resumo informativo: informa ao leitor finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que este possa, inclusive, dispensar a consulta ao original. 2. Resumo indicativo: indica apenas os pontos principais do documento, não apresentando dados qualitativos, quantitativos etc.
RESUMO INFORMATIVO: neste tipo de resumo o leitor irá encontrar detalhes sobre os objetivos, os materiais e métodos utilizados, os resultados e as conclusões do documento, de tal forma que este possa, inclusive, dispensar a consulta ao original.
Resumo informativo ou analítico: é o tipo de resumo que reduz o texto a 1/3 ou 1/4 do original, abolindo-se gráficos, citações, exemplificações abundantes, mantendo-se, porém, as ideias principais. Não são permitidas as opiniões pessoais do autor do resumo.
Assim, para auxiliá-lo nessa tarefa, segue abaixo passo a passo para realização de um resumo:Leia atentamente o texto original. ... Marque as principais ideias do texto. ... Sublinhe as palavras-chave. ... Tenha o poder de síntese. ... Cuidado com a coesão e coerência. ... Faça uma leitura final. ... Não se esqueça de citar a fonte.
Todo resumo, com exceção daquele inserido no próprio documento (como, por exemplo, o resumo que antecede o artigo científico), deve ser precedido pela referência do documento que será resumido. Essa referência deve estar enquadrada nas normas da ABNT.
20 curiosidades que você vai gostar
O resumo indicativo é uma produção textual que tem como objetivo resumir as informações mais importantes do texto de forma descritiva. Por essas características, o resumo indicativo é muito parecido com um sumário narrativo, pois, ele não apresenta dados quantitativos e qualitativos.
O resumo não deve conter citações bibliográficas, tabelas, quadros, esquemas. ... O resumo deve conter um total de até 500 palavras (exceto título e descritores), em função dos limites estabelecidos para disseminação da tese nas bases de dados especializadas.
Passo a passo: como fazer um bom resumo para os estudosfaça anotações enquanto lê a matéria;marque os principais pontos a serem ressaltados;explique a matéria com suas próprias palavras;use bullet points para organizar;crie um mapa mental sempre que possível;evite digitar e escreva tudo à mão;
A NBR 6028/2003 postula que o resumo pode ser classificado em três tipos: indicativo, informativo ou crítico, os quais são determinados por características específicas, vistas a partir de agora.
Normas ABNT para resumos (simples)Resumo deve variar entre 100 e 500 palavras (dependendo do tipo de trabalho e de suas exigências específicas, 100 para artigos e 150 para TCC), todas em um único parágrafo;O texto deve estar redigido na 3ª pessoa do singular, com verbo na voz ativa.
Em um ensaio analítico, o autor deve apresentar algum tipo de argumentação sobre determinado assunto — uma obra, como um romance ou um filme, ou até ideias e pensamentos. Para isso, você tem que dividir o tema em partes e buscar provas que as atestem, seja no material de análise ou da própria pesquisa.
Extensão do resumos conforme ABNT NBR 6028
de 150 a 500 palavras os de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros) e relatórios técnico-científicos; de 100 a 250 palavras os de artigos de periódicos; por fim, de 50 a 100 palavras os destinados a indicações breves.
Sem ordem exata, como a estrutura explicita propõe, o resumo com estrutura não explicita deve apresentar as seguintes informações em seu texto:Tema e justificativa do trabalho.Objetivos e aspectos abordados.Informações acerca dos dados bibliográficos.Resultados alcançados.Principais conclusões.
Basicamente, o resumo tem como principal característica apresentar com fidelidade as ideias reproduzidas em um texto, primando por elementos inerentes à construção textual. Já o esquema tem como objetivo destacar apenas aquilo que é essencial para um texto, como se fosse um esqueleto formado por tópicos.
Redação de autoria própria que mostre as semelhanças e as divergências de dois ou mais autores sobre um determinado assunto. Explicitar todas as fontes bibliográficas lidas para comparação, através de referência indireta.
Existem três tipos básicos de fichamentos: o fichamento bibliográfico, o fichamento de resumo ou conteúdo e o fichamento de citações. Cada professor pode seguir um modelo de fichamento, tendo em vista, que não existe um modelo pronto e/ou determinado. Assim sendo, os modelos apresentados são sugestões.
Resumo crítico
Ou seja, ele é o mais utilizado no ambiente escolar, também é o que melhor se encaixa no perfil dos vestibulandos. Principalmente porque pode ser feito com mais rapidez e ainda pode destacar pontos importantes e pessoais na hora da revisão.
O resumo precisa ter título, nome do autor e o texto apresentando as ideias principais do conteúdo original. Deve ser organizado de acordo com uma construção lógica e cronológica. Diferente da resenha, o resumo não pode conter opiniões, a não ser que sejam do autor do texto original.
4 passos para fazer um bom resumoLeia e releia o texto. ... Busque os conceitos mais importantes e os pontos fundamentais do texto. ... Organize as ideias principais. ... Escreva o texto com suas palavras.
O objetivo principal do resumo é explicar um assunto de forma rápida. Para isso, ele precisa abordar as ideias principais de um tema, mas sem detalhar cada aspecto. A ideia é que ao reler o resumo você se lembre do assunto de forma geral e, a partir daí, acesse os detalhes do conteúdo por meio da memória.
Resoomer. O Resoomer é um site que faz resumo e permite você sintetizar de forma prática o texto que desejar, de forma totalmente automatizada e gratuita.
O corpo do resumo deverá estar no modo justificado, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas e conter no mínimo 300 e no máximo 400 palavras. Os resumos devem ser em parágrafo único sem incluir figuras, tabelas ou referências.
O resumo crítico terá sempre duas partes: primeiro a síntese da obra, que consiste numa visão geral do objeto avaliado. Depois, vem a crítica elaborada com argumentos embasados e impessoalidade. Lakatos e Marconi (2003, p. 69) consideram um resumo crítico quando o redator “formula julgamento sobre o trabalho”.
10 passos para fazer um bom resumoTenha em mente seu objetivo. Estou fazendo o resumo para estudar uma matéria antes da prova? ... Faça uma leitura atenta e calma do texto original. ... Sublinhe as palavras-chave. ... Pergunte a si mesmo. ... Crie associações. ... Escreva. ... Coesão e coerência. ... Entre em detalhes apenas se for necessário.
A resenha crítica é um resumo comentado, uma apreciação crítica sobre determinada obra/fato, ou seja, além de fazer o resumo, acrescenta-se uma avaliação, julgamento(s) de valor, apreciação, crítica.
Como imprimir uma autuação de Trânsito?
Como puxar a fatura da Brisanet?
Como importar arquivo DWG para Eberick v8?
O que significa ação Hipotensora?
Como usar a função PRI maiúscula no Excel?
Como adicionar um componente no Proteus?
Quais são as ferramentas utilizadas para encontrar e alterar uma palavra no Excel?
Como usar fita corretiva da BIC?
Como uma criança de 10 anos se vestir?
O que significa Pow em programação?
Como pode ser evitado uma gravidez indesejada?