É crime registrar filho de outra pessoa?

Pergunta de Carlota Joana Monteiro Gonçalves em 30-05-2022
(43 votos)

Registrar o filho de outra pessoa é crime, previsto no art. 242 do Código Penal: Dar parto alheio como próprio; registrar como seu o filho de outrem; ocultar recém-nascido ou substituí-lo, suprimindo ou alterando direito inerente ao estado civil. Pena: reclusão, de dois a seis anos.

É crime uma pessoa registrar filho de outro?

O artigo 242 do Código Penal descreve o delito de dar parto alheio como próprio e considera como crime o ato de registrar como sendo seu o filho de outra pessoa, bem como o ato de esconder ou trocar recém nascido, por meio de remoção ou modificação de seu estado civil. A pena prevista é de 2 a 6 anos de reclusão.


O que acontece quando um homem registra um filho que não é seu?

Segundo o texto legal, dar parto alheio como próprio; registrar como seu o filho de outra pessoa; ocultar recém-nascido ou substituí-lo, suprimindo ou alterando direito inerente ao estado civil é considerado um ilícito penal, no qual a pena é de reclusão de dois a seis anos.

É permitido tirar o nome do pai da certidão de nascimento?

A legislação não permite a exclusão do registro paterno apenas por vontade expressa do interessado, já que a lei dispõe que o nome civil é imutável, pois integra um papel importante na consolidação da personalidade do detentor.

Como anular um registro de paternidade?

Para STJ, não é possível anular o reconhecimento de paternidade realizado de forma espontânea e sem vícios de consentimento. Reconhecimento espontâneo da paternidade só pode ser desfeito diante de vício de consentimento.

Adoção à brasileira: é possível registrar o filho de outra pessoa?


41 curiosidades que você vai gostar

O que acontece se o pai se recusar a registrar o filho?

Nos casos em que há a recusa do pai em reconhecer o filho, mesmo com o resultado positivo do teste de DNA, há a necessidade de propositura de ação de investigação de paternidade para que o reconhecimento seja postulado em Juízo.

É crime não assumir o filho?

Registrar o filho de outra pessoa é crime, previsto no art. 242 do Código Penal: Dar parto alheio como próprio; registrar como seu o filho de outrem; ocultar recém-nascido ou substituí-lo, suprimindo ou alterando direito inerente ao estado civil. Pena: reclusão, de dois a seis anos.

O que acontece quando o suposto pai se recusa a fazer o exame de DNA?

Foi sancionada na última semana, Lei nº. 12.004, que regula a investigação de paternidade de filhos fora do casamento. A nova lei, aprovada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, determina que quando o suposto pai se recusar a submeter-se ao exame de DNA, será reconhecida a presunção de paternidade.

É possível anular o registro de nascimento?

De acordo com o artigo 1.604 do Código Civil, caso haja comprovação de que houve falsidade ou erro no registro, pode ser ajuizada uma ação de anulação sobre a certidão de nascimento.



Outras questões

Como salvar um formulário do Google Forms em PDF?

Como enviar um arquivo em PDF para Gmail?

Como salvar um Arquivo em PDF quando não tem a opção?

Como salvar formulário Google Forms em PDF?

Quais são as teclas do alfabeto Braille?

Como salvar suas músicas na nuvem?

Como separar fotos do WhatsApp da galeria iPhone?

Qual é o sinônimo de pobre?

Como escrever arco e flecha?

Como se chama Beira-mar?

Qual o correto ao invés de ou em vez de?

Como se escreve ar condicionado correto?

Em qual tipo de solo e praticado o beach tennis?

Como se escreve bem-nascido?

O que é ascensão sinônimo?

Como escreve beiju de tapioca?

Como escreve bem intencionado?

O que é ser uma pessoa bem humorada?

O que significa o nome beer?

O que quer dizer a palavra arrasada?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com