Os cientistas utilizam o método científico há anos para realizar pesquisas. Mas não é preciso ser um cientista para usá-lo. Trata-se de um processo de pesquisa que segue uma determinada sequência de etapas. São elas: observação, problematização, formulação da hipótese, experimentação e teoria.
Mas, como funciona o método científico? É o momento em que o cientista observa um fato, um fenômeno. A observação pode ser feita de forma simples, ou seja, a olho nu, ou pode utilizar-se de instrumentos apropriados (como microscópios, telescópios, etc). Todavia, é necessário prezar pela verdade do fato, e não desvirtuar-se por crenças particulares.
Esse conhecimento adquirido deve ser publicado em um periódico científico para poder disseminar a informação. É possível que se construa uma teoria, lei ou princípio para expandir o conhecimento adquirido e aplicá-lo em outras situações: Teoria: explica a observação feita e permite previsões a partir de um modelo criado.
Conclusão: Se os experimentos foram feitos e a hipótese foi confirmada, é necessário fazer uma conclusão e publicar seu trabalho científico em uma revista científica para divulgar e espalhar o conhecimento adquirido. Nesse caso, podendo salvar milhares de vidas.
Tem paracetamol no diclofenaco?
Qual o melhor signo para cachorro?
Qual o nome da fobia de lugares fechados?
Quanto tempo dura o Like no Tinder?
Quais símbolos são usados para construir um heredograma?
Como tratar cabelos grisalhos naturalmente?
Quantas calorias perco em 30 minutos de caminhada?
Quando começou a seca no Nordeste?
Qual é a função dos íons Na+ e Cl no corpo humano?
O que é a premissa de um livro?
Pode pagar pedágio com boleto?
Qual a importância das metas internacionais de segurança do paciente?