O que é reconvenção no novo processo civil?

Pergunta de Miguel Sá Mendes em 31-05-2022
(18 votos)

A reconvenção no Novo CPC é uma das modalidades de resposta do réu. Por meio dela, o réu formula uma pretensão em face do autor da demanda, sem a necessidade de ingressar com um novo processo.

Como funciona a reconvenção no processo Civil?

A reconvenção é um pedido realizado pelo réu de um processo ao apresentar contestação sobre as alegações do autor na petição inicial. Ela é uma forma de possibilitar que o réu faça alegações e pedidos próprios dentro do processo, invertendo a estrutura do processo.


Quando se usa a reconvenção?

Só se admite a reconvenção, se houver conexão entre ela e a ação principal ou entre ela e o fundamento da defesa (contestação) (art. 315, caput): a) A conexão entre as duas causas (a do autor e a do réu) pode ocorrer por identidade de objeto ou de causa petendi.

O que se pode alegar em reconvenção?

A reconvenção é uma forma de defesa típica do réu, por meio da qual propõe a sua demanda contra o autor nos mesmos autos. De forma mais genérica, trata-se de uma resposta do réu ao pedido inicial, porque contém a defesa apresentada por meio de pedidos do réu contra o autor.

Qual a diferença de pedido contraposto e reconvenção?

- Na reconvenção o reconvinte alega fatos novos conexos com a ação principal, no pedido contraposto não cabem fatos novos, são os mesmos fatos narrados na inicial. - Na reconvenção há ampliação da cognição judicial objetiva e subjetiva, no pedido contraposto não há ampliação.

PROCESSO CIVIL - RECONVENÇÃO


21 curiosidades que você vai gostar

O que é o pedido contraposto?

É um pedido de contra-ataque do réu para o autor, invertendo, para esse novo pedido, os polos da ação (autor passa a ser réu do novo pedido e o réu passa a ser autor, com a necessidade de cumprir todos os requisitos do artigo 319 do CPC).

Em que consiste o pedido contraposto?

O pedido contraposto consiste em um pedido formulado pelo réu em desfavor do autor, na mesma peça contestatória, em que a fundamentação se baseia nos mesmos fatos que constituem a controvérsia. Assim diz o artigo 31 da Lei nº 9.099/95: “... ... Esse pedido não pode ter alegação de fatos novos.

Quando cabe reconvenção na contestação?

A contestação é com reconvenção pois o Código de Processo Civil, em seu artigo, 343, determina que a reconvenção seja feita junto com a contestação, dentro do prazo de 15 dias. Portanto, a reconvenção é a possibilidade do “ataque” no momento processual da defesa.

O que pode ser alegado no cumprimento de sentença?

Pode ser arguida tanto a ilegitimidade para a causa do exequente como a do executado. Trata-se de questão de ordem pública, daí porque se não alegada na impugnação não haverá preclusão.



Outras questões

Quem tem cisto no Ovario sente muita dor?

Como tirar restos de papel colado na parede?

Como fixar uma pia na parede?

Qual é a história da saúde pública?

Como foi a infância de Dom Pedro 2?

Como ocorreu a dominação inglesa na Índia?

Como ocorreu a evolução dos meios de comunicação?

Como foi a ocupação do Morro do Alemão?

O que foi a Marcha para o Oeste no Brasil quando e como ela aconteceu?

Qual a causa da morte do presidente Costa e Silva?

Para que serve o cabo de rede rj-45?

Que fatores contribuíram para a chegada de Vargas ao poder em 1930?

Como foi a morte de Daniel?

Como ligar para a polícia anonimamente?

Como saber se a bóia elétrica queimou?

Como faço para fazer a novena de Santa Terezinha?

Como rezar o quebranto?

Qual o santo que cura a cabeça?

Como revestir uma parede que está com umidade?

Qual a reza para quebranto?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com