Afluente: é o curso d água que deságua em um rio principal ou em um lago. São os afluentes que alimentam o rio principal; Subafluente: é o rio que deságua no rio afluente; ... Confluência: é o ponto de junção entre dois fluxos d água para formar um novo rio.
Corga ou Corgo - exemplos: corga do Vale das Antas, afluente do rio Castro Laboreiro e corgo de Areias, afluente do Guadiana.
Significado de Afluente
substantivo masculino Rio ou riacho que deságua em outro maior; corrente de água que se alimenta de outra maior: o Tocantins é um afluente do Amazonas.
Afluente ou tributário são os rios e cursos de água menores que desaguam em rios principais. Um afluente não flui diretamente para um oceano, mar ou lago. Os afluentes e o rio principal servem para drenar uma determinada bacia hidrográfica. Ao ponto de junção entre um rio e um afluente é dado o nome de confluência.
Foz: é o local onde uma corrente de água, como um rio, deságua. ...
Afluente: é o curso d água que deságua em um rio principal ou em um lago. ...
Subafluente: é o rio que deságua no rio afluente;
Meandro: é o caminho tortuoso de um curso d água;
Confluência: é o ponto de junção entre dois fluxos d água para formar um novo rio.
27 curiosidades que você vai gostar
As partes de um rio mais conhecidas são a nascente, leito e foz. Entretanto, existem outros conceitos que se relacionam com a estrutura de um curso d água. Rio é uma corrente de água natural que se dirige para o mar, para um lago ou para outro rio.
O Amazonas percorre territórios do Peru, Brasil e um pequeno trecho da Colômbia. A bacia hidrográfica do Amazonas ultrapassa os sete milhões de km² e é formada por cerca de 1.100 afluentes.
Seus principais afluentes são o Rio Branco e o rio Vaupés que disputa ser o começo do rio Orinoco junto com o rio Guaviare, drena a região leste dos Andes na Colômbia. Após passar por Manaus, une-se ao rio Solimões e a partir dessa união este último passa a chamar-se rio Amazonas.
A palavra afluente pode ser um substantivo masculino, significando um rio que deságua em outro, ou um adjetivo, significando algo abundante ou que aflui em direção a outro. ... Enquanto substantivo, efluente é sinônimo de resíduo, rejeito, despejo e esgoto.
Afluente: é o curso d água que deságua em um rio principal ou em um lago. São os afluentes que alimentam o rio principal; Subafluente: é o rio que deságua no rio afluente; ... Foz ou embocadura: é o local onde uma corrente de água, como um rio, deságua.
Para que o efluente seja liberado no meio ambiente, o mesmo deverá seguir normas e apresentar aspectos pré determinados, para que assim o risco de contaminação na natureza seja menor. Aquilo que aflui. Afluentes são pequenos cursos d água, sejam eles rios, riachos, córregos, etc., que deságuam em um rios maiores.
Portanto, para celebrar a data, conheça um pouco mais sobre cinco rios muito importantes para o país:
Amazonas. A Amazônia é conhecida mundialmente pela quantidade de água doce que oferece, e o rio Amazonas é o principal da região. ...
São Francisco. ...
Tocantins. ...
Paraná ...
Tietê
Encachoeirados e com muitos desníveis entre a nascente e a foz, os rios de planalto apresentam grandes quedas-d água. Assim, em decorrência de seu perfil não regularizado, ficam prejudicados no que diz respeito à navegabilidade. Os rios São Francisco e Paraná são os principais rios de planalto.
Já a maior parte dos afluentes da margem direita do rio São Francisco é formada por rios temporários ou sazonários, que costumam desaparecer na estação seca. Este fenômeno é mais freqüente no norte de Minas Gerais e na Bahia.
Importante destacar que, até chegar ao local da acumulação da água fluente, o Amazonas recebe diversos nomes, como: Ene, Tambo e Ucayali, entre outros. Ao entrar no Brasil, ele recebe o nome de Solimões, e somente após o encontro como rio Negro é que ele é denominado como Rio Amazonas.
Os principais rios e afluentes que compõem a Bacia Amazônica são:
Rio Madeiras;
Rio Xingu;
Rio Trombetas;
Rio Branco;
Rio Purus;
Rio Tapajós;
Rio Içá;
Rio Japurá;
Desse ponto até a foz recebe o nome de Amazonas. No território brasileiro, esse grande e importante rio desce de 82 metros de altitude, em Benjamin Constant, dirigindo-se ao oceano depois de uma trajetória de 3.165 quilômetros.
Todos os rios brasileiros, com exceção do Amazonas, possuem regime pluvial. Uma pequena quantidade de água do rio Amazonas provém do derretimento de neve na cordilheira dos Andes, caracterizando um regime misto (nival e pluvial). Todos os rios são exorréicos. ... No restante do país os rios são perenes.
Confluência: é o ponto de junção entre dois fluxos d água, que se reúnem para formar um novo rio; Talvegue: é a parte mais profunda do leito do rio; Meandro: curva do curso d água; Foz ou embocadura: é o local onde uma corrente de água, como um rio, deságua.
Nascente é o começo do curso de água e o fim do curso é chamado de foz, sendo que um curso de água corre de montante para jusante.
Genericamente, um rio é um curso de água natural que percorre certo caminho até desaguar em outro rio, lago ou mesmo no mar. ... Um rio origina-se a partir do momento que as águas subterrâneas são expelidas ou afloram para a superfície, desse modo vão se acumulando e formam um olho-d água.
Qual é a droga que é um pó branco?
Como são caracterizadas as plantas da Caatinga?
Como saber se ele superou o término?
Como se caracteriza a estrutura etária de?
Como se casar com um membro da realeza?
Como mudar a senha da minha Internet Cabo Telecom?
Quais são as 4 principais formas de relevo indiano?
O que é uma dispersão coloidal?
Qual a diferença entre o casamento indiano é brasileiro?
Como funcionam as aulas do Descomplica?
É possível passar em concurso público?
Como usar uma pistola de pintura de gravidade?
Como incluir uma pessoa no CNPJ?
Como fazer portabilidade do Pix?
Como funciona a oferta e demanda?
O que é o sentimento de onipotência?