Planos de Inscrição (Figura 2) São chamados de Planos de Delimitação , que delimitam o corpo humano por planos tangentes à sua superfície, com intersecções, determinam a formação de um sólido, paralelepípedo.
Os três planos anatómicos do corpo: sagital, transversal e frontal.
Fonte: Sendo assim, os planos de delimitação se diferem dos de secção pois um delimita as estruturas corporais externamente e o outro faz “cortes” para delimitação de estruturas internas, podendo existir a comparação entre duas estruturas.
São eles: plano ventral ou anterior, plano dorsal ou posterior, planos laterais (esquerdo e direito), plano cranial ou superior e plano podálico ou inferior.
Na anatomia temos quatro planos anatômicos: mediano, sagital, frontal e transverso.
21 curiosidades que você vai gostar
Os planos e eixos são linhas imaginárias que “cortam” o corpo. Neste caso, os planos irão dividir o nosso corpo em partes iguais como: superior e inferior, esquerda e direita e frente e trás.
Planos de delimitação
O primeiro plano rente ao dorso é chamado de plano dorsal; o que passa tangente ao ventre é chamado de plano ventral; o plano que rente a cabeça é o cranial; o que passa na cauda do animal é o plano caudal; o plano rente ao lado esquerdo, é o lateral esquerdo e o do lado direto é lateral direito.
Oblíquos. D) Os cortes oblíquos são “fatias” do corpo ou de qualquer uma de suas partes que não são feitas ao longo de um dos planos anatômicos já mencionados. É um plano longitudinal ou transverso, que está angulado ou inclinado (diagonal) e não paralelo aos planos sagital, coronal ou axial.
- Plano Sagital: qualquer plano imaginário que seja paralelo ao plano mediano, dividindo o corpo em duas partes assimétricas (desiguais) direita e esquerda.
- Plano inferior (podálico): é o que se situa por baixo dos pés. - Plano anterior (ventral): que passa pela frente do corpo. - Plano posterior (dorsal): é o que formaria o fundo do caixão, ou seja, atrás das costas. - Planos laterais: são as paredes laterais que limitam os membros do lado direito e esquerdo.
Os eixos são linhas imaginarias que facilitam que nós nos localizamos com mais facilidade. São eles: Eixo Antero posterior ou sagital, ele liga a posição anterior e posterior, ou se preferir, ventral a dorsal. Para relembrar abdome a coluna.
O plano mediano, o sagital, coronal ou frontal e transversal.
- Cabeça – crânio e face. - Pescoço. - Tronco – tórax, abdômen e pelve. ... - Membros – pélvico e torácico (apresentam uma parte fixa, chamada raiz do membro – cintura escapular, cintura pélvica, e uma parte livre – braço, antebraço e mão).
Termos de Posição:Medial => a estrutura que se situa mais próxima ao plano mediano em relação a uma outra. ... Lateral => a estrutura que se situa mais próxima ao plano lateral (direito ou esquerdo) em relação a uma outra.Ventral ou Anterior => estrutura que se situa mais próxima ao plano ventral em relação a uma outra.
Existem três planos de movimento, sendo eles dois verticais e um horizontal, são eles: Frontal, Sagital e Transverso.
Eixos imagináriosEixo vertical ou longitudinal. une a cabeça aos pés, classificado como heteropolar.Eixo de profundidade ou ântero-posterior. une o ventre ao dorso, classificado como heteropolar.Eixo de largura ou transversal. une o lado direito ao lado esquerdo, classificado como homopolar.
Os sistemas "humanos" também estão presentes em vários animais.Sistema tegumentar.Sistema esquelético (sustentação)Sistema articular.Sistema muscular (locomotor)Sistema cardiovascular.Sistema respiratório (troca de gases)
A palavra proximal é aplicada na descrição anatômica para indicar que a parte do corpo referida se situa mais próxima de um centro, articulação, tronco ou linha mediana. O seu oposto é distal. Provém etimologicamente da palavra homônima em francês.
Atualmente, a Anatomia pode ser subdividida em três grandes grupos: Anatomia macroscópica, Anatomia microscópica e Anatomia do desenvolvimento. A Anatomia Macroscópica é o estudo das estruturas observáveis a olho nu, utilizando ou não recursos tecnológicos os mais variáveis possíveis.
Plano mediano – plano vertical que divide o corpo em metades iguais direita e esquerda. Pode ser chamado também de sagital mediano.
O eixo lateral ou transversal ("pitch" em inglês) é um eixo imaginário que se estende de ponta a ponta das asas do avião.
Qual a posição anatômica de referência? Também chamada de posição de estudo anatômico, esse é um posicionamento usado universalmente como referência para estudar o corpo humano. O objetivo é favorecer a análise de todos os detalhes da estrutura corporal.
São linhas também imaginárias traçadas no indivíduo dentro do sólido geométrico. São sempre perpendiculares ao plano. Os eixos associados com os planos irão gerar movimentos no indivíduo.
Flexão e extensão do ombro ocorrem assim: Estruturas anatômicas: O úmero do braço se move em relação à escápula (omoplata) da cintura escapular. Eixos de referência: O movimento ocorre no plano sagital. O eixo é fornecido pela articulação do ombro, ou articulação glenoumeral, através da qual passa o eixo transverso.
O eixo longitudinal: É formado pelo encontro do plano coronal com o plano sagital. Também pode ser chamado de eixo crânio-sacral. O eixo transversal: É formado pelo encontro do plano transversal com o plano coronal. Também pode ser chamado de látero-lateral.
O que é ser uma pessoa introvertida?
Como faço para traduzir o Gmail?
Como manter um valor fixo na fórmula do Excel?
É possível morrer de estresse?
Como traduzir arquivo SRT online?
Como fazer o mandacaru dar flor?
Como traduzir uma página da web no Opera?
Quais são as flexões do adjetivo?
Pode trancar matrícula na Fatec?
Como fixar o próprio comentário?
Como manter a formatação do Word?
Como travar célula no Excel na fórmula?
Qual tinta neutraliza o vermelho alaranjado?
Como ficou dividido o Reino após a morte de Salomão?
Como escrever palavras compostas?
Qual o significado de oficina mecânica?