É crime registrar filho de outra pessoa?

Pergunta de Carlota Joana Monteiro Gonçalves em 30-05-2022
(43 votos)

Registrar o filho de outra pessoa é crime, previsto no art. 242 do Código Penal: Dar parto alheio como próprio; registrar como seu o filho de outrem; ocultar recém-nascido ou substituí-lo, suprimindo ou alterando direito inerente ao estado civil. Pena: reclusão, de dois a seis anos.

É crime uma pessoa registrar filho de outro?

O artigo 242 do Código Penal descreve o delito de dar parto alheio como próprio e considera como crime o ato de registrar como sendo seu o filho de outra pessoa, bem como o ato de esconder ou trocar recém nascido, por meio de remoção ou modificação de seu estado civil. A pena prevista é de 2 a 6 anos de reclusão.


O que acontece quando um homem registra um filho que não é seu?

Segundo o texto legal, dar parto alheio como próprio; registrar como seu o filho de outra pessoa; ocultar recém-nascido ou substituí-lo, suprimindo ou alterando direito inerente ao estado civil é considerado um ilícito penal, no qual a pena é de reclusão de dois a seis anos.

É permitido tirar o nome do pai da certidão de nascimento?

A legislação não permite a exclusão do registro paterno apenas por vontade expressa do interessado, já que a lei dispõe que o nome civil é imutável, pois integra um papel importante na consolidação da personalidade do detentor.

Como anular um registro de paternidade?

Para STJ, não é possível anular o reconhecimento de paternidade realizado de forma espontânea e sem vícios de consentimento. Reconhecimento espontâneo da paternidade só pode ser desfeito diante de vício de consentimento.

Adoção à brasileira: é possível registrar o filho de outra pessoa?


41 curiosidades que você vai gostar

O que acontece se o pai se recusar a registrar o filho?

Nos casos em que há a recusa do pai em reconhecer o filho, mesmo com o resultado positivo do teste de DNA, há a necessidade de propositura de ação de investigação de paternidade para que o reconhecimento seja postulado em Juízo.

É crime não assumir o filho?

Registrar o filho de outra pessoa é crime, previsto no art. 242 do Código Penal: Dar parto alheio como próprio; registrar como seu o filho de outrem; ocultar recém-nascido ou substituí-lo, suprimindo ou alterando direito inerente ao estado civil. Pena: reclusão, de dois a seis anos.

O que acontece quando o suposto pai se recusa a fazer o exame de DNA?

Foi sancionada na última semana, Lei nº. 12.004, que regula a investigação de paternidade de filhos fora do casamento. A nova lei, aprovada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, determina que quando o suposto pai se recusar a submeter-se ao exame de DNA, será reconhecida a presunção de paternidade.

É possível anular o registro de nascimento?

De acordo com o artigo 1.604 do Código Civil, caso haja comprovação de que houve falsidade ou erro no registro, pode ser ajuizada uma ação de anulação sobre a certidão de nascimento.



Outras questões

Como podemos identificar um composto iônico na tabela abaixo *?

Quem nasce na cidade de capixaba E o quê?

Como montar uma estrutura de pastas?

Como chama uma pessoa que compra um produto roubado?

Porque Itaboraí recebeu esse nome?

Quem nasceu em Dourados é oq?

Como se chama a pessoa que torce para todos os times?

Quem nasce no Acre acrílico?

O que é alveolite no dente?

O que significa Goianésia?

Qual o nome mais comum do Geladinho?

Como se chama quem assiste um filme?

Como se chama desenhos que viraram filmes?

O que é herpes de repetição?

O que é hipertensão estágio 1?

Como tratar incontinência urinária de urgência?

O que causa infecção na unha?

Como tratar cão com hipotireoidismo?

Como eliminar separadores no Chrome?

Como sugestionar alguém?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com