O realismo foi um movimento artístico e literário surgido nas últimas décadas do século XIX na Europa, mais especificamente na França, em reação ao romantismo. Entre 1850 e 1900 o movimento cultural, chamado realismo, predominou na França e se estendeu pela Europa e outros continentes.
O que é o Realismo:
O Realismo foi um movimento artístico voltado à representação objetiva da realidade, distanciando-se do subjetivismo e do sentimentalismo que caracterizaram a escola romântica.
O realismo nasceu como um movimento de oposição ao romantismo, sendo contrário às suas características mais marcantes, como o individualismo, a subjetividade, a idealização da vida e fuga da realidade.
O Realismo no Brasil foi um movimento artístico e literário, que influenciou o país em meados do século XIX, mais precisamente no ano de 1881, através da publicação do livro de Machado de Assis: Memórias Póstumas de Brás Cuba.
Aqui, o realismo expresso em temas de paisagem é produzido por artistas como Benedito Calixto (1853-1927) e José Pancetti (1902-1958). Na representação do povo simples e de temas rurais, temos Almeida Júnior (1850-1899). No que se refere ao caráter social, podemos citar Cândido Portinari (1903-1962).
44 curiosidades que você vai gostar
Os realistas representavam a arte a partir de temas relacionados com a realidade social e cotidiana. Assim, eles buscavam retratar de maneira mais fidedigna os aspectos da realidade, seja pelo cotidiano massacrante ou pelas infiéis relações amorosas e sociais.
A sociedade se tornava menos idealizadora e mais prática, logo, o Romantismo não bastava para os artistas — e, assim, surgiu o Realismo. ... Além disso, o Realismo tinha como grande função criticar a sociedade burguesa da época, tal como apontar sua hipocrisia.
Características do realismo brasileiro
Enfoque no homem e no seu cotidiano; Crítica social; Linguagem simples e objetiva; Personagens e ambientes descritos de forma detalhada.
Dentre eles, vale ressaltar Gustave Flaubert, pai do Realismo na literatura, e Honoré de Balzac, ambos da França. Além desses, os escritores portugueses Antero de Quental e Eça de Queiroz também em muito contribuíram para a formação do Realismo no Brasil.
A partir da segunda metade do século 20, as concepções estéticas que nortearam o ideário romântico começaram a perder espaço. Uma nova tendência, baseada na trama psicológica e em personagens inspirados na realidade, toma conta da literatura ocidental. Estava inaugurado o Realismo-Naturalismo.
Os traços de uma nação são herdados, por exemplo, através de sua história e arte. Para se aprofundar em um conteúdo tão importante e tão cobrado nos vestibulares, trouxemos características de uma das escolas literárias mais importantes: o romantismo.
Naturalismo foi um estilo de época de finais do século XIX. ... O estilo possuiu características como o determinismo e a zoomorfização. Os escritores naturalistas usavam a ciência como base de composição de seus personagens, nesse ponto diferenciavam-se dos realistas.
As principais características do Simbolismo são elementos místicos e transcendentais, subjetividade, musicalidade e presença de figuras de linguagem como a sinestesia. Essas características do Simbolismo se referem a linguagem e ao estilo de escrita feitas pelos escritores simbolistas.
O Realismo é uma estética do século XIX que defende a objetividade, a moderação do sentimentalismo e a visão científica, opondo-se ao Romantismo. ... Como marco literário da estética, temos o ano de 1871, quando Eça de Queirós discursa sobre o Realismo como nova expressão de arte.
Os principais autores do realismo brasileiro são Machado de Assis, Raul Pompeia, Xavier Marques, João Lúcio Brandão, Júlia Lopes de Almeida, Aluísio de Azevedo e Artur de Azevedo. Juntos, esses nomes foram responsáveis por expandir o movimento por todo o país.
O marco inicial do realismo foi a publicação da obra Madame Bovary (1857), de Gustave Flaubert. Já o naturalismo, tem início em 1867 quando foi publicado o romance Thérèse Raquin, de Émile Zola.
A relevância de Machado de Assis para a Literatura brasileira vai muito além da escrita de livros para vestibular. Ele foi um divisor de águas na história da nossa Literatura, servindo de inspiração para as gerações de autores que o sucederam.
As principais características do Realismo remetem a uma oposição ao movimento artístico anterior, o Romantismo. Nesse sentido, opondo-se à idealização amorosa, os realistas representavam figuras humanas profundas, que fugiam aos estereótipos de herói, da amada ou do vilão, típicos dos românticos.
Diferente dos antigos movimentos culturais, o Realismo apresentava um forte caráter ideológico, marcado por uma linguagem política e de denúncia dos problemas sociais, tais como miséria, pobreza, exploração, corrupção, entre outros.
Karl Marx, em conjunto com Friedrich Engels, produz a primeira crítica consistente do modelo liberal burguês, nos âmbitos econômico, político e social.
Das influências intelectuais que mais ajudaram no sucesso do realismo denota-se a reação contra as excentricidades românticas e contra as suas idealizações da paixão amorosa. A passagem do romantismo para o realismo corresponde uma mudança do belo e ideal para o real e objetivo.
Características do Impressionismoregistro das tonalidades das cores que a luz do sol produz em determinados momentos;figuras sem contornos nítidos;sombras luminosas e coloridas;misturas das tintas diretamente na tela, com pequenas pinceladas.
O Simbolismo foi um importante movimento literário do final do século XIX. ... Autores como Baudelaire, Rimbaud, Camilo Pessanha e Cruz e Souza são alguns dos escritores que produziram tal estética, com visões de mundo bastante pessimistas e uma linguagem marcada pela imprecisão e sugestão.
A linguagem do simbolismo é criativa, espírita, subjetiva, sensorial, fluida, imprecisa, transcendental, sensual, libertária, expressiva, misteriosa, musical, expressiva, vaga e onírica.
São consideradas características do pré-modernismo:investigação e denúncia dos problemas sociais (miséria, abismos sociais, conflitos);aproximação da obra literária ao contexto sócio-político-econômico;marginalização dos personagens principais (caipira, mulato, sertanejo);
Quantos graus aguenta a cerâmica?
Qual a finalidade do projeto tampinha legal?
Como fazer a contagem de pontos professor?
Qual é a função do relé da geladeira?
Como funciona a operação de carta de crédito para o comércio exterior?
Como funciona o seguro de estágio?
Como funciona a carta de um novo emprego?
Qual o valor do seguro fiança para aluguel?
O que faz a contabilidade pública?
Quanto tempo a seguradora tem para pagar em caso de roubo?
Como é feito o processo de regionalização?
Qual a taxa de aprovação no Revalida?
O que significa saque móvel do Banco do Brasil?
Como funciona o pêndulo de radiestesia?
Quem tem direito a seguro defeso?
Como é feito o repasse da merenda escolar?
Como funciona o chuveiro da Lorenzetti?