Antítese, uma das figuras de linguagens, é a responsável por representar os opostos das coisas. Alguns exemplos básicos de antíteses são as palavras "amor" e "ódio", ou "bom e "ruim", ou ainda "céu" e "inferno". A palavra antítese vem da língua grega, e quer dizer "oposto à criação" ou "contra".
Exemplos de frases com antítese
O leite está quente e o café está gelado. Ela está entre a vida e a morte. A vida é assim, cheia de tristezas e alegrias. Bonito para mim, feio para ela.
Antítese é um recurso estilístico que contrapõe termos com sentidos opostos para destacar uma ideia no discurso. Não deve ser confundido com paradoxo, outro recurso que usa ideias opostas no discurso.
É uma declaração aparentemente verdadeira, mas que leva a uma contradição lógica ou que contradiz a intuição comum. Alguns exemplos de paradoxo como figura de linguagem são: "O nada é tudo", "Eu estou cheio de me sentir vazio", "O silêncio é o melhor discurso".
A antítese opõe palavras que já são de natureza opostas, enquanto o paradoxo opõe ideias opostas entre si, como visto no exemplo acima. A escola literária que mais utilizou essas figuras foi o Barroco em virtude da conturbação de sentimentos, ideias e desejos tão comuns à época.
22 curiosidades que você vai gostar
Exemplos de personificação
"O cachorro dizia a todos seus amigos animais para fazerem silêncio". (De forma subjetiva, característica da personificação, foi usada a expressão dizer para atribuir ao cachorro uma característica humana). As “ondas beijavam” a areia branca da praia.
Paradoxo ou oximoro é uma figura de linguagem caracterizada pela expressão de uma ideia contrastante e contraditória. Contudo, se o enunciado apresenta apenas contraste, ele se configura em uma antítese, portanto, para ocorrer o paradoxo, obrigatoriamente, é preciso haver uma contradição.
Paradoxo, também conhecido como oximoro, é uma figura de pensamento responsável por contrastar uma ideia.
...
Trata-se de uma figura de linguagem com conceitos amplos, por isso, possui algumas subdivisões:paradoxo verídico.paradoxo condicional.paradoxo falsídico.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Como tratar dermatite umida em cachorro?
Como é o tratamento de câncer na língua?
Como controlar a coriza infecciosa?
Como tirar o vale transporte em Manaus?
Como tirar cera de vela de uma toalha de mesa?
Como inspecionar site pelo celular?
Como tirar 2 via da fatura do cartão Casas Bahia?
O que causa displasia no cachorro?
Como tirar cera de depilação do prato?
Como tirar vela do tecido do sofá?
Como tirar carteira de trabalho Física 2021?
Quais os sintomas de distensão na virilha?
Como tirar cera de vela do prato?
Como instalar a chaminé do aquecedor a gás?