A palavra pubalgia significa dor (algia) na região do púbis, ou seja, na união dos ossos da bacia (à frente, entre as coxas), mas é uma palavra normalmente utilizada para referir dor neste local e também na região abdominal inferior, na região inguinal (virilha) e na região superior da coxa (sobretudo nos adutores, que ...
"Pubalgia" é um termo médico utilizado para descrever a dor que surge na região baixa do abdômen e virilha, que é mais comum em homens que praticam alguma atividade física frequente, especialmente futebol ou corrida.
A principal queixa do paciente com pubalgia é dor na parte inferior do abdômen, que pode irradiar para a parte de dentro das coxas, região genital, testículos ou períneo. Esta dor ocorre durante a prática esportiva e é frequente durante episódios de chute ou ao realizar abdominais.
A pubalgia é um quadro que gera dor na virilha e na região central do osso púbis e é conhecida também por nomes como osteíte púbica, pubeíte, hérnia do esporte e outros. A doença afeta os tendões do músculo reto abdominal e adutores e a articulação da sínfise púbica, que se localiza na parte da frente da bacia.
Existem dois tipos de pubalgia: a aguda e a crônica.
15 curiosidades que você vai gostar
Alguns dos medicamentos usados para o alívio das dores e da inflamação da pubalgia são:
Cataflampro.
Cetoprofeno.
Cloridrato de tramadol.
Diclofenaco Dietilamônio.
Flanax.
Nimesulida.
Profenid.
Tramal.
O tratamento da pubalgia (osteíte púbica) varia desde medidas conservadoras com repouso das atividades esportivas e analgésicos, até o tratamento cirúrgico. Este tratamento deve ser realizado por ortopedista se outras causas de dor na virilha puderem ser descartadas.
Através do tratamento fisioterapêutico, e através de técnicas como a osteopatia promoverá o realinhamento dos ossos do púbis, normalizará os ilíacos, a coluna lombar e a extremidade inferior; Através de técnicas de cadeias musculares, cinesioterapia e eletroterapia promovendo o reequilíbrio muscular e o alívio da dor.
Geralmente, a dor na virilha não é um sintoma grave, podendo surgir tanto do lado esquerdo, como do lado direito da virilha devido às mesmas causas, como distensões musculares, hérnia inguinal e abdominal, infecções e dor ciática.
1. [ Anatomia ] Eminência triangular, na extremidade inferior do baixo-ventre, que se cobre de pêlos ao começar a puberdade. 2. [ Anatomia ] Parte anterior de cada um dos ossos ilíacos.
Para confirmação do diagnóstico da pubalgia, utiliza-se a manobra de Grava, (Figura 1), que pesquisa se há instabilidade da sínfise púbica por meio do desequilíbrio da musculatura adutora e do reto abdômen.
86-99. Devem-se considerar, entre os diagnósticos diferenciais, a pubalgia do atleta, patologias intra-articulares do quadril (como lesão labral/impacto femoroacetabular), roturas miotendíneas traumáticas (adutores do quadril; reto abdominal), além de doenças da parede abdominal, principalmente as hérnias inguinais. 2.
“A depender do grau dessa lesão e intensidade da dor, nos casos mais sintomáticos, a pessoa pode ter dor durante a atividade sexual, podendo interferir, sim, na performance”, explica o Dr.
Causas da pubalgia. A pubalgia pode ter causas músculo-esqueléticas (relacionadas com músculos, tendões, ossos, articulações, etc.) ou causas não músculo-esqueléticas (relacionadas com patologia do aparelho digestivo, do aparelho urinário, da próstata, dos testículos, dos órgãos ginecológicos, etc.).
Grande parte das lesões é causada pela falta de alongamento ou a realização inadequada dele, por isso um ponto importante para evitar a pubalgia é manter a musculatura adutora da coxa bem aquecida antes da realização de atividades físicas.
A sínfise pubiana, também denominada sínfise púbica, trata-se da articulação responsável por unir os ramos direito e esquerdo do osso pubiano. As extremidades de ambos os ossos pélvicos que dão origem à sínfise púbica são recobertas por uma delgada camada de cartilagem hialina, que se encontra ligada à fibracartilagem.
Pubalgia, pubeíte, ou osteíte púbica são nomes dados ao quadro de dor na virilha, no púbis e/ou na parte interna da coxa. O problema ortopédico é tipicamente causado por movimentos repetitivos e explosivos, em especial os que envolvem torções da pelve, como futebol, patinação, corrida e rugby.
A epididimite, a orquite, e a torção testicular podem se apresentar de forma aguda com dor na virilha. Há várias patologias ginecológicas que podem causar dor na virilha, dentre elas a endometriose que está presente em aproximadamente um terço dos casos.
Quando o desconforto é sentido na parte inferior direita, o “pé da barriga”, e mais perto da virilha é possível que tenha ligação com o intestino, apêndice ou útero. Essa região do organismo é identificada como fossa ilíaca direita, fica abaixo da linha do umbigo e mais próxima do quadril.
10 exercícios para fortalecer o core
Flexão abdominal completa. Alvos: O psoas (músculo profundo que flexiona o quadril), bastante exigido em esportes como a corrida e o ciclismo. ...
Cachorro mau. ...
Limpador de para-brisa. ...
Três apoios. ...
Remador de caiaque. ...
Super flexão de braço. ...
Elevação de perna em suspensão. ...
Ponte.
Uma boa maneira de evitar hérnia inguinal consiste em praticar exercícios físicos, no mínimo, três vezes por semana. Isso porque esse hábito ajuda a manter os músculos abdominais fortalecidos, o que diminui significativamente o risco de hérnia na virilha.
O gelo é um anti-inflamatório e analgésico natural, tornando-o indicado para diminuir o fluxo sanguíneo local, reduzir o inchaço e amenizar inflamações imediatamente após um trauma, pancada, dor de dente, tendinite, torções e esporte de impacto. O frio emitido pelo gelo diminui a temperatura na área lesionada.
Também chamada de doença pubiana, a pubalgia é bastante reincidente em jogadores de futebol, corredores profissionais e amadores. A lesão se dá pela inflamação na articulação do púbis, mais precisamente na região da virilha.
A dor no "pé da barriga" após uma relação sexual, que acontece com muita frequência, pode ser um tipo de "dor pélvica crônica". Trata-se de uma situação comum entre as mulheres, que não é grave, e o tratamento depende da doença de base.
Como produzir um texto baseado em outro?
Como programar uma reunião no Meet?
Como aprender Java do zero de graça?
Como saber se uma pessoa toma anabolizantes?
Como transformar uma planilha do Excel em um programa?
O que é o índice de indeterminação do sujeito?
Como saber se o metal e zinco?
Como achar o grupo é o período na distribuição eletrônica?
Como realizar um desejo impossível?
O que é necessário para patentear um produto?
Como se dividem as figuras de linguagem?