Um bom controle dessa parte do seu Balanço Patrimonial é essencial para que se mantenha a saúde financeira de qualquer negócio. O equilíbrio entre o ativo (bens, direitos e contas a receber) e o passivo (dívidas, despesas e obrigações financeiras) é o que demonstra se uma empresa está rentável ou não.
O balanço patrimonial é representado pelas versões ativo (bens e quaisquer quantias a receber) e passivo (dívidas e quitações de curto prazo, ou seja, que devem ser pagas em menos de 12 meses, e também de longo prazo, que deverão ser pagas por mais de 12 meses).
Passivos. Aqui ficam as contas em que são registrados os deveres e obrigações da empresa com terceiros, como parceiros de negócio, bancos e governos. Alguns exemplos de passivos são pagamento dos fornecedores, empréstimos e financiamentos, obrigações fiscais e sociais.
Diferenças entre ativo e passivo:
A principal diferença entre os ativos e passivos estão nos fluxos monetários da empresa. Enquanto os ativos são relacionados aos meios de rendimentos e que trazem benefícios, os passivos são saídas de dinheiro pelos gastos e despesas que a empresa teve de fazer.
Grupo de Passivo: São contas que representam as obrigações da entidade para com terceiros e possuem natureza credora. Desta forma, quando o saldo aumenta, credita-se, quando o saldo diminui, debita-se.
22 curiosidades que você vai gostar
Passivo não circulanteFinanciamento e empréstimos de instituições financeiras;Debêntures à pagar;Fornecedores de equipamentos de grande porte.Empresas controladas;Provisão para imposto de renda diferido;Financiamentos (LP) a longo prazo;Fornecedores (LP);Provisão de contingência trabalhista;
Passivo circulante são as obrigações a serem pagas por uma empresa no período de um ano, como matérias-prima, contas a pagar, empréstimos com vencimento menor que 360 dias, impostos a serem recolhidos e provisões.
O ativo da empresa corresponde aos bens e direitos que ela possui e que podem ser convertidos em dinheiro. É a parte positiva do balanço patrimonial e identifica onde os recursos da foram aplicados.
Os ativos na economia, são a representação de bens e direitos de uma instituição. Podemos citar exemplos como: saldo bancário, saldo no caixa, estoque, imóveis, automóveis, marcas e patentes, softwares e duplicatas a receber. Os passivos na economia são a representação das obrigações de uma instituição.
Assim, se o passivo representa os gastos que um negócio tem para se manter, o ativo representa os seus recursos. Nesse conceito, estão incluídos todos os direitos e bens de uma empresa. Ou seja, tudo o que gera valor econômico para esse negócio, por exemplo, contas a receber, estoque, maquinários, veículos etc.
Contas do Ativo ImobilizadoImóveis. Os imóveis são utilizados para desenvolver as atividades necessárias da empresa. ... Máquinas e Equipamentos. ... Móveis e utensílios. ... Veículos. ... Ferramentas. ... Equipamentos de informática. ... Imobilizado em andamento.
Ativos, em contabilidade, são valores que indicam quais são os bens e direitos que uma empresa possui . Estes valores são demonstrados através do Balanço Patrimonial, junto com os Passivos e o Capital Próprio, que somados resultam no total de Ativos da empresa.
Significado de Ativo
adjetivo Pronto para agir; vivo, laborioso, diligente, empreendedor: trabalhador ativo. Que tem eficácia; enérgico, eficaz: remédio ativo. Que possui capacidade de ação; capaz de agir; diligente. Que faz parte de algo ou tem influência sobre; atuante.
A definição que a Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro CPC 00 (R1) (2011), trás sobre ativo é a seguinte: “um recurso controlado pela entidade, como resultado de eventos passados e do qual se espera que fluam futuros benefícios econômicos para a entidade”.
Representam contas do Passivo Circulante, exceto: Salários a Pagar. Provisões e Encargos das Provisões. Empréstimos de Longo Prazo.
O Ativo Não Circulante está dividido em 4 grupos: Realizável a longo prazo, Investimentos, Imobilizado e Intangível. São classificados neste grupo as contas de bens e direitos da empresa cujas realizações se darão no longo prazo (após o término do exercício seguinte).
Assim, o Ativo Não Circulante são bens de conservação duradoura, e não são destinados ao consumidor. Os maiores exemplos são os imobilizados: veículos, as máquinas e até mesmo os imóveis.
...
São elas:Realizável a Longo Prazo;Investimentos;Imobilizável;Intangível.
Dessa forma, para calcular o ativo não circulante é necessário subtrair os ativos totais pelos ativos circulantes, mediante a seguinte equação: Ativo Não Circulante = Ativos Totais – Ativos Circulantes.
Os ativos financeiros são instrumentos intangíveis, cujo valor deriva de um acordo contratual existente. No mercado financeiro, os ativos são os investimentos. É o caso de um título de dívida ou das ações, como você verá ao longo deste conteúdo. Outra característica relevante dos ativos é que eles geram renda.
Os títulos do governo são emitidos pelo Tesouro Nacional por meio de um programa intitulado Tesouro Direto. Por meio dele, o governo oferece ativos a pessoas físicas. Qualquer pessoa pode adquirir os papéis.
Na definição de ativo é normalmente incluído qualquer bem ou direito na posse de um determinado sujeito económico e que, nesse contexto, constitui parte do património desse mesmo sujeito.
São exemplos deste tipo de ativo de uma empresa: aplicações financeiras de longo prazo, depósitos bancários a longo prazo, duplicatas a receber de longo prazo, despesas antecipadas de longo prazo, empréstimos, adiantamentos ou vendas, empréstimo compulsório, entre outros.
Quais elementos fazem parte do ativo circulante?Estoques;Matéria-prima;Produtos inacabados;Mercadorias prontas para a revenda;Contas a receber com período máximo de vencimento dentro do exercício vigente (menor que 360 dias);Depósitos bancários;Reservas de caixa;Dinheiro em caixa;
O denominado "Ativo Circulante" constitui-se no grupo de contas contábil que registra as disponibilidades (caixa, bancos conta movimento e aplicações financeiras), os títulos negociáveis (como duplicatas a receber), os estoques e outros créditos de realização a curto prazo, como adiantamento a fornecedores e empregados ...
Ativo circulantea1. Disponibilidades (caixa e equivalentes de caixa)a2. Créditos.a3. Estoques.a4. Aplicações financeiras.a5. Despesas do exercício seguinte.a. Realizável a longo prazo.a1. Valores realizáveis em prazo superior a doze meses da data do balanço.a2. Valores com prazo de realização duvidoso ou incerto.
Como pedir a prorrogação do empréstimo consignado?
Quantos watts tem um pressurizador?
Como pintar janela de madeira com tinta óleo?
Qual a tinta para pintar concreto?
O que é psicoterapia e psicanálise?
Como usar tinta a óleo em madeira?
O que é pagamento comissionado?
Que tinta usar para pintar corrimão de ferro?
Como funciona a prorrogação de financiamento Santander?
Como funcionam os títulos de capitalização?
Como saber se a porta de emprego e de Deus?
O que fazer para estudar fora do país?
Como saber se a rua e comercial?
Como saber se o CNPJ tem Inscrição Estadual?
Como saber se um átomo neutro?
Quanto tempo demora para Juiz assinar alvará para liberar depósito em conta judicial?
Como saber se um bem é normal ou inferior?
Quais elementos são Diamagnéticos?
Quem é considerado o melhor médico dermatologista do Brasil?