Psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo.
Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas.
Os objetivos da psicomotricidade são melhorar os movimentos do corpo, a noção do espaço onde onde se está, a coordenação motora, equilíbrio e também o ritmo. Estes objetivos são alcançados através de brincadeiras como correr, brincar com bolas, bonecas e jogos, por exemplo.
De acordo com a Associação Brasileira de Psicomotricidade, o conceito está relacionado a uma concepção do movimento interligado com as interações cognitivas, psíquicas, sensoriomotoras e sociais dos indivíduos. ... Assim, psicomotricidade é o estudo do indivíduo tendo o movimento como aspecto centralizador.
Psicomotricidade na educação infantil: Trabalhando o desenvolvimento da criança. ... A psicomotricidade se refere a habilidades essenciais para o desenvolvimento de seres humanos, relacionando a formação da consciência emocional do indivíduo, sua cognição e seus movimentos corporais.
Conheça quais são as áreas psicomotoras
Coordenação motora global. A habilidade de coordenação motora global está associada à consciência corporal, ao controle da musculatura ampla para realizar movimentos complexos. ...
Coordenação motora fina. ...
Lateralidade. ...
Organização espacial-temporal. ...
Esquema corporal.
35 curiosidades que você vai gostar
Respaldada por leituras consultadas destaca-se o corpo como origem da cognição, do afeto e do motor sendo estes os três pilares da psicomotricidade. De acordo com (Fátima Alves, 2003) Psicomotricidade é CORPO, AÇÃO e EMOÇÃO.
Atividades Lúdicas que Auxiliam na Psicomotricidade
Saltar a corda: Coordenação motora ampla: ...
Cobrinha: Coordenação motora ampla: ...
Lançar: Coordenação motora ampla: ...
Deslocamento: Coordenação motora ampla. ...
Deslocamento: Coordenação motora ampla: ...
Abraçados: ...
Corrida das bolinhas: ...
O presente:
A Psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança.
A psicomotricidade no desenvolvimento da criança visa favorecer o desenvolvimento cognitivo, afetivo-social e psicomotor procurando envolver jogos e atividades lúdicas para proporcionar um processo de ensino-aprendizagem significativo.
Os jogos lúdicos são práticas que promovem a aprendizagem e desenvolvem os aspectos: motor, psicológico, social e afetivo da criança. A brincadeira deve ser promovida na escola, por meio das atividades psicomotoras, de forma agradável e motivadora.
Poderão se intitular psicomotricista e exercer sua atividade, os portadores de diploma de curso superior de Psicomotricidade, os portadores de diploma de curso de pós-graduação, nas áreas de saúde ou de educação, desde que possuam, em quaisquer dos casos, especialização em Psicomotricidade, até 48 meses após a ...
Historicamente o termo "psicomotricidade" aparece a partir do discurso médico, mais precisamente neurológico, quando foi necessário, no início do século XIX, nomear as zonas do córtex cerebral situadas mais além das regiões motoras.
A psicomotricidade implica o desenvolvimento da coordenação motora grossa e o movimento de grandes grupos musculares fundamentais para a locomoção e a postura. Também engloba o desenvolvimento da coordenação motora fina, que envolve músculos menores, tais como os dos dedos e pulsos.
Têm na Psicomotricidade seus objetivos funcionais, onde os mecanismos de regulação entre o sujeito e seu meio permitem o jogo da adaptação que implica nos processos de: assimilação e acomodação. Onde a assimilação, é a transformação das estruturas próprias em função das variáveis do meio exterior (LE BOULCH, 1982).
A Educação Psicomotora tem como objetivo estimular o desenvolvimento da criança em seus aspectos motores, cognitivos e socioafetivos.
A importância da psicomotricidade é apresentada para buscar maior compreensão da necessidade de se trabalhar o corpo e a mente, de modo que a criança domine seus movimentos e melhore sua expressão corporal. ... Sendo assim, não há como pensarmos em aprendizagem se esta não estiver ligada ao movimento.
Distúrbios afetivos e psicomotores estão ligados, se influenciam e se reforçam mutuamente. Sendo assim, a psicomotricidade leva sempre em conta o individuo como um todo, pesquisando se o problema está no corpo, na área da inteligência ou na afetividade.
Psicomotricidade é uma ciência que estuda o ser humano de forma global. Para ela, aprendizado cognitivo, emoções e desenvolvimento motor estão interligados e devem ser trabalhado em conjunto. Assim, torna-se impossível separar a relação corpo e mente, pois um gera influências no outro.
Profissionais interessados em ampliar os seus conhecimentos para trabalhar com a psicomotricidade no processo de ensino-aprendizagem podem realizar uma especialização em Psicomotricidade: Clínica, Institucional, Relacional ou o curso de Ludopedagogia e/ou Psicomotricidade.
Hoje em dia, a psicomotricidade na educação infantil e suas atividades se dão por meio de três campos de atuação principais, considerados primordiais para análise e concepção de seus elementos: educação, reeducação e terapia.
A fim de que a psicomotricidade se efetive na prática, o trabalho pedagógico precisa ser direcionado para uma perspectiva na qual o papel do professor é justamente saber compreender o ser criança, e proporcionar uma metodologia participativa, com a finalidade de que sua inserção social e no espaço escolar seja ...
A Psicomotricidade também ajuda a criança a superar limites, medos e frustrações, esse trabalho é feito através das relações ou do que chamamos de psicomotricidade relacional, que trabalha o corpo da criança com o objeto, com a finalidade desenvolver habilidades sócio-emocionais da criança.
O desenvolvimento psicomotor é um processo contínuo durante o qual se dá a evolução da inteligência, da comunicação, da afectividade, da sociabilidade e da aprendizagem de forma global e simultânea. Decorre por etapas e depende da maturação do sistema nervoso central.
A abordagem psicomotora acredita que a EF deve estar envolvida com o desenvolvimento da criança, com os processos cognitivos, afetivos e psicomotores, buscando garantir a formação integral do aluno.
O objetivo da Psicomotricidade Funcional é educar de forma sistêmica as variadas condutas motrizes com relação às dificuldades encontradas por uma criança ou adulto. Procura assim, uma maneira de melhorar a integração do indivíduo na vida escolar e social.
Quando aplicamos uma força resultante?
O que é a sujeira dentro do umbigo?
Qual ferramenta usar para criar um E-book?
Quantos dias tenho que trabalhar no aviso prévio?
Que tipo de método é utilizado nas ciências experimentais?
Quanto tempo a receita leva para analisar os documentos?
Qual é o salário de um examinador de trânsito?
O que a NR 21 traz sobre exigências de medidas especiais?
Como preservar bijuteria dourada?
Para que se arrependam e eu os cure?
Qual a importância da urbanização em uma cidade?