O que é Polissemia: Uma palavra polissêmica é uma palavra que reúne vários significados. A palavra "vela" é um dos exemplos de polissemia. Ela pode significar a vela de um barco; a vela feita de cera que serve para iluminar ou pode ser a conjugação do verbo velar, que significa estar vigilante.
A polissemia refere-se a apenas uma palavra com mais de um significado. Já a homonímia consiste em duas ou mais palavras que têm a mesma pronúncia e/ou a mesma grafia, mas significados diferentes. Portanto, “cedo” e “cedo” são duas palavras diferentes, já que uma é verbo e a outra, advérbio.
Polissemia é o conceito aplicado a uma palavra ou locução que apresenta sentidos distintos, mas preservam relação entre si, fazendo parte de um mesmo campo semântico. O significado de uma palavra polissêmica irá depender do contexto a qual está inserida, fatores etimológicos e do uso de metáfora.
Para saber os detalhes quanto ao significado e aplicação dele, confira nosso post.
A Polissemia representa a multiplicidade de significados de uma palavra. Do grego polis, significa "muitos", enquanto sema refere-se ao "significado". Portanto, um termo polissêmico é aquele que pode apresentar significados distintos de acordo com o contexto.
A polissemia ocorre na maior parte dos vocábulos. Vocábulos polissêmicos ou palavras polissêmicas são, assim, palavras que apresentam mais do que um significado....Exemplos de palavras monossêmicas:
A polissemia é o conjunto dos vários sentidos de uma palavra ou locução. ... Chamamos de polissemia a propriedade de uma palavra ou expressão que apresenta vários sentidos além de seu sentido original. As palavras polissêmicas guardam uma relação de sentido entre si, o que as diferencia das palavras homônimas.
Tipos de metalinguagem
Língua Portuguesa. Polissemia. ... A Polissemia representa a multiplicidade de significados de uma palavra. Do grego polis, significa "muitos", enquanto sema refere-se ao "significado". Portanto, um termo polissêmico é aquele que pode apresentar significados distintos de acordo com o contexto.
Se não forem bem contextualizadas, algumas palavras polissêmicas podem gerar a ambiguidade, que é o duplo sentido do enunciado. A polissemia também se diferencia da homonímia, que consiste em palavras que têm a mesma pronúncia e/ou grafia, mas significados diferentes, como as palavras “acento” (sinal gráfico) e “assento” (lugar onde sentar).
A diferença entre os termos polissêmicos e os homônimos é que a sua origem etimológica, além da ideia que expressam, são diferentes. Estava uma fila enorme no banco por causa do dia do pagamento dos trabalhadores. Joana sentou no banco da praça para terminar de ler seu livro. Se você não tiver dinheiro, eu banco nossa viagem ao exterior.
Como é cobrado os direitos autorais?
O que é fusão nuclear exemplifique?
Qual prazo de entrega do Sedex?
O que fazer para não ficar nervoso na hora da prova prática do Detran?
Como é a gestão de uma empresa?
Onde a Gestão Ambiental pode ser aplicada?
Como funcionava a cadeira do amor do rei Eduardo?
Como o ensino mediado pelas tecnologias educacionais digitais pode contribuir com a sua formação?
Como funciona o sistema de energia eólica?
Para que serve a execução provisória?
O que acontece quando há a extinção de condomínio?
Como não ficar estressado jogando?
O que é gestão de projetos e para que serve?
Como funciona o marketing em uma farmácia?
Como funciona o processo de geração transmissão e distribuição de energia elétrica?
O que é sustentabilidade na engenharia de produção?