O que eu posso fazer para evitar o tráfico de animais silvestres?
O tráfico de animais silvestres não é apenas uma ameaça destrutiva para as espécies de animais e para a preservação da biodiversidade brasileira, como é também uma prática criminosa. ... Desse total, 10% corresponde ao Brasil, o equivalente a 38 milhões de bichos das nossas florestas e matas.
Por abrigar a maior biodiversidade do planeta, o Brasil é um dos principais alvos do tráfico de animais. Outro fator que contribui para essa prática no país é a falta de fiscalização e de punições severas.
Entre 60% e 70% dos animais traficados no Brasil são comprados pelos próprios brasileiros. Então faça a sua parte: NÃO compre animais silvestres. NÃO compre produtos feitos com partes de animais silvestres, como penas, peles, garras e ossos.
O Projeto de Lei 4520/20 endurece a pena para quem matar, perseguir, caçar, apanhar e utilizar sem permissão animais silvestres, passando a prever reclusão de dois a cinco anos e multa. Para quem traficar espécies silvestres, a pena prevista na proposta é reclusão de três a oito anos e multa.
Para quem traficar espécies silvestres, a pena prevista na proposta é reclusão de três a oito anos e multa. Hoje, a pena prevista para todos estes crimes é detenção de seis meses a um ano e multa.
Neste caso, os animais mais procurados são araras, papagaios e beija-flores. Já os animais para companhia mais populares são iguanas, jiboias, arararas e papagaios, além de pássaros de canto e macacos. Outro uso comum de animais traficados é a biopirataria - que retira animais da natureza para pesquisas científicas.
O comércio ilegal ocasiona desequilíbrios ecológicos e sofrimento aos animais. Brasília (14) – O tráfico de animais silvestres é uma das principais ameaças à biodiversidade brasileira e pode provocar a extinção de diversas espécies a médio e longo prazo. ...
Os animais traficados são retirados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, e geralmente, são encaminhados para o Sul e Sudeste. Os principais alvos dos traficantes de animais são áreas de preservação e conservação, pois devido a grande quantidade de animais sob proteção tal área se torna alvo.
De acordo com o coordenador executivo da Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas), Raulff Ferraz Lima, os traficantes usam o conhecimento empírico dessas populações para aliciá-las e inseri-las no comércio ilegal de animais. Essa atividade criminosa traz graves consequências para o meio ambiente.
Segundo o Relatório Nacional sobre o Tráfico de Fauna Silvestre, 60% dos animais comercializados ilegalmente são para o chamado tráfico interno doméstico e os outros 40% seguem para destinos no exterior.
O tráfico de animais é configurado pela retirada de animais de seus habitats naturais e destinados à comercialização. Os destinos desses animais são zoológicos, colecionadores, laboratórios para fabricação de medicamentos, ou mortos, como a onça-pintada e jacarés, para terem suas peles ou outras partes do corpo retiradas e vendidas.
Mas os problemas dessa prática atingem também os seres humanos, pois micro-organismos presentes nos animais silvestres podem causar o surgimento de doenças e sua disseminação entre a população.
Como recuperar as fotos do Google Fotos no celular?
Como recuperar bloco de notas do celular roubado?
Como mudar do marrom para o loiro?
Qual recurso para indeferimento de justiça gratuita?
Como tirar o download do not turn off target?
Quem pode sacar o FGTS em 2021?
O que fazer quando o blush quebra?
Como recuperar o boot do Linux?
Como sair do fundo do poço das dívidas?
Como recuperar blusa de tricô?
O que é o modo de exibição do Word?
Como recuperar arquivos do Windows no Linux?
O que fazer quando estiver no tédio à noite?
Como arrumar cerdas da vassoura?
O que fazer com os amigos à distância?
Como tirar o documento de somente leitura?