Documento cuja cópia é enviada, geralmente por uma autoridade de uma repartição ou departamento, a funcionários de um determinado setor. Esse documento tem a função de divulgar de informar os destinatários. Exemplo de uso da palavra Circular: "CIRCULAR Nº 55, DE 29 DE JUNHO DE 1973.
Diferença entre circular e memorando Um memorando tem como público os funcionários de um setor, enquanto que o documento do tipo circular pode ser escrito e enviado para vários setores ao mesmo tempo.
Memorando: Este documento é utilizado sempre que você queira se comunicar com um setor. Circular: Também pode ser chamado como Memorando Circular. Sempre que você ou seu setor queria estar se comunicando com 2 ou mais setores, (podendo enviar a toda a instituição) você deverá estar selecionando esta opção.
Memorandos eletrônicos são tipos de memorandos enviados apenas a uma unidade, e geralmente, a pessoa que receberá o memorando, será o chefe da unidade (que poderá designar outros servidores da unidade para receber também). O memorando circular é o tipo de memorando enviado a um grupo de usuários.
A circular é uma carta destinada a funcionários de um determinado setor, remetida pelo chefe da repartição ou do departamento. Tem o objetivo de transmitir normas, ordens, avisos, pedidos, ou seja, de delimitar comportamentos e homogeneizar condutas de um grupo de pessoas.
A circular é uma carta destinada a funcionários de um determinado setor, remetida pelo chefe da repartição ou do departamento. Tem o objetivo de transmitir normas, ordens, avisos, pedidos, ou seja, de delimitar comportamentos e homogeneizar condutas de um grupo de pessoas.
Mas ai vem a grande pergunta de um bilhão de dólares, como fazer um bom memorando? Bom, fiquem descansados porque finalmente responderemos a essa grande questão hoje. Daremos dicas de como fazer um bom memorando evitando que leve uma bela bronca do seu chefe.
O memorando, assim como os demais gêneros textuais, apresenta uma finalidade discursiva específica e é constituído de traços distintos. Um deles é representado pela objetividade, ou seja, um discurso demarcado por uma linguagem breve, precisa e direta, visto que faz parte de uma comunicação veiculada no meio comercial.
O memorando, ainda, pode ser subdividido em tipos, que se referem a algumas diferenças comuns ao gênero, a depender da finalidade, do contexto e do teor da mensagem divulgada. Pode-se falar em três tipos de memorando: memorando interno; memorando externo (estrutura oficial); e memorando comercial.
Os memorandos, no geral, organizam-se em uma estrutura básica comum, que diverge somente no assunto da mensagem ou “contexto”, que é o corpo central do gênero e que transmite, de fato, o aviso, a solicitação ou a reclamação. Assim, podemos indicar que a estrutura básica do memorando se compõe de:
Como investir seu dinheiro nos EUA?
Como saber se tenho pisada errada?
O que precisamos saber sobre identificação de origem?
Precisa saber matemática para entrar no Exército?
Como saber se o meu cabelo aguenta fazer luzes?
Quem já tem isenção de IPVA vai perder?
Como manter a mesma fórmula no Excel?
Como repetir a mesma música no YouTube?
Como repetir cabeçalho no Libre Office?
Qual é a forma do present perfect verbos na frase?
Como é uma renovação de votos?
Como saber se usaram meus dados?
O que tem para fazer em Milho Verde?
Como desfazer o Ctrl Z no Corel?
Como Terceiros podem retirar encomenda Correios?
Como consertar cabo USB sem solda?
Quem não pode fazer jejum intermitente?