A obnubilação simples caracteriza-se, entre outros fatores, por ausência de sintomas psicóticos, mas com intensa sonolência, hipoprosexia, desorientação espaço temporal, dificuldades de compreensão de raciocínio.
obnubilação - A Obnubilação da Consciência é uma alteração da consciência e se caracteriza pela diminuição da sensopercepção, lentidão da compreensão e da elaboração das impressões sensoriais.
Significado de Obnubilado
Acometido por obnubilação, alteração da consciência definida pela ofuscação da vista e escuridão do pensamento. Etimologia (origem da palavra obnubilado).
A obnubilação pode ser um estado de pré-coma. Ela é geralmente causada por problema no cérebro ou na medula espinhal: intoxicação, tumor, acidente vascular cerebral, entre outros. Em pacientes diabéticos, a obnubilação pode ser igualmente provocada por hipoglicemia. O tratamento depende da causa.
Nas alterações patológicas quantitativas da consciência, o nível da consciência diminui, desde o estado normal até o estado de coma profundo. E são: ... Há ainda graus de coma, sendo eles o grau I – semicoma, grau II – coma superficial, grau III- coma profundo e grau IV – coma dépassé.
22 curiosidades que você vai gostar
Alterações “ patológicas” da consciência: • alterações quantitativas implicam em um rebaixamento (mais comum) ou elevação (mais raro) do nível de consciência; • alterações qualitativas implicam em uma modificação da qualidade (propriedade) do conteúdo da consciência; ALEXANDRE SIMÕES ® Todos os direitos de autor ...
Alterações qualitativas da consciência O desenvolvimento do estado crepuscular geralmente ocorre por um início súbito sem aviso prévio. ... Sintomatologia do estado crepuscular Estreitamento significativo do campo da consciência. Alteração grave da atenção. Aparição de movimentos involuntários ou impulsivos.
Neste caso, o torpor é um fenômeno através do qual os animais poupam energias para enfrentar condições adversas como baixas temperaturas, falta de alimento ou seca. O morcego e algumas espécies de pássaros entram em torpor, em curtos períodos do dia, quando o seu metabolismo está significativamente mais lento.
O paciente sonolento responde a estímulos verbais ou ao toque; já o obnubilado só responde a estímulos mais vigorosos; o torporoso, somente a estímulos dolorosos; e, por fim, o comatoso que não responde a nenhum tipo de estímulo.
Orientação alopsíquica: diz respeito à capacidade de orientar-se em relação ao mundo, isto é,quanto ao espaço(orientação espacial ) e quanto ao tempo(orientação temporal).
O rebaixamento do nível de consciência (também chamado rebaixamento/alteração do sensório) é um estado clínico no qual o paciente apresenta resposta inadequada à estimulação externa. Esta inadequação pode se manifestar como lentificação do pensamento, sonolência ou despertar ineficaz.
Redução da sensibilidade e dos movimentos corporais. [Medicina] Cujo estado demonstra torpor; sem reação aos estímulos. Que apresenta prostração, desânimo, indolência, apatia. Etimologia (origem da palavra torporoso).
Consiste em um estado de vigília com baixa consciência em relação ao ambiente. Normalmente, os pacientes nesse estado não conseguem mover-se ou comunicar-se, apresentando alterações cíclicas da vigília. Não há resposta aos estímulos dos tipos verbais ou táteis.
Transtornos psicopatológicos da consciência
Bleuler (1857-1939), um psiquiatra suíço, definiu a consciência como “o conhecimento do conhecimento próprio”. Dessa forma, a pessoa com uma alteração da consciência não consegue responder de forma adequada e compreensível às demandas do ambiente, nem aos estímulos internos.
Os transtornos de consciência são alterações clínicas decorrentes de patologias ou traumatismo que levam a redução ou perda de funções cognitivas e da consciência, a qual pode ser entendida por perda ou redução do reconhecimento da própria existência e do ambiente exterior [2].
Significado de Torpor
substantivo masculino Sensação de indisposição ocasionada pela redução da sensibilidade e dos movimentos corporais; falta de sensibilidade; entorpecimento. Sentimento de desânimo ou indolência; apatia ou prostração. [Medicina] Incapacidade para responder aos estímulos e/ou movimentos normais.
adj. Referente, respeitante ou concernente a coma, a uma situação ou condição de inconsciência: ele encontrava-se em estado comatoso. ...
Hibernação: Semelhante à estivação, porém induzida por situações de frio excessivo. Ocorre a redução da respiração, do metabolismo e da frequência respiratória. ... Torpor: Pequenos períodos diários de queda do metabolismo. Pode ser caracterizado por uma "curta hibernação".
Possíveis causasEfeito tóxico de algum medicamento ou substância, por meio do uso excessivo de drogas ilícitas ou álcool;Infecções, como meningite ou sepse, por exemplo, que podem diminuir os níveis de consciência da pessoa devido ao acometimento de vários órgãos;
Exemplo de animais que entram em torpor:Morcego.Beija-flor.Marmota.Tâmia.Dipnoicos.Cão-guaxinim.
O torpor ocorre quando, por exemplo um morcegos ou algumas espécies de pássaros passam por pequenos períodos diários em que seu metabolismo é reduzido. ... Quando a temperatura abaixa muito torna-se essencial um aumento bastante acentuado do metabolismo do indivíduo.
Alterações quantitativas do nível ou grau da consciência, que varia da lucidez ao coma , passando por estágios intermediários. Alterações qualitativas no campo da consciência, que vai de um estado organizado logicamente a uma atividade francamente delirante e sem correspondência com a realidade.
Alterações quantitativas
Está presente quando uma pessoa está em coma. Assim, ela passa pelos níveis mais superficiais, a obnubilação . Além dos níveis mais profundos, o coma. Nesse sentido, esses estágios não têm uma exata limitação entre eles.
Estado alterado de consciência é um estado mental induzido por agentes farmacológicos, fisiológicos ou psicológicos que deriva de um estado normal de consciência. ... Estados alterados de consciência também podem estar associados à criatividade artística ou a diferentes níveis de concentração.
Patologia é o estudo das alterações estruturais, bioquímicas e funcionais nas células, tecidos e órgãos, que visa explicar os mecanismos pelos quais surgem os sinais e os sintomas das doenças. A palavra "patologia" significa literalmente "estudo da doença" e tem origem no grego, onde Pathos = doença e Logos = estudo.
Como os povos sambaquis chegaram no Brasil?
Como os sumérios escreviam a palavra comer?
Como um transtorno mental pode interferir na prática odontológica?
Como os primeiros povoadores chegaram à América?
Como o professor deve tratar os alunos?
Como lidar com a saudade do filho?
Como os príons foram descobertos?
Como os povos primitivos percebiam a passagem do tempo e por quê?
Como os índios tratam uns aos outros?
Quais ideias da Revolução Francesa influenciaram na conjuração Conjuração Baiana?
Qual era o nome do deus dos índios?
Como era a vida dos portugueses quando chegaram ao Brasil?
Como trabalham os Pretos Velhos?
Como saber se a cidade é boa para morar?
Como os presidentes eram eleitos no período da ditadura?
Como tomar uma decisão dentro da vontade de Deus?
Como se orientam e se deslocam os povos que vivem no deserto?
Como saber se a câmera tem infravermelho?
Como os professores têm Reiventado para ministrar suas aulas?