a saúde.
Respeitar as orientações ajuda não apenas a manter a saúde nas fases infantil e adulta, como também proporciona um melhor envelhecimento. É que o acompanhamento rotineiro impacta positivamente na longevidade, na qualidade de vida e reduz os índices de mortalidade. Na hora de consultar, prefira um Centro Médico!
A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, abrangendo desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Primária, até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país.
Mas além do que é entendido por cuidado - como atendimentos médicos, exames e fornecimento de tratamentos - o SUS também é responsável pela vigilância sanitária brasileira, fiscalização de alimentos e medicamentos, além de desenvolvimento de novas políticas públicas de saúde2, tornando-o essencial, mesmo para aqueles ...
Saúde e educação são as duas principais políticas públicas do país. São elas que podem produzir um mínimo de igualdade num país tão desigual. Prover saúde pública de qualidade significa garantir e respeitar a dignidade de cada cidadão que integra e constrói a sociedade brasileira.
Uma vida saudável em sociedade é um fator determinante para o bem-estar de qualquer pessoa. E, para isso, passar o tempo com pessoas que amamos, como amigos e família, constroem esse caminho de empatia e melhoria de vida em comunidade. ... Mas isso tem um impacto positivo na vida em sociedade como um todo.
Isto equivale a dizer que as práticas ligadas à saúde são, sempre, aspectos culturais de uma sociedade, porque atravessam o fazer humano. Sendo assim, a relação entre cultura e saúde constitui um campo amplo, diversificado, que pode ter múltiplas ressonâncias.
De forma mais específica, a educação em saúde consiste basicamente no planejamento e na execução de atividades que visam prevenir doenças e suprimir carências das populações, como práticas inadequadas de higiene, que ignoram a importância de cuidados básicos para prevenção e controle de epidemias (CANDEIAS, 1997).
A importância da qualidade de vida no trabalho é crescente no atual contexto económico e social, tendo em conta a relevância que o emprego representa na vida das pessoas e o quanto um bom ambiente organizacional pode ser útil na gestão das pessoas e na melhoria da produtividade das empresas e organizações.
SAÚDE COMO FENÔMENO
Atributo, fato, função orgânica, estado vital individual ou situação social, definido negativamente como ausência de doenças e incapacidades ou positivamente como funcionalidades, capacidades, necessidades e demandas.
Brasileiro paga em média R$ 2,2 mil ao ano para bancar SUS e plano de saúde.
Cerca de R$ 290 milhões do gasto anual do SUS decorre de inatividade física, diz estudo da UFF - Notícias - Portal da Câmara dos Deputados.
O Brasil oferece o Sistema Único de Saúde (SUS) como modelo de gestão da saúde pública. O acesso global e gratuito ao atendimento médico está garantido pela Constituição de 1988, quando o modelo foi criado. Atualmente, mais de 150 milhões de brasileiros dependem exclusivamente da rede pública.
A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantida através de políticas publicas sociais e econômicas que visem à redução de risco e de outros agravos e ao acesso igualitário e universal as ações de serviço, promoção e proteção.
A saúde é um direito de todos por que sem ela não há condições de uma vida digna, e é um dever do Estado por que é financiada pelos impostos que são pagos pela população.
Saúde é um direito universal garantido pela Constituição Federal de 1988. Isso quer dizer que todos têm direito a tratamentos adequados, fornecidos pelo poder público.
Para tanto, deve-se considerar nos seguintes aspectos: o papel da cultura nas práticas da saúde o de que a cultura é um atributo humano, ela é uma construção histórica, é disciplinadora, é a institucionalização dos modos de viver a vida, de que há diferentes e heterogêneas culturas, seja entre profissionais e usuários, ...
Fatores sociais e culturais são grandemente associados com vários processos de vida do ser humano. ... Esses aspectos socioculturais estão inseridos em diversas áreas da saúde principalmente naquelas mais estigmatizadas pela sociedade tais como infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e doenças mentais1,2.
Trata-se de experiência integradora, total e totalizante, de pertencimento e, consequentemente, formadora e mantenedora de grupos sociais que compartilham, comunicam e replicam suas formas, instituições e os seus princípios e valores culturais. ...
Qual o crime da pirâmide financeira?
Como enviar uma mensagem para vários celulares ao mesmo tempo?
Como enviar um convite do Spotify?
Como faço para mandar currículo para BRF?
Qual melhor produto para limpar pedra portuguesa?
Como mandar uma mensagem direta?
Como pedir desculpas para alguém pelo Whatsapp?
Como é feito ultrassonografia de aparelho Urinario?
Tem como mandar mensagem sem mostrar o número?
Como enviar SMS anônimo grátis?
Como fazer referência de capítulo?
Como citar 3 autores na referência Bibliografica?