Antítese, uma das figuras de linguagens, é a responsável por representar os opostos das coisas. Alguns exemplos básicos de antíteses são as palavras "amor" e "ódio", ou "bom e "ruim", ou ainda "céu" e "inferno". A palavra antítese vem da língua grega, e quer dizer "oposto à criação" ou "contra".
Exemplos de frases com antítese
O leite está quente e o café está gelado. Ela está entre a vida e a morte. A vida é assim, cheia de tristezas e alegrias. Bonito para mim, feio para ela.
Antítese é um recurso estilístico que contrapõe termos com sentidos opostos para destacar uma ideia no discurso. Não deve ser confundido com paradoxo, outro recurso que usa ideias opostas no discurso.
É uma declaração aparentemente verdadeira, mas que leva a uma contradição lógica ou que contradiz a intuição comum. Alguns exemplos de paradoxo como figura de linguagem são: "O nada é tudo", "Eu estou cheio de me sentir vazio", "O silêncio é o melhor discurso".
A antítese opõe palavras que já são de natureza opostas, enquanto o paradoxo opõe ideias opostas entre si, como visto no exemplo acima. A escola literária que mais utilizou essas figuras foi o Barroco em virtude da conturbação de sentimentos, ideias e desejos tão comuns à época.
22 curiosidades que você vai gostar
Exemplos de personificação
"O cachorro dizia a todos seus amigos animais para fazerem silêncio". (De forma subjetiva, característica da personificação, foi usada a expressão dizer para atribuir ao cachorro uma característica humana). As “ondas beijavam” a areia branca da praia.
Paradoxo ou oximoro é uma figura de linguagem caracterizada pela expressão de uma ideia contrastante e contraditória. Contudo, se o enunciado apresenta apenas contraste, ele se configura em uma antítese, portanto, para ocorrer o paradoxo, obrigatoriamente, é preciso haver uma contradição.
Paradoxo, também conhecido como oximoro, é uma figura de pensamento responsável por contrastar uma ideia.
...
Trata-se de uma figura de linguagem com conceitos amplos, por isso, possui algumas subdivisões:paradoxo verídico.paradoxo condicional.paradoxo falsídico.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Como é feita a cromagem de peças?
Por que as passagens aéreas estão tão caras em 2021?
Como nascem as memórias falsas?
Quanto rende uma lata de leite 800g?
Qual o melhor horário para lavar o cabelo no frio?
Como ser notificado quando a pessoa entra no WhatsApp?
Quantas horas de gameplay tem God of War?
Quais são os ritmos do samba de gafieira?
O que a glândula pineal produz?
Como alterar a tela principal do monitor?
O que é cycle defrost na geladeira?
Quanto tempo para o pulmão voltar ao normal depois da Covid?
Quem ganhou mais seguidores no BBB 22?
É necessário inoculante na silagem de milho?
Como criar um cartão postal no canva?