O braille é um sistema de escrita e leitura tátil para as pessoas cegas inventado pelo francês Louis Braille, ele mesmo cego aos três anos de idade devido a um acidente que causou a infecção dos dois olhos.
O sistema Braille, em seu código original, era formado por seis pontos colocados em duas fileiras paralelas, em que cada linha representava uma letra diferente do alfabeto. Essa colocação permitia até 64 variações diferentes, incluindo os sinais de pontuação.
O Braile é usado por pessoas que não enxergam ou têm baixa visão e funciona por meio do tato, com uma ou duas mãos. A leitura é feita da esquerda para a direita. O código foi criado pelo francês Louis Braille, em 1825. Aos 3 anos, Louis teve o olho perfurado por uma ferramenta na oficina do pai.
Esse sistema é um código de escrita em relevo voltado às pessoas com deficiência visual. O processo é o mais adotado no mundo e, além das letras e números, ele oferece símbolos, pontuações e outros sinais que facilitam o entendimento de uma mensagem por aqueles que não conseguem enxergar.
Para escrever, prende-se o papel na reglete e escreve-se (pressiona) com punção da direita para esquerda. Desta forma, formam os pontos em relevo do lado avesso da folha, com isso, a leitura sucede-se da esquerda para direita. Logo, as letras da leitura são escritas com pontos inversos, como a imagem no espelho.
Entrar sozinha em um elevador, encontrar a marca, a fragrância ou o sabor de seus produtos preferidos nas gôndolas dos supermercados, ler com tranquilidade os cardápios nos restaurantes, ingerir ou administrar um medicamento com segurança, consultar com privacidade faturas ou contas de consumo são atividades que muitos ...
Surgiu na França em 1825, sendo o seu criador o francês Louis Braille que ficou cego, aos três anos de idade vítima de um acidente seguido de oftalmia. A diferente disposição desses seis pontos permite a formação de 63 combinações ou símbolos Braile para anotações Científicas, música, estenografia.
Louis Braille
Charles Barbier
Braille/Inventores
Braille é um sistema desenvolvido para ler um texto através do toque em vez da visão. É usado principalmente por pessoas com problemas de visão, no entanto, qualquer pessoas pode ler Braille. E há muitas razões para o aprendizado, especialmente para quem convive com uma pessoa cega ou com alguma deficiência visual.
01 de Setembro | 2009. Crédito: Getty Images. O sistema Braille é um processo de escrita e leitura baseado em 64 símbolos em relevo, resultantes da combinação de até seis pontos dispostos em duas colunas de três pontos cada. Pode-se fazer a representação tanto de letras, como algarismos e sinais de pontuação.
Porém, com toda essa adaptação, o braile ainda possui suas limitações. O material impresso em braile tem um custo bem alto, são pesados e de difícil manuseio; além disso, faltam profissionais especializados a ensinar e educar os deficientes visuais e isso é agravado por um ensino mal orientado.
O Braille hoje já está difundido pelo mundo todo e, segundo pesquisa "Retratos da Leitura no Brasil", de 2008, do Instituto Pró-Livro, 400 mil pessoas leem Braille no Brasil. Não é possível, segundo o Instituto Dorina Nowill, calcular em porcentagem o que esses leitores representam em relação à quantidade total de deficientes visuais no país.
"O Brasil foi o primeiro país da América Latina a adotar o sistema, trazido por José Álvares de Azevedo, jovem cego que teve contato com o Braille em Paris", conta a pedagoga Maria Cristina Nassif, especialista no ensino para deficiente visual da Fundação Dorina Nowill.
Quais são os tipos de isomeria espacial?
Como duplicar uma pasta no drive?
Qual a diferença entre arritmias supraventriculares e ventriculares?
Quanto tempo demora para aprender a tocar guitarra sozinho?
Qual exame para saber se a imunidade está baixa?
Tem como comprar anestesia na farmácia?
Como fica a picada de mamangava?
Quais as vantagens de ser intraempreendedor?
O que é um centímetro quadrado?
Porque a Lua não tem movimento de rotação?
Como saber se seu pássaro te ama?
O que são biomateriais ceramicos?
Qual o prazo para o registro do contrato social e aditivos na Junta Comercial?