Potencial eletroquímico, potencial de redução, potencial redox, potencial de oxidação/redução, potencial de eletrodo ou ORP (Oxidation Reduction Potential) é a espontaneidade, ou a tendência de uma espécie química adquirir elétrons e, desse modo, ser reduzida.
Em uma pilha, o elemento que possui maior potencial de redução é que sofre a redução, enquanto aquele que tem maior potencial de oxidação sofre a oxidação.
ΔE = Eoxi (maior) - Eoxi (menor) Essa equação utiliza a variação do potencial porque, como no dispositivo ocorrem a oxidação e a redução, a medida do potencial será dada simplesmente pela subtração do potencial de cada um dos eletrodos (metais).
Para poder calcular a força eletromotriz de uma pilha, convencionou-se medir o potencial (de redução e de oxidação) de cada eletrodo em relação a um eletrodo padrão, isto é, um eletrodo que estivesse em condições padrão e que serviria de referência para se comparar com os demais eletrodos.
A diferença de potencial pode ser chamada também de força eletromotriz (fem). Quanto maior o E°RED, mais o metal se reduz. Quanto maior o E°OX, mais o metal se oxida. Em geral, são usadas tabelas com potenciais padrão de redução para indicar se o metal irá se reduzir ou oxidar.
Reações onde alguns reagentes perdem elétrons enquanto outros ganham para formar produtos são chamadas reações de oxirredução ou redox. O comportamento dessas reações é o principal tópico da eletroquímica. ... Caso ocorra variação concluímos que houve transferência de elétrons e portanto a reação é de oxirredução.
Desse modo, para descobrir o valor do potencial de qualquer outro eletrodo é só construir uma pilha do eletrodo que queremos com o eletrodo-padrão de hidrogênio e medirmos a ddp com um voltímetro. O valor apresentado no voltímetro será o próprio potencial do eletrodo procurado, visto que o do hidrogênio é igual a zero.
Fórmula. O potencial de um ponto pertencente a um campo elétrico é encontrado dividindo-se o trabalho pelo valor da carga. Esse valor é sempre medido em relação a um ponto de referência.
Quanto menor o potencial-padrão de redução, maior a capacidade que o metal possui de doar elétrons e vice-versa. De maneira similar, quanto menor o potencial-padrão de oxidação, maior a capacidade que o metal possui de receber os elétrons e vice-versa.
Conforme explicado no texto Diferença de potencial de uma pilha, esse fluxo de elétrons sempre irá correr no sentido do ânodo para o cátodo, isto é, do eletrodo que tem menor potencial de redução para o eletrodo que possui maior potencial de redução.
No caso dos potenciais de redução é, por convenção, utilizado o potencial do hidrogênio como referência, sendo este estabelecido como zero. Podemos escrever para o hidrogênio: O eletrodo desenvolvido para produzir essa semi reação é o eletrodo padrão de hidrogênio (EPH). Outras semirreações tem seus potenciais avaliados em relação ao EPH.
Encontramos esse valor diminuindo o potencial-padrão (de redução ou de oxidação) de um eletrodo por outro. No caso dessa pilha, o cátodo é o cobre e o ânodo é o zinco.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Potencial eletroquímico, potencial de redução, potencial redox, potencial de oxidação/redução, potencial de eletrodo ou ORP ( Oxidation Reduction Potential) é a espontaneidade, ou a tendência de uma espécie química adquirir elétrons e, desse modo, ser reduzida.
Quem é a esposa de Joseph Joestar?
Quais são os direitos da Constituição Cidadã?
Quais são os advérbios de ligação?
Porque o bicarbonato tira odor?
Qual é o significado do nome Asafe?
Quando termina o frio em Porto Alegre?
Como são as manchas de melasma?
Pode comer depois de tomar remédio?
Quanto custa um intercâmbio de 1 mês na Argentina?
O que é o endosso direito empresarial?
Quem recebe insalubridade tem direito a aposentadoria?
Quais danças surgiram no século XIX?
Como ocorre o metabolismo dos medicamentos?
Como é feita a farinha e outros derivados da mandioca?
Quanto tempo leva para ter o DRT?
Quais são os tipos de motivação ou razão que Weber justifica para a ação social?