Osso pneumático é um osso que, dotado de cavidades, possui pequenos orifícios que permitem a passagem do ar chamado forames, como por exemplo os ossos da face.
Exemplo: Costelas. Ossos Pneumáticos: São osso ocos, com cavidades cheias de ar e revestidas por mucosa (seios), apresentando pequeno peso em relação ao seu volume. Exemplo: Esfenoide. Ossos Irregulares: Apresentam formas complexas e não podem ser agrupados em nenhuma das categorias prévias.
Classificação dos ossosOsso longo. É aquele que apresenta um comprimento consideravelmente maior que a largura e a espessura. ... Osso alongado. Também apresenta um comprimento consideravelmente maior que a largura e a espessura. ... Osso laminar. ... Osso curto. ... Ossos irregulares. ... Ossos pneumáticos. ... Ossos sesamóides. ... Osso fabela.
Como o nome sugere, são os ossos que apresentam diferenças em todas as suas dimensões, portanto, não têm equivalência no tamanho das proporções, como as vértebras. Os ossos pneumáticos são caracterizados por serem irregulares e por estarem localizados no crânio. São aqueles que possuem cavidades com ar, como o maxilar.
Classificação dos ossos
Didaticamente, costuma-se classificar os ossos, de acordo com a sua forma, em cinco tipos principais: longos, curtos, planos, irregulares e sesamoides.
26 curiosidades que você vai gostar
→ Classificação dos ossosOssos longos: apresentam maior comprimento em relação à largura e espessura. ... Ossos curtos: todas as dimensões (comprimento, largura e espessura) são equivalentes. ... Ossos planos ou laminares: possuem fina espessura e comprimento e largura equivalentes.
Classificação dos ossos do corpo humanoPela forma, os ossos são classificados em cinco principais tipos: longos, curtos, planos, irregulares e sesamoides.Em relação à localização, os ossos do corpo humano são classificados em axiais, compondo o eixo vertical do corpo (cabeça, tronco e pescoço).
Chatos ou achatados – finos, em forma de lâmina. Por exemplo, ossos do crânio, costelas e externo; Irregulares – não podem ser inseridos nos grupos anteriores. Por exemplo, vértebras e ossos da face.
Alongado: externamente são ossos longos, mas diferencia-se por não possuir canal central e medula óssea amarela. Ex: costelas e clavículas.
Osso pneumático é um osso que, dotado de cavidades, possui pequenos orifícios que permitem a passagem do ar chamado forames, como por exemplo os ossos da face.
O esqueleto humano pode ser dividido em duas porções: o esqueleto axial e o apendicular.
Os Ossos do Membro Superior
O cíngulo do membro superior pode ser chamado de cintura escapular e é formado pela clavícula e pela escapula. Possuímos duas cinturas escapulares, uma de cada lado do corpo. A função da cintura escapular é garantir que o membro superior ligue-se ao tórax.
Os ossos irregulares são: vértebras, sacro, cóccix, temporais, esfenóide, etmóide, zigomático, maxila, mandíbula, concha nasal inferior, e hióide, todos são bonitos mas muito tortos pois são irregulares.
São eles: o osso frontal, o maxilar superior, o etmoide, o esfenoide e o osso temporal. Estes ossos têm cavidades (sulcos) com mucosa (que, se inflamada, causa sinusite).
Os seios paranasais são cavidades no interior de alguns ossos classificados como pneumáticos. Nos humanos, esses ossos restringem-se ao crânio e são eles: o frontal, o esfenoide, o etmoide e a maxila.
O esqueleto apendicular é composto por 126 ossos, os quais formam nossos membros.
Os ossos suturais são ossos supranumerários no interior das suturas. São pequenos agrupamentos ósseos de forma irregular que freqüentemente aparecem ao longo da sutura lambdóidea.
Ossos longos: Possuem a função de proteger os órgãos vitais sobre a largura e a espessura. As extremidades são chamadas de epífises e distal e o corpo do osso é chamado diáfise. Exemplo: fêmur; Ossos curtos: Possuem dimensões e tamanhos equivalentes.
Ossos longos: ossos que apresentam comprimento maior que a largura. Nesse tipo de osso, podemos perceber partes distintas: a diáfise e a epífise. A diáfise é a parte central do osso, e a epífise é a extremidade. Assim sendo, cada osso longo apresenta uma diáfise e duas epífises.
Ossos planosossos do crânio.costelas.esterno.escápula (omoplata)
Isso acontece porque, depois de algum tempo, muitos ossos fundem-se, formando apenas um. O maior osso do esqueleto humano é o fêmur. Em pessoas de 1,80 m, o fêmur apresenta aproximadamente 50 cm. O menor osso do corpo humano é o estribo, localizado na orelha média.
Exemplos de ossos curtos são os ossos do carpo e do tarso. Os ossos chatos são aqueles em que predominam duas dimensões; têm, portanto, o aspecto de uma lâmina.
De acordo com o tipo de tecido conectivo entre os ossos, as articulações podem ser classificadas em três tipos básicos: fibrosas, cartilaginosas e sinoviais.
Os ossos são estruturas rígidas, de formas variadas, que apresentam mesma origem e funções. Em conjunto com a cartilagem, eles formam o esqueleto dos animais vertebrados. Um indivíduo adulto da espécie humana apresenta 206 ossos, mas, nos primeiros anos de vida, é encontrado um número maior dessas estruturas.
O que faz a gelatina endurecer?
Quais alimentos fazem mal para circulação?
É possível usucapião de má fé?
O que é a espiral do conhecimento?
Como colocar os aplicativos para atualizar automaticamente?
Quais os benefícios do bolo de fubá?
Quais os tipos de crime de receptação?
O que é uma fonte de alimentação chaveada?
Quais os artistas mais representativos da música barroca?
O que faz um promotor de justiça?
Com quantos anos bruce lee morreu?
Qual a diferença entre ferrita eutetóide e Proeutetoide?
Quanto custa uma caixa de cigarro Dunhill?