“Uma pessoa ansiosa fica em estado de alerta com frequência, e o estresse motivado por situações como essa causa o aumento do ritmo cardíaco que, caso seja recorrente, leva ao quadro de pressão alta emocional”, completa.
Sintomas da pressão alta emocional
“A ansiedade pode contribuir para o surgimento da hipertensão, porque a ansiedade, assim como o estresse, mantém o sistema nervoso autônomo ativo, elevando as descargas de adrenalina na circulação sanguínea”, afirma o cardiologista Francisco Flávio Costa Filho.
Ou seja, o caminho mais eficiente para tratar a pressão alta emocional é através do tratamento da causa do problema. O uso de medicamentos é indicado para casos crônicos de hipertensão arterial ou quando uma pessoa está em grande risco de se tornar hipertenso devido ao histórico familiar e outras condições de saúde.
A hipertensão, na maioria das vezes, é uma herança genética. Entretanto, pode ser desencadeada por hábitos de vida como: obesidade, ingestão excessiva de sal ou de bebida alcoólica e inatividade física.
7 formas naturais de baixar a pressão alta (hipertensão)
Como controlar a pressão alta emocional
O estudo também aponta que em situações de ansiedade, o cérebro prepara o corpo para a ação como forma de resposta, elevando a pressão arterial, a frequência cardíaca e a respiração; logo, existe uma ligação entre as emoções e o sistema cardiovascular.
Como aliviar o estresse e controlar a pressão arterial?
Pressão alta exige acompanhamento médico regular e em alguns casos, até mesmo mediação. Porém, o mais importante é focar em uma mudança de estilo de vida que reduza o estresse e todas as outras causas da pressão alta emocional. Veja algumas mudanças de estilo de vida que podem melhorar a sua saúde mental e física.
A pressão alta, emocional ou não, é uma condição muitas vezes silenciosa. Os sintomas só são observados quando a pressão já está extremamente elevada. Ou seja, muitas pessoas que sofrem de hipertensão não sabem porque não apresentam sintomas. Assim, os sintomas de pressão alta emocional na verdade são sinais de estresse.
Além disso, a pressão alta tem clara vinculação com a intranquilidade e a agressividade contida que se volta contra a própria pessoa.” A pressão alta por estresse é mais comum do que pensamos. Ás vezes sentimos que estamos “prestes a explodir” de tantos sentimentos entalados e pensamentos a milhão.
A pressão alta por estresse é mais comum do que pensamos. Ás vezes sentimos que estamos “prestes a explodir” de tantos sentimentos entalados e pensamentos a milhão. Quando reprimimos essas reações químicas e não a liberamos, o estresse acumulado gera efeitos negativos e, um deles, é a hipertensão. Quando a pressão é considerada alta?
Quais são os tipos de danças mais atuais?
Como são classificados os insetos quanto ao tipo de metamorfose?
Como posso saber se tenho retenção de líquido?
Qual é a fonte usada em livros?
Com quantos anos pode tirar carteira de motorista em portugal?
O que diz o artigo 473 da CLT?
Quantas sílabas tem a palavra?
Onde vive o esquistossomose adulto?
Como tirar arranhões de vidro com pasta de dente?
Qual marcha usar em uma subida de moto?
O que afirma o artigo 32 da LDB?
Quantos ovo comer por dia para ganhar massa muscular?
O que fazer para melhorar a implantação do embrião?
Como podar uma árvore para ele não crescer muito?