Assim, quando pensamos em como analisar uma obra de arte há que ter em conta estes critérios comuns:
Ao apreciarmos uma obra de arte, ressalta a necessidade de analisar os elementos presentes na mesma, de modo que as informações nela contida sejam devidamente «decifradas». O espectador compreenderá, assim, melhor a obra e aquilo que o artista pretendia transmitir.
durante essa leitura é importante levantar aspectos relacionados a: Leitura Formal: observar os elementos que compõem, formam a obra de Arte, ou seja, os elementos expressivos, como a linha, a cor, o volume, a perspectiva. Leitura Interpretativa: este é um momento muito rico, em que não existe certo nem errado.
A natureza do objeto (materiais utilizados, suporte, técnicas e dimensões), a identificação dos temas e motívos artísticos (descrição das imagens) e a análise dos elementos plásticos: a forma, a linha, a cor, a luz, o plano e o volume, o espaço e a composição.
primeiro : leia as informações do rodapé da obra (os créditos): título, autor, época, dimensão e técnica. O título quase sempre já é uma indicação do tema da obra, mas muitas obras simplesmente não tem título (lê-se Sem Título), justamente pra não influenciar sua interpretação,e aí é preciso pesquisar um pouco mais.
Observar atentamente as informações dadas na legenda da obra: autor, título, data da execução, suporte, dimensões, lugar de conservação. 2. Obter dados sobre o autor: Data e lugar de nascimento e morte, origem social, anos e lugares de formação, idade que tinha quando foi realizada a obra, outras obras suas. 3.
A palavra ler, do latim legere, significa interpretar, percorrer com a vista, examinar com profundidade. Sendo assim, ler uma obra de arte, significa inteirar-se do conteúdo da imagem, observar a obra, captar com os olhos. A releitura por sua vez, tem como objetivo ler o texto, a obra ou a imagem novamente, recriar.
A interpretação de obras de arte consiste na análise dos elementos contidos na mesma. Desta forma o espetador compreenderá melhor o que o artista queria transmitir quando produziu a obra de arte. A interpretação de obras de arte é pois um processo complexo e nem sempre fácil de conduzir.
Podemos ainda analisar uma obra segundo um ponto de vista formal (ou estético) que analisa toda a sintaxe visual (composição), com contexto histórico, temática, organização de elementos – o que envolve uma pesquisa mais abrangente.
Uma análise de qualquer obra de arte por meio dessas características formais é denominada análise formal. Deve-se analisar o motivo por trás das escolhas do artista: a técnica e os materiais que utilizou, o tema que transmite e como tudo isso está relacionado ao objetivo do artista em produzir a obra de arte.
Texto: Yolanda Silva, autora do curso online Análise de obras de arte. Imagem de capa : Mrs. Richard Brinsley Sheridan, de Thomas Gainsborough (século XVIII) - detalhe.
Como fazer para reconhecer um filho?
Como eu sei que estou com labirintite?
O que mudou na música brasileira?
Quantos anos tem o Green Label?
O que significa impor as mãos?
Como saber se o dente tá alto?
Qual a metodologia da pedagogia tradicional?
O que é o retorno de uma função?
Quem tem direito a meia passagem interestadual?
Qual a importância do planejamento para a Pedagogia de projeto?
Como aplicar injeção na veia em bovinos?
Pode usar óleo sintético no lugar do mineral?
Qual o melhor curso técnico 2022?
Como saber se o pulmão está com fibrose?
Quais as características de feridas contaminadas?
Quanto ganha o PewDiePie 2021?