Sabedoria, sapiência ou sagacidade é a condição de quem tem conhecimento, erudição O equivalente em grego "sofia" é o termo que equivale ao saber;
O termo encontra definições distintas conforme a ótica filosófica, teológica ou psicológica.
Termo de origem grega, sophia é um termo fundamental na linguagem filosófica. Designa uma forma superior de conhecimento caracterizado por supremo ser vital, influindo na vida de quem a possui, ser supremo, o conhecimento do absoluto, de Deus - ser ordenador, colocando ordem em todo o saber e atividade.
Segundo a bíblia o sábio é aquele que conhece e teme a Deus. Não adiantaria nada termos todo conhecimento do mundo e perdermos a salvação de nossas almas por não caminhar com aquele que criou todas as coisas.
Significado de Sabedoria
Excesso de conhecimento; erudição: o físico foi premiado por sua sabedoria. Conhecimento adquirido pela experiência: não frequentou a escola, mas tinha a sabedoria do trabalho. Característica do que ou de quem demonstra sensatez, reflexão: o líder era a expressão da sabedoria.
Significado de Sábio
Sujeito que age ou se expressa com moral e razão, com senso e equilíbrio; sensato: sábias palavras, sábias medidas. Filósofo, pensador que se destaca dos demais pelo seu excesso de conhecimento, pela sua experiência de vida e por viver de modo irrepreensível.
31 curiosidades que você vai gostar
O sábio é aquele que tem paciência para aprender a respeito das coisas e inteligência para executá-las corretamente, sempre respeitando a moral, a ética, os costumes. ...
6 maneiras de se tornar mais sábio
Sociabilidade. Pesquisas mostram que pessoas que mantém maior contato com outras pessoas são mais sábias que aquelas que são mais reclusas. ...
Cabeça aberta. ...
“Eu posso estar errado” ...
Experiências novas. ...
Autoconhecimento. ...
Conheça o que acontece à sua volta.
O que é Sabedoria:
Sabedoria é o substantivo feminino que é a característica de uma pessoa sábia e que significa um conhecimento extenso e profundo de várias coisas ou de um tópico em particular. A sabedoria muitas vezes é indicativo de uma pessoa instruída, que tem muito juízo, bom senso e se comporta com retidão.
INTIMAMENTE UNIDO à virtude teologal da caridade, o dom da sabedoria confere à alma um conhecimento muito especial de Deus, que a leva a possuir “uma certa experiência da doçura de Deus”6, em si mesmo e nas coisas criadas, enquanto se relacionam com Ele.
Conhecimento é a informação que foi analisada, compreendida e incorporada. Por sua vez, a sabedoria é o conhecimento que passou pela análise de valores, crenças, moral e ética do indivíduo. Logo, não existe sabedoria sem conhecimento e nem conhecimento que não parta da obtenção de informações por meio de dados.
A sabedoria vem da oração, da fé e do silêncio com Deus. Que Deus, em sua infinita sabedoria e misericórdia possa nos perdoar em todas as nossas falhas e imperfeições. Deus é que tem sabedoria e poder; a Ele pertencem o conselho e o entendimento. Buscar a sabedoria divina é alimentar a alma.
A diferença não é nada sutil, ainda assim, muitas pessoas costumam confundir inteligência com sabedoria. Então, deixa-me contar um segredo: inteligência e sabedoria são coisas bem diferentes. A inteligência é a habilidade de manejar conhecimento e aplicá-lo. ... A sabedoria não nasce do cárcere de ideias.
“Feliz o homem e a mulher que acha a sabedoria, e o homem e mulher que adquire conhecimento” (Provérbios 3.13 – adapt.). ... O conhecimento, do latim cognoscere, “ato ou efeito de conhecer” e compreendido “como resultado de processos de aprendizagem, não existe no abstrato.
A ideia de sabedoria dos antigos estava ligada a uma valorização da vida e desta vida, deste mundo, e por isso mesmo era importante saber viver, viver bem, êu zên. Já no cristianismo medieval, sabedoria se torna saber sofrer e saber morrer.
Aristóteles, em sua Metafísica, definiu a sabedoria como a compreensão das causas, ou seja, saber porque as coisas são de um certo modo, que é mais profundo do que simplesmente saber que as coisas são de uma certa maneira.
É o dom que nos permite discernir qual o melhor caminho a seguir, a melhor atitude a adotar nos diferentes contextos que a vida nos apresenta.
O Catecismo da Igreja Católica citando o livre da sabedoria diz: “A sabedoria é um eflúvio do poder de Deus, emanação puríssima da glória do Todo-poderoso; por isso nada de impuro pode nela insinuar-se. É reflexo da luz eterna, espelho nítido da atividade de Deus e imagem de sua bondade (Sb 7, 25-26).
A Palavra de Sabedoria é uma lei de saúde revelada pelo Senhor para benefício físico e espiritual de Seus filhos. Em 27 de fevereiro de 1833, conforme registrado na seção 89 de Doutrina e Convênios, o Senhor revelou quais alimentos são bons para nós e quais substâncias não são boas para o corpo humano.
“É a revelação sobrenatural ao homem de algum detalhe do conhecimento de Deus. É a comunicação de fatos e de informação que são humanamente impossíveis de serem conhecidos”. Deus revela as coisas que são necessárias para o incremento da Sua vontade e propósitos em qualquer situação. ...
A verdadeira espiritualidade é uma experiência de crer e conhecer, tanto quanto uma satisfação de sentimento. ... Sabedoria é a capacidade de aplicarmos esse conhecimento através das experiências de vida, sem ter que temermos sobre o que e como estamos agindo. Esta é a fonte do poder da sabedoria espiritual.
A sabedoria se relaciona também com o autoconhecimento, compaixão, benevolência e comportamento ético.
A palavra virtude deriva do termo grego aretê e se refere ao conceito de excelência. ... No entanto, a sabedoria também pode ser louvada quando se configura como resultado de um hábito e, se um hábito é louvado, logo ele é uma virtude.
Uma pessoa sábia não é guiada pelas regras, mas por uma convicção muito mais profunda.
...
Elas não culpam os outros pelos seus erros. ...
Elas reconhecem sua ignorância. ...
Elas são curiosas. ...
Elas não se deixam dominar pelas emoções. ...
Elas não acreditam que são melhores que outros.
Sabedoria rima com empatia, e colocar-se no lugar do próximo é uma atividade que o sábio realiza com frequência. Para isso, ele não tem preconceito nem deixa que suas opiniões pessoais interfiram no julgamento que eventualmente faz de pessoas e circunstâncias.
Sábio não é aquele que acumula muitos conhecimentos e experiências, e sim aquele que sabe usar de forma eficaz cada coisa aprendida, e além disso é capaz de ignorar tudo aquilo que não é útil, que não lhe permite crescer para avançar como pessoa. Viver é, no fim das contas, economizar e saber o que é importante.
Qual maior frota de aviões do Brasil?
Como mudar a rádio no GTA 5 pc?
Para que serve o grill elétrico?
Qual a distância entre a fossa e o sumidouro?
O que é considerado como carne vermelha?
Qual a importância do professor leitor para o trabalho com a leitura e a compreensão?
Para que serve a cor lilás na cromoterapia?
Não faz coisa julgada a sentença que condena em alimentos?
O que é preciso para fazer espermograma?
O que é o sistema proprioceptivo?
Por que 2 é o único número par primo?
O que é de competência da União?