O recolhimento compulsório é mais um dos mecanismos que o Banco Central (BC) tem à disposição na sua caixa de ferramentas na manutenção da estabilidade financeira e de combate à inflação. Trata-se de parcela do dinheiro dos correntistas que os bancos são obrigados a manter depositada no BC.
A principal motivação para criação do depósito compulsório no Banco Central do Brasil foi como um recurso de controle inflacionário. A explicação é que, como falamos, se os bancos realizassem operações com todo o dinheiro que têm haveria risco de alta circulação na economia. Imagine que um depósito de mil reais é feito por determinado cliente.
Por isso, o depósito compulsório foi criado como estratégia de controle. Assim, todos os bancos são obrigados a manter parte das quantias que recebem em uma poupança no BACEN — ela continue atrelada ao banco e ao cliente, mas não pode ser usada para financiar operações. Como ele funciona?
Pelo recolhimento compulsório, parte do dinheiro depositado nos bancos comerciais são obrigatoriamente destinados ao Banco Central. A quantidade obrigatória é definida por uma taxa proporcional à quantidade de depósitos.
O Banco Central utiliza uma política monetária em que retém uma parcela do dinheiro da economia por meio dos bancos comerciais. Esta prática recebe o nome de depósito compulsório.. O conceito também pode ser chamado de recolhimento compulsório e se trata de uma medida que é utilizada para que a quantidade em dinheiro em circulação seja diminuída.
Como saber o que é uma porção?
É verdade que o abacaxi é abortivo?
Qual o tempo mínimo de contribuição para aposentadoria proporcional?
Quais os esportes mais praticados na escola?
O que acontece quando a empresa não paga o dissídio?
Como sabemos se estamos expostos ao benzeno?
Qual o maior índice de afastamento do trabalho?
Onde ficam os vereadores de SP?
Quantas vértices arestas e faces tem uma esfera?
Como transferir a posse de um imóvel?
É preciso ser mestre para fazer doutorado?
O que faz a pessoa que trabalha com marketing?