Assim, quando pensamos em como analisar uma obra de arte há que ter em conta estes critérios comuns:
Ao apreciarmos uma obra de arte, ressalta a necessidade de analisar os elementos presentes na mesma, de modo que as informações nela contida sejam devidamente «decifradas». O espectador compreenderá, assim, melhor a obra e aquilo que o artista pretendia transmitir.
durante essa leitura é importante levantar aspectos relacionados a: Leitura Formal: observar os elementos que compõem, formam a obra de Arte, ou seja, os elementos expressivos, como a linha, a cor, o volume, a perspectiva. Leitura Interpretativa: este é um momento muito rico, em que não existe certo nem errado.
A natureza do objeto (materiais utilizados, suporte, técnicas e dimensões), a identificação dos temas e motívos artísticos (descrição das imagens) e a análise dos elementos plásticos: a forma, a linha, a cor, a luz, o plano e o volume, o espaço e a composição.
primeiro : leia as informações do rodapé da obra (os créditos): título, autor, época, dimensão e técnica. O título quase sempre já é uma indicação do tema da obra, mas muitas obras simplesmente não tem título (lê-se Sem Título), justamente pra não influenciar sua interpretação,e aí é preciso pesquisar um pouco mais.
Observar atentamente as informações dadas na legenda da obra: autor, título, data da execução, suporte, dimensões, lugar de conservação. 2. Obter dados sobre o autor: Data e lugar de nascimento e morte, origem social, anos e lugares de formação, idade que tinha quando foi realizada a obra, outras obras suas. 3.
A palavra ler, do latim legere, significa interpretar, percorrer com a vista, examinar com profundidade. Sendo assim, ler uma obra de arte, significa inteirar-se do conteúdo da imagem, observar a obra, captar com os olhos. A releitura por sua vez, tem como objetivo ler o texto, a obra ou a imagem novamente, recriar.
A interpretação de obras de arte consiste na análise dos elementos contidos na mesma. Desta forma o espetador compreenderá melhor o que o artista queria transmitir quando produziu a obra de arte. A interpretação de obras de arte é pois um processo complexo e nem sempre fácil de conduzir.
Podemos ainda analisar uma obra segundo um ponto de vista formal (ou estético) que analisa toda a sintaxe visual (composição), com contexto histórico, temática, organização de elementos – o que envolve uma pesquisa mais abrangente.
Uma análise de qualquer obra de arte por meio dessas características formais é denominada análise formal. Deve-se analisar o motivo por trás das escolhas do artista: a técnica e os materiais que utilizou, o tema que transmite e como tudo isso está relacionado ao objetivo do artista em produzir a obra de arte.
Texto: Yolanda Silva, autora do curso online Análise de obras de arte. Imagem de capa : Mrs. Richard Brinsley Sheridan, de Thomas Gainsborough (século XVIII) - detalhe.
Como imprimir em formato de pôster?
Quem foi o inventor do microscópio?
Quais são as regras básicas da etiqueta profissional?
O que é resiliência e tenacidade?
Quais são os nossos bens materiais?
Qual o nome do profissional que faz canal?
Como surgiu as artes visuais no mundo?
Como mudar relacionamento The Sims 2?
Quais são os três fundamentais motivos da elaboração do plano?
Quais são os municípios do Rio Grande do Norte?
Quais são as três principais indústrias goianas atualmente?
Que tipo de terra para plantar cacto?
Qual a importância dos profissionais de dança?
O que é produtividade de um exemplo?
Qual a importância do perioperatório?
Precisa pagar taxa de licenciamento 2022?