"Oficina de brinquedos e brincadeiras" é uma coletânea de 26 brinquedos e suas inúmeras possibilidades de brincadeiras. Os brinquedos e brincadeiras de todos os tempos fazem parte da cultura e da educação de um povo e reforçam os laços de convivência e respeito.
A oficina tem por objetivo resgatar brinquedos populares que são desconhecidos ou até foram esquecidos por nossas crianças. Muitas vezes os pais e educadores não repassam esses brinquedos por não perceberem sua importância.
Pensando em minimizar os problemas relacionados ao acúmulo e descarte de resíduos e proporcionar a crianças e adolescentes carentes a oportunidade de possuírem brinquedos de qualidade, com baixo custo de produção e adquirindo o mesmo gratuitamente indo em contramão a imposição do mercado consumista infantil, a ideia ...
O brinquedo coloca a criança na presença de reproduções: tudo o que existe no cotidiano, na natureza e as construções humanas. Pode-se dizer que um dos objetivos do brinquedo é dar a criança um substituto dos objetos reais, para que eles possam manipulá-los.
É importante lembrar que ainda existem carrinhos de madeira e bonecas de porcelana. Mas, os brinquedos como conhecemos hoje, ou seja, fabricados por uma indústria e comercializados pela internet ou em lojas especializadas, são em sua maioria feitos de plásticos e polímeros, contribuição da indústria do petróleo.
25 curiosidades que você vai gostar
Diversos são os materiais que atualmente usados para a confecção das bonecas, tais como: madeira, palha, tecido, plástico, porcelana, papel, pelúcia e vinil, papel machê, cera e gesso, dentre outros.
O plástico vem das resinas derivadas do petróleo e pertence ao grupo dos polímeros (moléculas muito grandes, com características especiais e variadas). A palavra plástico tem origem grega e significa aquilo que pode ser moldado.
O brinquedo estimula a coordenação motora, a atenção, a criatividade, a memória, além de facilitar o desenvolvimento cognitivo, emocional e social.
A importância dos brinquedos e brincadeiras para o desenvolvimento infantil. Os brinquedos e as brincadeiras na infância despertam nas crianças diversas emoções, sentimentos e sensações, assim como a capacidade da criança de desenvolver aspectos psicomotores, sensoriais, cognitivos, sociais e afetivos.
Além de estimular as habilidades de coordenação motora, cognição, expressão e memorização, os brinquedos pedagógicos trabalham a sociabilidade e a interatividade entre os pequenos. Dessa forma, as crianças podem vencer a timidez e se tornar mais comunicativas. Para isso, os jogos em dupla ou em grupo são ótimas opções.
Pois é, muitos brinquedos que existem hoje nasceram nas grandes civilizações antigas, e vários deles permaneceram inalterados ao longo do tempo. Do Egito, herdamos o jogo-da-velha, boneca e as bolinhas de gude. Da China, o dominó, os cata-ventos e as pipas. Da Grécia e da Roma, vieram as pernas-de-pau e as marionetes.
Estima-se que os primeiros surgiram entre os anos 4.500 e 3.000 a.C. Segundo Cristina Von, autora do livro A História do Brinquedo, um bom exemplo são as bonecas, que datam desse período.
É um tipo de "fidget toy" (brinquedo para inquietação, em tradução literal), ou seja, um brinquedo anti-stress para ficar mexendo naquele momento que as mãos estão inquietas. Os pop-its surgiram aparentemente do nada no ano passado em lojas e na internet e neste ano se tornaram uma febre internacional.
O brinquedo confeccionado com recicláveis, além de ajudar a preservar o meio ambiente, contribui para o desenvolvimento da criatividade da criança do seu pensamento crítico e do aprendizado em relação ao desperdício (consequência do consumo exagerado).
A brincadeira em grupo favorece princípios como cooperação, liderança e competição. O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções.
Estimulam a imaginação e a criatividade
O brinquedo favorece o desenvolvimento do pensamento e da imaginação. Boas brincadeiras possibilitam às crianças criarem situações em sua mente, sem que as vivenciem no mundo real. Isso facilita as conexões de ideias para produzir algo diferente e original.
Os plásticos são produzidos através de um processo químico chamado de polimerização, que proporciona a união química de monômeros para formar polímeros, sendo eles naturais ou sintéticos. Os naturais são comuns em plantas e animais, como algodão, madeira, cabelo, chifre de boi, látex, entre outros.
Matéria Prima principal: polietileno, podendo haver também pigmento, traços de tinta para impressão e aditivos. Como mencionamos o plástico pré consumo é gerado à partir de materiais produzidos na fabrica.
O acrílico ou polimetil metacrilato (PMMA) é um material termoplástico que tem como característica de poder ser 100% reciclado, recuperando a sua matéria-prima original, não apenas reutilizado como acontece com a maioria dos plásticos.
Atualmente, diversos materiais são utilizados na confecção das bonecas, desde as mais artesanais em madeira, palha, tecido, porcelana, cera, gesso e papel, até aquelas que fazem uso da alta tecnologia em plástico, pelúcia, metal e vinil.
Fabricação e materiais
Entre 1940 e 1950, surgiram novos materiais como o PVC e o plástico na fabricação das bonecas, que permitiam pintar o tom da pele e desenhar traços mais nítidos das bonecas. Agora, as cabeças e membros são fabricadas por meio de rotomoldagem, um processo de moldagem para plásticos.
A maioria das bonecas de resinas plásticas é feita de vinil (nt.: ver – Polivinil Cloreto – PVC), também conhecido como polivil cloreto (PVC).
O pop-it tem “bolhas” semiesféricas que podem ser empurradas, fazendo um suave estalo. Após pressionar todas elas, você pode virar o brinquedo e começar novamente do outro lado. Ele tem o mesmo mecanismo do plástico bolha, sendo praticamente impossível estourar uma bolha só.
O brinquedo, que também é considerado antiestresse, passou a ser alvo de críticas em vídeos produzidos por conservadores. Segundo eles, o Pop it é colorido em referência à bandeira da comunidade LGBTQIA+.
Há indícios — que ainda precisam ser comprovados por estudos mais abrangentes — de que brinquedos como o pop it podem ajudar pessoas com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). Katherine já uniu forças para uma nova pesquisa com a professora de ciências comportamentais Julie Schweitzer.
Como arrancar um olho de peixe?
Qual era o principal objetivo do movimento tropicalista?
Qual a melhor posição para dormir quando o nariz está entupido?
Como tirar parafuso torx travado?
Como foi a pandemia da peste negra?
Como saber se atum está estragado?
Como salvar Print em PDF no iPhone?
Como saber se ele está me enrolando?
Qual a velocidade do vento para derrubar uma árvore?
Estou devendo o banco posso perder minha casa?
Como saber se o teclado tem iluminação?
Como o século xviii foi chamado e porquê?
O que acontece quando esquece o ob?
Por que tem cravos que nasce sempre no mesmo lugar?
Como o Universo responde aos nossos pedidos?
Quem tem problema de vista tem dor de cabeça?
Como os povos antigos faziam para contar?
Como cancelar débito automático financiamento Caixa?
Como saber qual Pátio está meu veículo?
Quais são as propriedades dos condutores em equilíbrio eletrostático?