O Renascimento foi um movimento cultural, econômico e político, surgido na Itália no século XIV e se estendeu até o século XVII por toda a Europa. Inspirado nos valores da Antiguidade Clássica e gerado pelas modificações econômicas, o Renascimento reformulou a vida medieval, e deu início à Idade Moderna.
Luís Vaz de Camões
Esse soneto Luís Vaz de Camões (1524/5-1580) define bem o con- texto cultural renascentista. Trata-se de um momento de muita expectati- va causada pelas Grandes Navegações em Portugal. Camões foi e é ainda é, sem dúvida, o maior ícone da Literatura Portuguesa.
O renascimento comercial da Idade Média ocorreu por causa da ampliação das rotas comerciais e do estabelecimento de feiras anuais, que atraíam inúmeros comerciantes interessados na venda e troca de produtos. ... O renascimento comercial está diretamente ligado ao renascimento urbano.
Por Renascimento Cultural entende-se uma atmosfera de eferverscência artística e intelectual de caráter urbano que se fez presente na Europa, sobretudo na região da Península Itálica (atual Itália), dos Países Baixos (atual Holanda) e outras regiões do norte europeu entre os séculos XV e XVI.
O termo renascimento, ou renascença, faz referência a um movimento intelectual e artístico surgido na Itália, entre os séculos XIV e XVI, e daí difundido por toda a Europa. À concepção medieval do mundo se contrapõe uma nova visão, empírica e científica, do homem e da natureza.
Literatura Renascentista Dante Alighieri (1265-1321): escritor italiano, autor da Divina Comédia. Willian Shakespeare (1564-1616): poeta e dramaturgo inglês, autor de Romeu e Julieta e Hamlet. Miguel de Cervantes (1547-1616): poeta, romancista e dramaturgo espanhol, autor de Dom Quixote de la Mancha.
A literatura portuguesa é dividida em três eras: Medieval, Clássica e Moderna.
A literatura renascentista possui também características marcantes que condizem com a ideia de mundo da época: 1 Antropocentrismo (o homem no centro); 2 Otimismo; 3 Racionalismo; 4 Humanismo; 5 Hedonismo (valorização dos prazeres sensoriais); 6 Individualismo; 7 Inspiração na Antiguidade Clássica. More ...
Apesar de muito estendido, hoje em dia a palavra "Renascimento" é usada com ressalva. Afinal, este vocábulo dá impressão que não se pesquisava, nem se fazia ciência durante a Idade Média, o que é inexato.
Esse aspecto humanista inspirava-se em outro ponto-chave do Renascimento: o elogio às concepções artísticas da Antiguidade Clássica ou Classicismo. Essa valorização das ações humanas abriu um diálogo com a burguesia, que floresceu desde a Baixa Idade Média.
A leitura do trecho nos permite identificar características do Renascimento. Assinale a afirmativa que contém essas características. a) nova postura com relação ao conhecimento, a qual transforma o modo de entendimento do mundo e do próprio homem. b) ruptura com as concepções antropocêntricas, a qual modifica as relações hierárquicas senhoriais.
O que é bom para lubrificar as articulações?
Qual o instrumento de percussão?
Quais são as principais unidades de medida?
Qual é o valor da multa rescisória?
Quais os benefícios da máscara banho de verniz?
Qual a importância dos medicamentos para a população?
Quais são os tipos de fungicidas?
Como calcular a quantidade de concreto para coluna?
O que mais vende na área da beleza?
Quais os homens responsáveis pelas guerras de unificação italiana?
Quais as desvantagens de estudar no exterior?
Quais são os principais algoritmos de escalonamento?
Como é ativada a vitamina D na nossa pele?
Qual a profissão de Luciano Huck?
Quanto o bebê tem que engordar por dia?
Quais os sintomas de ovo de solitária na cabeça?