Introdução. Por vícios redibitórios entende-se aqueles defeitos ocultos em coisas que foram recebidas por via de um contrato bilateral comutativo, ou de doações onerosas (até o limite do encargo).
- A redibição do contrato é direito potestativo, cujo exercício deve ser realizado no prazo legal, sob pena de decadência - Necessária a comprovação dos fatos constitutivos do direito do autor, com fulcro no art. 333 , I, do CPC , sob pena de improcedência do pedido pórtico.>
É o defeito oculto da coisa recebida que a torna inapropriada ao fim a que se destina ou que lhe diminui o valor.
Consequências do vício redibitório
Identificado o vício redibitório, o comprador pode rejeitar a coisa, requerendo a devolução do valor, ou requerer o abatimento proporcional do preço, como previsto nos Arts. 441 e 442 do Código Civil.
Prazo para ação redibitória de coisa móvel decai em 30 dias após constatação do defeito oculto. Caso o consumidor detecte defeito oculto em coisa móvel dentro de 180 dias após a aquisição, ele terá o prazo de 30 dias, a partir da verificação do vício, para ajuizar a ação redibitória.
24 curiosidades que você vai gostar
O vício oculto é um defeito ou falha de fabricação que se manifesta após certo tempo de uso do produto, por exemplo, um veículo novo, cuja fábrica instalou uma peça defeituosa, que vem a apresentar defeito no câmbio após meses de uso... ... II - noventa dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis.
A ação redibitória é o meio de que pode servir-se o adquirente para enjeitar a coisa por vícios ou defeitos ocultos. A ação estimatória ou quanti minoris tem por objeto a obtenção de abatimento do preço.
O Código Civil de 2002 prevê nos arts. O vício redibitório é objetivo, atinge a própria coisa, possuindo por natureza o plano da eficácia do contrato, pois o adquirente quer o negócio jurídico celebrado, entretanto o objeto está com vicio, o qual diminui o valor ou o torna impróprio para uso. ...
Em outras palavras, Vício Redibitório é um defeito oculto, que já vem com o objeto adquirido, e o torna impróprio para o uso, ou ainda, diminui seu valor. Ainda ao analisar o artigo de lei supracitado, em caso de vício, pode o adquirente rejeitar a coisa, ou ainda, pode reclamar abatimento no preço. Art. 441.
Quem é Thanatos na mitologia grega?
Como se escreve Senhora abreviada no teclado?
Quais são os primeiros sintomas da glicose alta?
Qual a insalubridade do mecânico?
Como fazer uma reclamação na Anvisa?
O que é valor inicial da cota?
Qual o significado de tatuar uma espada?
Qual o melhor volume de treino para hipertrofia?
O que significa linfo Histiocitário?
Qual o objetivo do sacrifício?
Quais os critérios que determinam que um lugar é uma cidade?