O sistema linfático é um complexo conjunto de órgãos linfoides, tecidos, vasos e ductos, que se distribuem por todo o corpo, cujas principais funções são produzir e amadurecer as células de defesa do organismo, além de drenar e filtrar o excesso de líquido do corpo, encaminhando-o para a corrente sanguínea.
Os vasos linfáticos drenam o líquido, chamado de linfa, dos tecidos por todo o corpo e devolvem o líquido para o sistema venoso através de dois dutos coletores. Os linfonodos são pequenos órgãos com formato de feijão que servem como centros de coleta para a linfa.
Parte do plasma sanguíneo sai dos capilares sanguíneos para os tecidos, formando o líquido intersticial. As células absorvem parte do líquido intersticial e o resto entra nos capilares linfáticos, formando a linfa. Os vasos linfáticos acabam desembocando na circulação sanguínea.
baço
Maior dos órgão linfáticos, o baço é um órgão de ovalado, localizado abaixo do diafragma e atrás do estômago.
No percurso dessa rede, os vasos linfáticos encontram linfonodos, ou gânglios. Eles filtram a linfa, retirando componentes nocivos, e acionam células de defesa para combater vírus e bactérias. Também fazem parte do sistema estruturas maiores, como o baço, o timo e as amígdalas, importantes sobretudo na infância.
O ducto torácico é o maior vaso linfático do nosso corpo e é o tronco comum a quase todos os vasos linfáticos.
A função da linfa e dessa rede específica é coletar partículas indesejáveis que trafegam pelo corpo e estimular o sistema imune a conter ameaças. O líquido “purificado” pelo sistema linfático é devolvido ao sangue.
Os vasos linfáticos trasnportam para o organismo as proteínas, o liquido e outras substâncias. O sistema linfático é um importante componente do sistema imunológico, pois colabora com glóbulos brancos para proteção contra bactérias e vírus invasores.
O ducto torácico é o maior vaso linfático do nosso corpo e é o tronco comum a quase todos os vasos linfáticos. O ducto linfático direito é menor e é responsável por transportar a linfa proveniente dos locais que não foram recolhidos pelos vasos que desembocam no ducto torácico.
A unidade funcional de um vaso linfático é conhecida como linfangion, que é o segmento entre duas válvulas. Uma vez que é contraível, dependendo da relação entre seu comprimento e o raio, pode atuar quer como uma câmara contraível que impele o líquido para a frente, ou como um vaso de resistência que tende a parar a linfa.
A movimentação da linfa ocorre graças às forças externas que agem sobre as paredes dos vasos, como a ação massageadora dos músculos esqueléticos. Entre cada valva dos vasos linfáticos, é possível perceber um dilatação, e, como existem várias valvas nessas estruturas, o vaso linfático adquire um aspecto de colar de contas. Não pare agora...
Como ter a mentalidade de rico?
Como transformar uma imagem em vetor no Gimp?
Quem é a esposa de Pierce Brosnan?
Como trabalhar a BNCC com os professores?
Como repostar no Instagram conta privada?
Como melhorar a qualidade de um render no Photoshop?
Como excluir um commit no git?
Como fazer tosa higiênica em Cocker?
Como repor potássio e magnésio?
Como criar uma imagem ISO inicializável?
Como representamos o conjunto dos naturais?
Como faço para redefinir o adaptador de rede sem fio?
Como trabalhar a Páscoa de acordo com a Bncc?
Como faço para manter o cabeçalho em todas as páginas no Excel?
O que é trava-língua alfabetização?
Como representamos a metade em matemática?
Como trabalhar leitura no ensino remoto?