O DETER foi desenvolvido como um sistema de alerta para dar suporte à fiscalização e controle de desmatamento e da degradação florestal realizadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e demais órgãos ligados a esta temática.
O DETER registra o corte raso (retirada completa da floresta nativa) e áreas de degradação progressiva. As imagens do DETER são influenciadas pela cobertura de nuvens, o que pode impossibilitar a identificação de todos os desmatamentos.
Sistema de alerta Realizado pela Coordenação de Observação da Terra em conjunto com o Centro Regional da Amazônia (CRA), o DETER é um serviço de alerta de desmatamento e degradação florestal na Amazônia Legal baseado em dados de satélite de alta frequência de revisita.
O sistema DETER registra áreas de desmatamento e de degradação florestal. ... O mapa do PRODES, contendo o desmatamento dos anos anteriores, as áreas de não- floresta e as áreas de hidrografia, formam uma máscara de exclusão onde não é possível mapear novos polígonos de corte raso.
Por isso, a partir de 2004, o INPE criou o Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (DETER) para monitoramento contínuo e rápido do desmatamento e da degradação florestal.
De acordo com dados do sistema Deter, do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), o desmatamento na Amazônia atingiu, em junho, uma área de 1.061,9 km², o pior índice para esse mês desde o início da série histórica, em 2016. O número representa um aumento de 1,8% em relação a junho de 2020.
Atualmente, o Inpe conta com dois sistemas via satélite para monitorar e calcular as áreas de desmatamento na Amazônia Legal: o sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter) e o Programa de Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite (Prodes).
O PRODES executa o monitoramento da floresta amazônica brasileira também por satélite, mas com imagens de maior resolução do que o DETER (com resolução espacial de 30 metros). Esse projeto fornece as taxas anuais do desmatamento da Amazônia Legal* desde 1988.
Dos três sistemas citados, o Prodes (Programa de Cálculo do Desflorestamento da Amazônia) é o mais antigo.
O Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm) foi criado em 2004 e tem como objetivo reduzir de forma contínua o desmatamento e criar as condições para a transição para um modelo de desenvolvimento sustentável na Amazônia Legal.
Como escolher maquiagem para pele negra?
Quais são os métodos de conservação de alimentos?
Como é feita a contagem do prazo prescricional do cheque Pós-datado?
Quais os atributos e características de um indicador?
Como limpar e energizar a drusa de ametista?
O que nasce primeiro o figo ou as folhas?
Como mudar o tipo de conta no Instagram?
Como saber quando dois móveis vão se encontrar?
Como saber se um alvará foi levantado?
Qual a temperatura que o Durepoxi suporta?
O que fazer para lacear sapato de couro?
Qual a importância do uso do etanol no Brasil?
Qual foi o sacrifício de Isaac?