A linguística é uma ciência que tem como objeto de estudo a linguagem e suas manifestações. Os estudos da linguística estão divididos em fonética, fonologia, sintaxe, semântica, pragmática e estilística.
O objeto da Linguística é “objeto integral”, como sustenta Saussure, e delineado como um funcionamento (“forças em jogo, de modo perene e universal em todas as línguas).
Considerando os princípios teóricos abordados, verifica-se, essencialmente, que, para Saussure, o objeto da Linguística é a língua enquanto sistema; enquanto para Benveniste, é a língua enquanto enunciação.
O tipo de Lingüística Aplicada (LA) que se examina e se propõe discutir teoricamente é o de ciência aplicada (interdisciplinar, em muitos casos), cujo objeto é o problema real de uso de linguagem colocado na prática dentro ou fora do contexto escolar.
Eles funcionam como um instrumento de identificação da língua e do sujeito, como espaço-tempo de produção e reprodução de um imaginário, mas também como parte do processo de disciplinarização dos saberes lingüísticos dentro e fora da escola, não só pelo uso direto de dicionários, como também pela forma fragmentária e ...
20 curiosidades que você vai gostar
A Linguística Aplicada (LA) é uma área de pesquisa recente. Foi entendida como uma aplicação da teoria linguística à prática de ensino de línguas, em especial, o inglês, no entanto, com o tempo, esta disciplina passou a contemplar outras questões referentes ao uso da linguagem.
Linguística Aplicada é um campo transdisciplinar de estudo que identifica, investiga e oferece soluções para problemas relacionados com a linguagem da vida real.
Conforme Tucker (1996), a Lingüística Aplicada é “um meio de ajudar a resolver problemas específicos da sociedade onde a linguagem está envolvida”. A imersão na realidade e o tratamento dos problemas como eles se encontram − não como gostaríamos de encontrá-los − oferece, é claro, vantagens e desvantagens.
Considerado o pai da linguística moderna, Saussure foi o primeiro a mostrar que a língua está presente na cultura humana desde os seus primórdios. Com ele, a linguística ganhou autonomia como ciência. Ele entendia a linguística como um ramo da ciência mais geral dos signos, e propôs que fosse chamada de Semiologia.
O que é Linguística:
Linguística é a ciência que se ocupa em estudar as características da linguagem humana. O linguista é responsável por analisar e investigar toda a evolução e desdobramentos dos diferentes idiomas, bem como a estrutura das palavras, expressões idiomáticas e aspectos fonéticos de cada língua.
Interessa esclarecer, também, que a língua/la langue - objeto da Linguística - é “ao mesmo tempo integral [“um todo em si mesma”] e concreto” (idem, ibidem).
Para se tornar um linguista, é necessário fazer faculdade específica de Linguística, que se diferencia da de Letras. O profissional graduado em Letras, por exemplo, dedica-se à história e ao funcionamento de línguas, enquanto o profissional de Linguística estuda a descrição e análise dos idiomas.
Saussure efetua, em sua teorização, uma separação entre Língua (Langue) e Fala (Parole). Para ele, a Língua é um sistema de valores que se opõem uns aos outros. Ela está depositada como produto social na mente de cada falante de uma comunidade e possui homogeneidade.
A oscilação entre o saber cientifico e filosófico que há nas palavras escritas por Saussure, produz um saber não-positivo que confere à Linguística a etiqueta de Ciência que se inscreve na história da Linguística como gesto inaugural de um saber positivo sobre os fenômenos da linguagem humana.
Professor de Línguas Indo-Européias e Sânscrito em Genebra desde 1891, estabeleceu as bases do estruturalismo lingüístico (Curso de Lingüística Geral, publicado postumamente em 1916).
Qual é a importância de se conhecer os primeiros estudos linguísticos? Alternativas: · a) Os primeiros estudos apontam o que é certo e errado na língua, o que pode ajudar no trabalho que se faz com ela atualmente.
A linguística aplicada se encontra voltada prioritariamente para o ensino / aprendizagem de línguas. A quase-sinonímia entre linguística aplicada e ensino / aprendizagem de línguas foi uma realidade nos primórdios dos trabalhos na área.
O ensino da língua portuguesa destina-se a preparar o aluno para lidar com a linguagem e suas diversas situações de uso e manifestações, inclusive a estética, após o domínio da língua materna revela-se fundamental ao acesso às demais áreas do conhecimento.
A Linguística Aplicada (LA) nasceu há mais ou menos 60 anos, como uma disciplina voltada para o ensino de línguas estrangeiras. O primeiro curso de LA ocorreu na Universidade de Michigan, em 1946, ministrado por Charles Fries e Robert Lado.
A Linguística Aplicada é considerada por muitos estudiosos como uma área de estudo que trata de questões ligadas à linguagem, como os problemas de linguagem, preocupando-se com suas práticas de uso, a prática social e a aprendizagem da língua, seja ela materna ou estrangeira.
Dentre as várias áreas de atuação do lingüista aplicado brasileiro, podemos citar, no campo pedagógico, o ensino em língua estrangeira e em língua materna e a formação do docente, além de áreas como o estudo do bilingüismo na população indígena.
Saussure partiu do sistema de comunicação humana para definir a língua: o signo linguístico é um signo ao qual subjaz a intenção de comunicar. Barthes, por seu lado, encara o signo unicamente do ponto de vista da significação e alarga desse modo a noção de signo e de língua a tudo o que significa.
Em seus estudos linguísticos, Saussure priorizou a sincronia, pois acreditava que, sendo a língua um sistema de valores, seu estudo deveria partir da estrutura como se apresenta num estado momentâneo, a qual é a única perceptível pelos falantes, visto que os mesmos não percebem a sucessão de fatos linguísticos no tempo ...
A Linguística não tem como objetivo transcrever normas ou ditar regras de correção para uso da linguagem, mas sim, analisar e estudar o que faz parte da língua em si. Essa ciência se interessa e tem como matéria de reflexão os estudos da linguagem concentrados na parte oral, verbal e também na modalidade escrita.
Na área de Linguística, cujo foco é pesquisar os fenômenos da língua, as principais correntes teóricas são o Estruturalismo, o Gerativismo e o Funcionalismo. A escolha por analisar essas duas correntes se deu pelo fato de que seus objetos de estudo são totalmente distintos.
Como o desmatamento influência na chuva?
Qual é a característica de um tucano?
Como o diabo da Tasmânia se alimenta?
Como o determinismo biológico era visto no Brasil *?
O que é o período chamado de Antiguidade Clássica?
Como o diabetes tipo II pode ser diagnosticado?
Como garantir o cuidado ao cuidador?
Qual é a verdadeira espada de São Jorge?
Como conservar tronco de árvore?
O que é tenossinovite no ombro?
Como tratar estiramento do ligamento colateral medial?
Como reconhecer a música que está tocando?
Como agir com uma pessoa que te trata com indiferença?
Como recorrer a um protesto indevido?