O que é redundância exemplos?

Pergunta de Joaquim Loureiro em 02-06-2022
(11 votos)

O que é uma redundância: A redundância se refere a alguma situação em que as informações já tenham sido dadas e que novamente voltam a ser mencionadas em outro momento. Exemplo: "O diretor falou durante quatro horas seguidas o que poderia ter dito em 40 minutos".

Quais são os tipos de redundância?

Quais são os tipos de redundância?Duplicação de dados. ... Duplicação de sistemas. ... Duplicação de redes. ... Duplicação do data center. ... Duplicação de infraestrutura física. ... Aumenta a disponibilidade dos serviços. ... Não interrompe a geração de receitas. ... Reduz as paralisações das operações.


O que é redundância de palavras?

A redundância é conceituada por um excesso de palavras que trazem a mesma ideia, caracterizada geralmente como pleonasmo ou tautologia.

Como identificar uma redundância?

Ocorre redundância quando, numa frase, repete-se uma ideia já contida num termo anteriormente expresso. Assim, as construções redundantes são aquelas que trazem informações desnecessárias, que nada acrescentam à compreensão das mensagens.

O que é uma pessoa redundância?

O que é Redundante:

Ela tem origem do latim redundare, que significa “voltar”. Uma pessoa é redundante quando conta a mesma história por diversas vezes, não modificando o que diz ou prolongando o seu discurso, fazendo com que a mensagem esteja carregada de repetições.

Redundância: o que é a redundância? Como funciona?


30 curiosidades que você vai gostar

O que é a redundância na comunicação?

Redução da informação da mensagem devido à repetição de unidades ou grande previsibilidade dessas unidades com o objetivo de equilíbrio dos efeitos provocados pelo ruído (interferências, obstáculos à transmissão da mensagem) na comunicação.

O que é ambiguidade é um exemplo?

A ambiguidade, também chamada de anfibologia, é a duplicidade de sentidos numa mesma sentença. Neste caso, quando seu uso é intencional, a ambiguidade é considerada uma figura de linguagem. ... Exemplo: Adoro meu vizinho, mas o cachorro não para de ladrar.

É errado usar redundância?

No geral, a redundância deve ser evitada, pois pode passar a impressão de que o texto está fraco e vazio, por ficar dando voltas na mesma conclusão.

Como evitar a redundância?

Basicamente, para evitar a redundância, basta apenas não dizer a mesma coisa duas vezes ou mais em uma mesma sentença. Não é possível “encarar” de costas ou de lado, por exemplo, então, é desnecessário dizer que alguém “encarou de frente” um problema, já que a palavra “encarar” já significa olhar de frente.

Qual sinônimo de redundância?

2 prolixidade, difusão, eloquência, facundidade, logorreia, loquacidade, verborragia, verbosidade. Superabundância: 3 abundância, superfluidade, demasia, exagero, excesso, exorbitância, nimiedade, sobejidão, superabundância.

O que é omissão de redundância?

Uma redundância é uma repetição desnecessária de ideias, também chamada de pleonasmo vicioso ou tautologia. As redundâncias são usadas frequentemente em linguagem cotidiana, mas são um vício de linguagem, contribuindo para o empobrecimento do discurso.

O que é pleonasmo é um exemplo?

É uma redundância, a repetição de palavras apenas para reforçar a ideia expressa. Por exemplo: “descer para baixo”, “subir para cima”, “sair para fora”.

O que é redundância internet?

No contexto de Tecnologia da Informação, redundância é a duplicação de componentes essenciais que aumentam a confiabilidade e segurança de determinado sistema, assim como sua disponibilidade.

O quê redundância e quais os tipos possíveis de redundância?

Redundância, no contexto da TI, significa a duplicação de componentes para garantir serviço ininterrupto e evitar perda de dados. ... Para assegurar a continuidade do serviço em caso de falhas ou catástrofes, o sistema deve ser administrado de forma redundante também em nível de softwares, nuvem e até mesmo estrutura.

Como enxugar o texto?

O mesmo pode ser feito com quaisquer palavras ou expressões que se queira evitar.
...
Alguns exemplos, evitar ou remover completamente:Gerúndio.Voz passiva.Advérbios.Pronomes indefinidos.Palavras de “excesso” ou imprecisão (muito, bem, bastante, um monte, vários, diversos etc.)

Como escrever de forma clara e concisa?

Você pode manter seu artigo conciso e preciso seguindo as seguintes orientações:Use somente uma ideia por frase;Use a voz ativa, e não a passiva, onde possível.Exclua palavras desnecessárias ou vagas, e substitua-as por palavras mais específicas.

Como por exemplo é redundante?

Os termos como e por exemplo transmitem ambos a ideia de exemplificação. Isso quer dizer que a construção “como, por exemplo” configura um pleonasmo. Esse fato não configura um erro em si, pois a redundância trazida pelo pleonasmo pode ocorrer por dois motivos.

Qual a diferença entre redundância e ambiguidade?

O pleonasmo consiste em intensificar o significado de um elemento do texto por meio da redundância, isto é, da repetição da ideia já expressa por esse elemento. II. A ambiguidade não pode ser considerada um vício de linguagem, já que não provoca qualquer tipo de dificuldade para a interpretação de um texto.

É errado falar pleonasmo?

A palavra pleonasmo vem do grego. Na língua de Platão e Aristóteles, quer dizer superabundância. Em bom português: repetição de uma ideia com palavras diferentes. ... Aí, deixam de ser figuras de linguagem e passam a ser vício.

É errado usar tão?

advérbio Em que grau; de que maneira; em que quantidade; geralmente, utilizado para expressar uma relação de igualdade: tão triste, que me entristecia vê-la; tão caridoso, que emocionava a multidão. ... Etimologia (origem da palavra tão).

Como identificar ambiguidade em uma frase?

Ele sentou na cadeira e quebrou o braço. Esse é um exemplo de ambiguidade lexical, já que a palavra braço pode assumir mais de um significado: braço da cadeira ou braço da pessoa. Na construção dessa frase não fica claro qual foi o braço quebrado.

O que é uma coisa ambígua?

Ambíguo é um adjetivo na língua portuguesa que define algo que tem ou pode ter mais do que um sentido. Alguma coisa que pode ter múltiplos significados. Na gramática da língua portuguesa, diz-se que uma palavra, vocábulo ou frase é ambígua quando apresenta um sentido que permite diferentes interpretações.

O que é ambiguidade resposta?

Podemos resumir o conceito de ambiguidade como um duplo sentido em uma mesma sentença ou frase. É quando temos palavras ou estruturas que podem ser interpretadas de duas formas diferentes, causando confusão no discurso.

Que seria o elemento básico da comunicação redundância?

O que seria o elemento básico da comunicação redundância? a) É a parte do código conhecida e utilizada por um emissor ou um receptor. Para uma comunicação eficiente, é preciso que emissor e receptor não apenas usem o mesmo código, como também a redundância.

O que é gerundismo e exemplos?

O gerundismo dá a ideia de um futuro em andamento, uma ação duradoura que não será finalizada nunca; já o gerúndio usado na forma adequada, dá ideia de uma ação em andamento. Exemplos de Gerundismo: Eu vou estar anotando. Vou estar providenciando os documentos.



Outras questões

Quanto tempo demora para fazer a carteira de moto?

Qual o nome do DST provocada pelo HPV?

Quais cirurgias podem ser feitas pelo SUS?

Porque não pode deixar a argila secar no rosto?

Quanto tempo vive a abelha rainha?

Como e onde nasceu a língua portuguesa?

Qual é a face vestibular do dente?

Quantos anos tem 2 semestre?

Quem é mais forte Orochimaru ou Naruto?

O que diz o artigo 6 da Constituição Federal?

Qual a função do verniz na pintura?

O que é estado gasoso exemplos?

Tem animais com K?

Quais são os principais elementos da arte visual?

O que é trainees em uma empresa?

Quantos filhos China?

O que é uma transformação isotérmica Isobárica e Isocórica?

Qual é a teoria de Schumpeter?

Como fazer transferência de banco para outro banco?

Vai embora sinônimo?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com