O método do Psicodrama usa a representação dramática como um núcleo de abordagem e exploração do ser humano e seus vínculos. A ação, unida à palavra, brinda o mais completo desdobramento do conflito, do drama que ocupa o protagonista no espaço dramático.
O Psicodrama é um método de ação profunda e transformadora, que trabalha tanto as relações interpessoais como as ideologias particulares e coletivas que as sustentam. Sua aplicação é uma das mais eficientes e criativas nos campos da saúde, da educação, das organizações e dos projetos sociais.
Fases do Psicodrama.Aquecimento;Dramatização;Comentários;
O enfoque psicodramático é existencial, ou seja, vê o ser humano como construtor de si mesmo e de seu mundo. Busca o resgate da espontaneidade e o desenvolvimento da intuição e da criatividade. Culmina no alcance da liberdade, da sensibilidade e da empatia.
As sessões são analisadas através do método psicodramático, que ocorre em três etapas: o aquecimento, que visa preparar o protagonista para a dramatização; a dramatização, onde ocorre a ação dramática propriamente dita; e o compartilhamento, no qual o diretor pode compartilhar com o protagonista sentimentos, ...
16 curiosidades que você vai gostar
A Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) valoriza a aceitação, acolhimento e a autenticidade, ou seja, o terapeuta dentro da sua autenticidade partilha dos princípios centrados na pessoa. Trata-se de uma abordagem que é mais do que apenas um compilado de técnicas e normas.
Moreno nomeou e descreveu as três fases sequenciais citadas acima: 1) aquecimento; 2) dramatização e 3) compartilhamento.
Quais são os tipos de Psicodrama? Existem dois tipos: o Psicodrama Clínico e o Sócio-Educacional. O Psicodrama Clínico trabalha com o papel privado dos indivíduos, ou seja, com a própria pessoa. É geralmente realizado — mas não limitado a isso — em um consultório, e pode ser individual ou em grupo.
Os instrumentos do Psicodrama são: cenário, protagonista, diretor, ego-auxiliar e público. Cenário é o espaço onde ocorre a ação dramática, este é multidimensional e móvel. Protagonista é o sujeito que emerge para a ação dramática, trazendo consigo os sentimentos comuns que permeiam o grupo.
A principal finalidade do Psicodrama é facilitar o contato do indivíduo com suas próprias emoções, utilizando os recursos da dramatização. Atualmente, a metodologia é largamente usada em empresas, escolas, comunidades, além de psicólogos e psiquiatras que utilizam em seus tratamentos.
O ego auxiliar (EA) é um instrumento psicodramático de tratamento que ajuda a vincular, revelar situações e superar conflitos, por meio da interação entre as partes, buscando desenvolver relações mais saudáveis.
Mediante a técnica do duplo, um eu-auxiliar desempenha o papel de protagonista. Verbal e gestualmente complementam aquilo que, a partir desse desempenho, entende e sente que o protagonista não pode expressar completamente por ser isto desconhecido ou oculto, por inibições.
Pode-se expressar através de linhas, o tipo de sentimentos que são estabelecidos com cada pessoa. Após o término, pode-se pedir que o paciente dramatize no contexto clínico através de objetos (almofadas, lápis, livros etc) o seu átomo social, nomeando os sujeitos que o compõe (Blatner & Blatner, 1996).
Tem sido amplamente utilizado na educação, nas empresas, nos hospitais, na clínica, nas comunidades. A diferença entre o Psicodrama e o Sociodrama consiste em que no primeiro o trabalho dramático focaliza o indivíduo – embora sempre visto como um ser em relação – e no segundo focaliza o próprio grupo.
Esse histórico familiar do paciente é analisado de acordo com a perspectiva do método. Com a Constelação, ele aceitará e assimilará esses fatos. Com a Psicodrama, ele irá reviver acontecimentos parecidos e aceitar o seu passado e entender o futuro.
Jacob Levy Moreno (1889-1974)
O nascimento do psicodrama se dá em reação à psicanálise, que o incomodava quanto ao isolamento do paciente, assim como em relação às exigências de cura. Relutou entre seguir a carreira médica e direcionar-se ao teatro, sua outra paixão, que o levou a criar o “teatro da espontaneidade”.
A sessão custa o valor de R$ 100,00 que deve ser paga no final de cada sessão ou a cada quinze dias no cartão de crédito, boleto ou PIX diretamente com o seu psicólogo.
AQUECIMENTO: ETAPA E PROCESSO
Como etapa, o aquecimento tem início a partir do encontro do diretor ou da unidade funcional1 com o grupo. O objetivo dessa etapa é preparar as pessoas para a ação no contexto dramático, favorecendo a fluência da espontaneidade-criatividade (Monteiro, 2014; Perazzo, 2010).
Na medida em que a ACP defende uma nova visão de homem e propõe uma nova forma de abordar suas questões, também refere o diagnóstico psicológico por outra perspectiva: a de uma atividade de compreensão processual do sujeito e de suas experiências, que acontece no seio de uma relação psicoterápica.
São elas: a fase não diretiva; a reflexiva; a experiencial e a coletiva ou inter-humana.
É importante que tudo que o facilitador sinta de forma persistente na relação seja dito. Com empatia, cuidado, respeito, mas principalmente com autenticidade. Para a Abordagem Centrada na Pessoa, é importante que o facilitador diga o que sente, mais é claro que como sendo a sua verdade, e não como verdade do outro.
Dentro desse contexto o átomo social é conhecido como a menor parte desse sistema complexo, ou seja, é a representação individual de uma única conexão e suas interações diretas, tendo como foco principal as relações sociais de um único indivíduo. O conceito de átomo social foi inventado por Jacob Levy Moreno.
No sistema sociométrico de Moreno, é a reação intuitiva de gostar ou desgostar de uma outra pessoa, baseada em alguma coisa real naquela outra pessoa; é o oposto de transferência, na qual a reação é uma expressão das necessidades do indivíduo, e não uma resposta apropriada ao comportamento ou atitude do objeto.
O Sociodrama é, pois, uma metodologia de pesquisa ativa e traz, portanto, as significações presentes nas relações, o discurso compartilhado, e um processo dialógico com intensa troca de conteúdos psíquicos, atitudinais e comportamentais entre as pessoas, no propósito conjunto de solucionar deter-minados conflitos.
A “terapia do espelho” – ou “técnica do espelho” – é um exercício focado em aumentar a autoestima e fomentar o autoconhecimento. Basicamente, consiste em se postar em frente ao espelho e direcionar a si mesmo frases de autoafirmação.
Qual o planeta que tem a menor velocidade?
Qual é a principal função das conjunções?
Como era a sociedade no período Neolítico?
Quem tem lipedema pode fazer massagem?
Quantos dias posso atrasar a Unimed?
Quanto o Brasil exporta de carne bovina?
Quanto tempo depois da cirurgia pode fazer drenagem linfática?
O que fazer para deixar os pelos mais finos?
Qual é o número do banco Next?
Onde é a clínica veterinária The Sims 4?
Qual é o dia da semana de São Jorge?
Como é que nascem os golfinhos?