Comumente conhecido como potenciômetro sem fim, este produto é um encoder rotativo que permite medir o movimento e sentido de rotação de seu eixo, possui uma larga utilização no mercado de aparelhos de som. Este modelo possui uma chave montada sobre o eixo de rotação.
Encoder Funcionamento O encoder é o responsável por contar ou reproduzir a partir do movimento rotacional de seu eixo, convertendo os movimentos rotativos ou deslocamentos lineares em impulsos elétricos de onda quadrada ou senoidal, gerando uma quantidade de pulsos por giro preciso ao longo de toda a sua rotação.
Com a utilização de encoders, é possível quantizar distâncias, controlar velocidades, medir ângulos, número de rotações, realizar posicionamentos, rotacionar braços robóticos e etc. O encoder é composto basicamente por um disco com marcações, um componente emissor e um receptor.
4 bits, 16 posições, em código binário. 4 bits, 16 posições, em código gray. posições, em código gray. posições, em código binário. Há diferentes componentes que podem ser utilizados como o emissor e o receptor de um encoder.
A grande vantagem do encoder absoluto é que, em qualquer momento, independente, por exemplo, de uma queda de energia, é possível saber a posição do dispositivo sem necessidade de resincronizar a posição. 4 bits, 16 posições, em código binário. 4 bits, 16 posições, em código gray. posições, em código gray.
Logo, a resolução do encoder é o número de marcações presentes no disco do dispositivo, que equivale a quantidade de ondas quadradas, ou clock, gerado em uma volta do encoder. O encoder óptico incremental, o mais comum do mercado, possui 3 sinais de saída: "A", "B" e "O".