Ao fazer a adesão ao Plano de Saúde, é preciso que o beneficiário preencha um formulário anexo ao contrato, com perguntas sobre suas condições de saúde e hábitos de vida, a Declaração Pessoal de Saúde, na qual constam questões acerca de doenças preexistentes, tratamentos médicos e uso de medicamentos.
O plano de saúde individual é o tipo de plano que possui como público alvo, pessoas físicas em geral. Ou seja, nessa modalidade, os convênios médicos e hospitalares podem ser contratados com o CPF, diferentemente do plano de saúde empresarial onde é requerido o CNPJ para a abertura do contrato.
De modo geral, o funcionamento é simples: a operadora do plano de saúde disponibiliza uma rede de serviços (profissionais, clínicas, laboratórios, hospitais) e cobra uma mensalidade para utilização. Vale lembrar que o empregador não tem obrigação de oferecer um plano de saúde empresarial.
Confira todos os passos.
No mercado brasileiro estão disponíveis dois tipos de plano de saúde coletivos: o coletivo por adesão e o coletivo empresarial.
Para entrar por essa via, você precisa estar sindicalizado (ou seja, deve pagar a mensalidade que a entidade cobra de seus afiliados). Para cuidar da parte burocrática, você pode procurar por um corretor de seguros de saúde ou buscar uma administradora de benefícios, como a Qualicorp e a AllCare.
De acordo com o Artigo 468, da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), após o plano de saúde ser concedido ao colaborador, é de obrigação do empregador manter o benefício e não cancelá-lo ou alterá-lo de maneira unilateral, ou seja, causando prejuízo ao funcionário. Para quem é o Plano de Saúde? um orçamento completo!
A empresa deve levar em consideração no momento de oferecer o benefício ao funcionário que existe um período de carência para entrarem em vigor. Desta forma, antes de utilizar o benefício é preciso ter certeza de que a carência do plano de saúde empresarial está completa, pois este prazo também varia de acordo com a operadora de saúde.
O plano de saúde hospitalar é indicado, principalmente, para quem não tem condições de arcar com um plano referencial, que é mais completo. Apesar de consultas médicas e exames serem necessários com certa frequência, os custos dos procedimentos costumam ser menores se comparados aos hospitalares.
Lembrando que quem escolhe a cobertura do plano de saúde é a organização na qual o funcionário está empregado e, portanto, é de responsabilidade da empresa pesquisar os melhores preços e coberturas entre as operadoras de plano.
Quais são os tipos de comunidades que existem?
Qual a oposição ao neuroticismo?
Qual é o clã mais forte da aldeia da Folha?
Qual a diferença entre o espanhol da América Latina e o da Espanha?
Pode pingar sulfato ferroso no leite?
Como abrir um crediário Magazine Luiza?
Quais as principais características da república romana?
Qual Exame de sangue detecta infecção de urina?
Onde publicar artigos médicos?
Quais as consequências da poluição térmica para os seres vivos que habitam?
Qual o maior posto de combustíveis do Brasil?
Como deixar os ícones da barra de tarefas no meio Windows 7?
Como se chama os animais que vivem na terra?