Persona non grata (plural: personae non gratae; antônimo: persona grata) é uma expressão em língua latina cujo significado literal é "pessoa não agradável", "não querida" ou "não bem-vinda".
Significado de Persona non grata
Diplomata que não foi aceito para representar o governo credenciador; representante estrangeiro que não recebe agrément. plural Personae non gratae. Etimologia (origem de persona non grata). Do latim persona.ae/ persona + non + grata/ gratus.a.um.
Persona non grata é uma expressão em latim utilizada para indicar alguém que não é bem-vindo. A Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas determina em seu artigo 9 que cada Estado pode declarar que uma pessoa não é bem-vinda em seu território sem ter de explicar sua decisão.
A declaração de “persona non grata” não é exatamente uma expulsão de um país, já que a deportação e a expulsão são proibidas pelas imunidades diplomáticas. Esse dispositivo pode ser usado para retirar o diplomata de um país, mas não de forma instantânea.
De acordo com a Convenção de Viena sobre as Relações Diplomáticas, em seu artigo 9º, um Estado pode a qualquer momento, e sem ser obrigado a justificar sua decisão, declarar que um diplomata é persona non grata, ou seja, inaceitável e, assim, deverá retornar ao seu país de origem.
29 curiosidades que você vai gostar
Crise diplomática ou crise internacional é uma situação grave nas relações internacionais, mais importante que um affaire ("assunto") ou incidente diplomático, posto que ameaça gravemente a paz e pode conduzir a uma guerra.
Guerra diplomática - Confronto político que se tem como o estado "ideal" da guerra, ou seja, uma guerra onde prevalece a diplomacia ou o entendimento entre os povos, a estratégia e entendimento racional, não havendo inspiração de ordem emocional ou moralista.
Agir com diplomacia é ter respeito pelo próximo, sabendo lidar de modo pacífico perante diferentes situações e comportamentos. O objetivo da diplomacia é manter um convívio sadio entre os vários grupos sociais, fazendo com que as particularidades e interesses de cada um sejam defendidos e representados.
Essa ruptura ocorre quando deixa de existir o consentimento mútuo, obedecendo, assim, o princípio da reciprocidade, pois um Estado que decide romper relações diplomáticas com outro exige que este encerre sua missão diplomática.
As relações diplomáticas são baseadas no consentimento mútuo: recebo sua embaixa, porque acredito que posso enviar-lhe uma missão diplomática. “O princípio do consentimento mútuo norteia o direito das relações diplomáticas.” (Marcelo Varella). Estado Acreditante é aquele que envia o representante diplomático.
Ademais, nos termos do artigo 63 da Convenção de Viena sobre Direito dos Tratados de 1969 determina que O rompimento de relações diplomáticas ou consulares entre partes em um tratado não afetará as relações jurídicas estabelecidas entre elas pelo tratado, salvo na medida em que a existência de relações diplomáticas ou ...
A forma mais básica de relação diplomática é o reconhecimento de soberania. O reconhecimento diplomático de um país por outros é uma das condições mais importantes para a existência de um Estado nacional.
Dicas para ser mais diplomática:Crie laços. Crie relacionamentos com seus colegas de forma genuína, os laços sociais são importantes nos processos de negociação. ... Saiba se expressar. ... Observe mais. ... Cultive relações. ... Reconheça seus acertos. ... Estude a situação. ... Aprenda com os outros.
Compartilhar, pedir e saber ouvir opiniões é também uma estratégia para cultivar a diplomacia no trabalho. Dessa forma é possível envolver a equipe, evitando problemas e fortalecendo as relações de trabalho. Procure sempre encontrar um meio termo que deixe satisfeitos todos os envolvidos na negociação.
adjetivo Relativo à diplomacia, à ciência das relações internacionais. [Figurado] Que é hábil; cortês, fino: diretor diplomático. [Figurado] Cujo comportamento é discreto, reservado; que age com prudência e discrição; discreto.
As formas de guerra são: guerra com armamento usual; guerra psicológica; guerra econômica; guerra radiológica, nuclear ou radioativa; guerra biológica, bacteriológica ou virótica; guerra cibernética, eletrônica ou informática; e guerra química.
O que é Guerra Fria:
A Guerra Fria foi um conflito de ordem política, militar, tecnológica, econômica, social e ideológica entre as duas nações. A guerra é chamada de fria porque não houve uma guerra ou conflitos diretos entre as duas superpotências, dada a inviabilidade da vitória em uma batalha nuclear.
A Guerra dos Trinta Anos
Este conflito durou trinta anos, tornando-se a guerra contínua mais longa da história moderna, com um total de mortos, incluindo civis, próximo de 8 milhões.
A mala diplomática poderá ser confiada ao comandante de uma aeronave comercial. O comandante deverá estar munido de um documento oficial que indique o número de volumes que constituem a mala, mas não será considerado correio diplomático.
A mala diplomática não poderá ser aberta ou retida. Os volumes que constituam a mala diplomática deverão ter sinais exteriores visíveis que indiquem o seu caracter e só poderão conter documentos diplomáticos e objetos destinados a uso oficial.
Negociar com o Estado acreditador; Inteirar-se por todos os meios lícitos das condições existentes e da evolução dos acontecimentos no Estado acreditador; Promover relações amistosas e desenvolver as relações económicas, culturais e científicas entre o País e o Estado acreditador.
Quem pode e quem não pode ser microempreendedor individual?
Qual é um dos principais problemas da região Nordeste?
O que significa densidade demográfica?
Quanto tempo dura o efeito de Dramin?
O que significa dor de cabeça na testa?
Quais são as principais características da arte moderna?
Qual nome significa inteligência?
Quando é o aniversário de Campinas 2021?
O que é o número de identificação da segurança social?
Quais impostos reter no Simples Nacional?
Como saber se meu empréstimo do Banco do Brasil foi aprovado?
O que representa o pão na Bíblia?